Premier League começa hoje com supremacia brasileira pelo 2º ano seguido
Quando Burnley e Manchester City entrarem em campo nesta sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), a Premier League terá, pela segunda temporada de sua história, o Brasil com a supremacia entre os jogadores estrangeiros.
No jogo que dá o pontapé inicial ao campeonato, o país tem dois representantes: o goleiro Ederson, do City, e o lateral Vitinho, do Burnley. Eles são uma pequena amostra dos 33 brasileiros que começam o torneio contratados pelas 20 equipes participantes. Um número que pode mudar nas próximas horas, com o mercado de contratações na Europa ainda em ebulição.
Mas, mesmo que o número caia -- com a possível saída de Philippe Coutinho do Aston Villa, por exemplo --, o Brasil dificilmente deixará o topo da lista. A França, país que durante anos liderou esse ranking, soma 28 jogadores; a Espanha, outra potência na história da Premier, tem 23; Portugal e Irlanda fecham o top 5, com 21 jogadores cada.
A relação de brasileiros na Premier League vai de jogadores de seleção, como Thiago Silva (Chelsea), Alisson (Liverpool), Casemiro (Manchester United) e Bruno Guimarães (Newcastle), até atletas ainda não muito conhecidos do público nacional, casos de Igor e João Pedro (Brighton), Diego Carlos (Aston Villa) e do próprio Vitinho, que abre a competição defendendo o Burnley, campeão da Championship, a segunda divisão local.
"Todo mundo sabe que no Brasil todo dia nascem bons jogadores. A qualidade individual é diferente. O que pode atrasar é a mentalidade, que é diferente da dos europeus. Mas as coisas estão mudando, jogadores novos estão chegando e aprendendo", disse ao UOL o lateral-direito, que encara o atual Manchester City já em sua estreia na elite.
Conquista confirmada
O Brasil demorou para conquistar a Premier League. Nos primeiros anos da competição, criada na temporada 1992-93, a presença dos representantes do país era rara. Apenas na temporada 2007/08 o número ultrapassou os 15 jogadores no torneio.
Em 2022-23, foram 33 brasileiros em campo, mesmo número deste ano, por enquanto. Para esta temporada, saíram nomes como Fabinho (do Liverpool para o Al-Ittihad), Arthur (do Liverpool para a Fiorentina), Renan Lodi (do Nottingham para o Olympique de Marselha) e Roberto Firmino (do Liverpool para o Al-Ahli).
Classificação e jogos
Há ainda casos como os do zagueiro Lyanco, que foi rebaixado com o Southampton e continua no clube na Championship; e o ala Tetê, que caiu com o Leicester, não teve o empréstimo renovado e agora negocia com o Galatasaray, da Turquia.
Entre as chegadas, destacam-se Matheus França, revelado pelo Flamengo e contratado pelo Crystal Palace, e João Pedro, revelado pelo Fluminense e que volta à Premier League depois de duas passagens na segundona com o Watford, clube que defendia desde 2020. O volante Vinicius Souza, ex-Flamengo, será o único brasileiro do Sheffield United, depois de uma boa temporada no Espanyol, apesar do rebaixamento da equipe catalã em La Liga.
No Chelsea, Andrey Santos fez boa pré-temporada e ficará no elenco; Ângelo, recém-contratado ao Santos, foi emprestado ao Strasburgo, da França, para ganhar rodagem na Europa
Com todas as idas e vindas, o Arsenal e o Fulham são as equipes com mais brasileiros no elenco, com quatro. Nos Gunners, há o trio de "Gabriéis" — Martinelli, Jesus e Magalhães — e Marquinhos, atacante que passou a segunda metade da temporada passada emprestado ao Norwich. O Fulham começa a temporada com Andreas Pereira, Willian, Carlos Vinícius e Rodrigo Muniz. No Liverpool, que também tinha quatro representantes nacionais em 2022-23, restou apenas o goleiro Alisson.
Ao todo, 17 das 20 equipes da Premier League têm ao menos um brasileiro inscrito no início da temporada. As exceções são Brentford, Everton e o recém-promovido Luton Town.
Veja a lista de brasileiros na Premier League (jogadores vinculados aos clubes até o dia de início de competição):
Arsenal (4)
Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus, Gabriel Magalhães e Marquinhos
Aston Villa (3)
Douglas Luiz, Phillipe Coutinho, Diego Carlos
Bournemouth (1)
Neto
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberBrighton (2)
João Pedro, Igor
Burnley (1)
Vitinho
Chelsea (2)
Thiago Silva, Andrey Santos
Crystal Palace (1)
Matheus França
Fulham (4)
Andreas Pereira, Willian, Carlos Vinícius, Rodrigo Muniz
Liverpool (1)
Alisson
Newcastle (2)
Bruno Guimarães, Joelinton
Manchester City (1)
Ederson
Manchester United (2)
Antony, Casemiro
Nottingham Forest (3)
Danilo, Gustavo Scarpa, Felipe
Tottenham (2)
Richarlison, Emerson Royal
Sheffield United (1)
Vini Souza
West Ham (1)
Lucas Paquetá
Wolverhampton (2)
João Gomes, Matheus Cunha
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.