Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Filme 'Vitória' é um soco no estômago na sociedade brasileira

Neste sábado, fui assistir a mais um poderoso filme brasileiro que conta uma história verídica, chocante e pesadíssima. O filme mostra que a sociedade brasileira sempre foi assim.

Vitória conta a história de uma senhora chamada Maria Josefina ou Tia Nina, que mora no pé de um morro do Rio de Janeiro. Tia Nina vinha de uma história própria muito dificil, cresceu na pobreza precisando trabalhar como doméstica desde criança em casas de família. Numa casa dessas foi estuprada pelo dono da casa, engravidou, mas perdeu sua filha pouco tempo depois do nascimento.

Se mudou para o Rio, encontrou uma família legal, e com boas condições financeiras e com o tempo, juntou dinheiro para comprar um apartamento de dois cômodos. De frente para sua janela, do outro lado rua, era um point de traficantes armados. Ali funcionava também um movimento violento e, em quase todas as noites, tinha tiroteios entre os traficantes. Isso começou a criar terror por ali.

"Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, chega aos cinemas de todo o Brasil
"Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, chega aos cinemas de todo o Brasil Imagem: Reprodução/IMDb

Tia Nina, assustada mas com atitude, pediu ajuda para a polícia, que nunca a levou a sério. Isso só mostra um preconceito enorme, o etarismo é forte componente nessa história. Ela resolve comprar uma câmera e filmar tudo o que acontecia para criar provas o suficiente para uma intervenção policial.

Fernanda Montenegro está formidável no papel da Tia Nina, ela mostra toda a dificuldade de viver próxima da violência, além da visão de como a sociedade encara com desprezo as pessoas idosas no nosso país.

Por que o filme se chama Vitória?

Porque ela entrou para o serviço de proteção à testemunha e precisou mudar de casa, de cidade e de nome. Sugeriram a ela o nome de Vitória. A história é verdadeira e deixa a gente muito tenso e angustiado com tudo o que se passa na vida dessa senhora e com quem vive ao seu redor.

É a realidade da sociedade brasileira, principalmente no Rio de Janeiro. Nessa caso específico, mostra também a corrupção e o envolvimento da polícia nessa história.

Continua após a publicidade

Achei um filme incrível com ótimas interpretações pela dificuldade do tema e carregado pela genialidade de uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos. Fernanda Montenegro, com seus 95 anos, demonstra uma força invejável para ainda ser protagonista de um filme emocionalmente forte.

Tem na direção seu genro porque Andrucha Waddington é casado com a vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar de melhor atriz, sua filha Fernanda Torres.

Falando em filme brasileiro que conta história verídica da nossa sociedade, assisti ao trailer de um que irá estrear em breve. 'A Melhor Mãe do Mundo' conta a história de uma mãe e dois filhos pequenos que vivem em situação de rua em São Paulo. Pelas cenas que vi é um filme tão forte emocionalmente como Vitória.

Enfim, valeu muito a pena assistir a mais uma obra do cinema nacional que irá chocar o mundo, que não conhece a nossa real história.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.