Brasileiros pelo mundo: Raphinha expulso, Militão fora e show de Vanderson
O segundo fim de semana de agosto marca o início de algumas das principais ligas europeias. A bola já rolou na Inglaterra, Espanha e França, com brasileiros em destaque -de forma positiva e negativa.
Raphinha expulso por agressão
O ponta-direita começou a segunda temporada pelo Barcelona com um cartão vermelho. Aos 42 minutos do primeiro tempo do duelo contra o Getafe, Raphinha deu uma cotovelada no zagueiro uruguaio Gastón, levando o vermelho direto.
Até o lance da expulsão, o brasileiro era o principal jogador ofensivo do clube catalão, criando as melhores chances da primeira etapa. Sem ele no segundo tempo, os comandados de Xavi não saíram do 0 a 0.
Militão sofre lesão grave no joelho
No Real Madrid, a temporada começou com vitória por 2 a 0 diante do Athletic Club, com boa atuação de Vini Jr e Rodrygo (que fez o primeiro gol), mas não houve muito o que comemorar: Éder Militão sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo; o tempo mínimo de recuperação é de 6 meses, podendo se estender por ainda mais tempo.
Com a notícia, é possível que Miltão só volte na reta final da temporada europeia. Ruim também para a seleção brasileira, onde ele vinha se firmando como um dos titulares na defesa.
Vanderson brilha às vésperas de convocação
O lateral-direito do Monaco foi o destaque brasileiro na rodada da Ligue 1. Jogando como ala, em uma formação com três zagueiros, o ex-jogador do Grêmio brilhou no ataque: abriu o placar da vitória por 4 a 2 sobre o Clermont com um gol digno de centroavante.
Ele ainda deu uma assistência para Ben Yedder marcar o terceiro gol dos monegascos. Foi uma das melhores atuações do lateral na França, na semana da primeira convocação de Fernando Diniz como técnico da seleção.
Richarlison sofre, e Royal marca pelo Tottenham
Com a saída de Harry Kane para o Bayern de Munique, Richarlison ganhou a chance de ser titular do Tottenham diante do Brentford, na rodada inicial da Premier League. O camisa 9 da seleção brasileira teve dificuldades para enfrentar a defesa adversária, em um jogo no qual teve poucos espaços e quase não participou.
Outro brasileiro dos Spurs, Emerson Royal teve melhor sorte: o lateral marcou o segundo gol do Tottenham, empatando o duelo com um chute de fora da área. Um início promissor após temporada muito irregular em 2022-23.
Vitinho estreia com derrota; João Pedro faz gol de pênalti
A rodada da abertura da Premier League também foi importante para dois jovens brasileiros que ainda tentam se firmar na elite inglesa. O lateral-direito Vitinho, 24 anos, jogou improvisado na ala-esquerda do Burnley contra o Manchester City e viu sua equipe perder por 3 a 0, com dois gols de Haaland. Sem dominar a posse de bola, o time comandado por Vincent Kompany sofreu --e Vitinho não foi exceção.
O atacante João Pedro, recém-contratado pelo Brighton, começou bem a trajetória no novo clube. Aos 21 anos e desde 2020 na Inglaterra, o ex-jogador do Fluminense marcou de pênalti na goleada por 4 a 1 sobre o Luton Town. Jogando em um time ofensivo e cercado por companheiros de qualidade, ele pode ser uma das novidades do novo ciclo da seleção brasileira rumo a 2026.
Firmino dá show na Arábia Saudita; Telles e Talisca são campeões
A temporada em que a Liga Saudita se transformou em um campeonato repleto de estrelas começou com uma delas brilhando mais que todas as outras: Roberto Firmino marcou três vezes na estreia pelo Al-Ahli, na vitória por 3 a 1 sobre o Al-Hazem. O brasileiro já se credencia à interessante disputa pela artilharia do campeonato.
Também na Arábia Saudita, dois brasileiros conquistaram um título neste fim de semana: Alex Telles e Anderson Talisca levantaram a taça da Copa Árabe, pelo Al-Nassr. Com dois de Cristiano Ronaldo, o clube superou do técnico Luis Castro superou o Al-Hilal, de Jorge Jesus, por 2 a 1 na decisão.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.