Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

ReportagemEsporte

Brasileiros pelo Mundo: rodada tem lesão de Neres e pouco protagonismo

A rodada do futebol europeu teve El Clásico na Espanha, o Dérbi de Manchester na Inglaterra, grandes confrontos na Itália, Alemanha e França. Em comum, os maiores jogos do do continente tiveram a falta de protagonismo dos brasileiros. Se em outros tempos -- e mesmo em outras rodadas desta temporada -- os jogadores do país foram decisivos, neste fim de semana eles ficaram distantes dos holofotes.

Para completar o fim de semana de poucas boas notícias, o ponta David Neres, do Benfica, sofreu uma lesão grave no menisco do joelho esquerdo. De acordo com o clube português, o jogador só deve voltar a jogar em 2024; ainda será tomada uma decisão sobre uma possível cirurgia. Neres machucou-se no empate por 1 a 1 contra o Casa Pia, no sábado, pela nona rodada da Liga Portuguesa.

Jude Bellingham comemora na vitória do Real Madrid: Vini foi coadjuvante do inglês
Jude Bellingham comemora na vitória do Real Madrid: Vini foi coadjuvante do inglês Imagem: JOSEP LAGO/AFP

El Clásico de Bellingham

O duelo entre Barcelona e Real Madrid coroou Jude Bellingham como principal jogador do time merengue na temporada. Autor dos gols na vitória por 2 a 1, o inglês ficou com todas as atenções em um duelo que teve três brasileiros em campo: Vini Jr e Rodrygo foram titulares pelo Real Madrid e não conseguiram superar a defesa do Barcelona. O camisa 7 travou um duelo interessante com Ronald Araújo pela esquerda; desta vez, o uruguaio levou vantagem.

No Barcelona, Raphinha voltou a campo depois de quase um mês afastado por uma lesão muscular. Ele jogou 15 minutos mais os acréscimos, tentou dar mais velocidade ao jogo do time pela direita, mas teve pouca influência no jogo.

Haaland comemora ao marcar pelo City contra o Manchester United no Inglês
Haaland comemora ao marcar pelo City contra o Manchester United no Inglês Imagem: Michael Regan/Getty Images

O Dérbi de Haaland

Se o principal duelo da Liga Espanhola não teve os brasileiros em destaque, o duelo dos gigantes de Manchester seguiu na mesma linha: o City foi ao Old Trafford e fez 3 a 0 no United, em tarde de dois gols e uma assistência de Erling Haaland. Único brasileiro titular em campo, o goleiro Ederson somou mais uma partida sem levar gols, com direito a uma defesa incrível em chute de McTominay.

Pelo United, Casemiro não jogou porque ainda se recupera de lesão; Antony entrou aos 41min do segundo tempo e levou um cartão amarelo por chutar duas vezes o belga Jeremy Doku.

Nketiah substituiu Jesus e marcou três vezes pelo Arsenal
Nketiah substituiu Jesus e marcou três vezes pelo Arsenal Imagem: John Walton/PA Images via Getty Images

Reserva de Jesus dá show

O Arsenal passou por cima do Sheffield United com uma goleada de 5 a 0, e o grande destaque foi Edward Nketiah, que marcou três vezes. O inglês ganhou uma chance no time titular com a baixa de Gabriel Jesus e aproveitou a oportunidade -- o brasileiro vinha em boa fase, mas sofreu uma lesão muscular. Do trio de "Gabriéis", apenas Martinelli esteve em campo, com atuação discreta; ele acabou substituído por Leandro Trussard aos 21min.

Willian José é o brasileiro com mais gols na Liga Espanhola
Willian José é o brasileiro com mais gols na Liga Espanhola Imagem: Getty Images

Willian José marca em vitória

Distante dos jogos de maior destaque na rodada, a vitória do Bétis por 2 a 1 sobre o Osasuna, no domingo, teve gol brasileiro. Willian José abriu o placar para a equipe andaluza, chegando a quatro gols na temporada da Liga Espanhola. O atacante do Bétis chegou a quatro gols na atual edição de La Liga, tornando-se o brasileiro com mais gols na competição. Savinho, do Girona, tem três; Raphinha e Vini Jr marcaram duas vezes cada.

Alisson soma três jogos sem levar gols na Premier League
Alisson soma três jogos sem levar gols na Premier League Imagem: Li Ying

Alisson fecha o gol do Liverpool

O Liverpool não deu chances ao Nottingham Forest, venceu por 3 a 0 e se manteve na perseguição ao líder Tottenham na Premier League. Mais uma vez, a defesa da equipe de Jurgen Klopp funcionou, dando pouco trabalho ao goleiro Alisson. Quando exigido, o camisa 1 apareceu bem, chegando ao terceiro jogo sem sofrer gols na atual temporada do Campeonato Inglês.

Continua após a publicidade
Talisca comemora ao marcar pelo Al-Nassr na Liga Saudita
Talisca comemora ao marcar pelo Al-Nassr na Liga Saudita Imagem: Mohammed Saad/Anadolu via Getty Images

Talisca brilha com ajuda de CR7

Em um raro dia sem gols de Cristiano Ronaldo pelo Al-Nassr, quem brilhou foi Anderson Talisca. O brasileiro marcou duas vezes na vitória por 3 a 1 sobre o Al-Fayha, no sábado: o primeiro com assistência do português, e o segundo de cabeça, após cruzamento de Alex Telles. O terceiro gol foi marcado por outro brasileiro, Otávio, que se naturalizou português e tem sido convocado pela seleção lusitana.

Reinier deu duas assistências, mas time levou virada
Reinier deu duas assistências, mas time levou virada Imagem: Frosinone/Divulgação

Reinier vai bem, mas time perde

Cada vez mais consolidado como titular no Frosinone, o meia Reinier começou muito bem a partida contra o Cagliari, no domingo. O ex-jogador do Flamengo deu assistências para os dois primeiros gols, marcados pelo argentino Matías Soulé. O Frosinone chegou a abrir vantagem de três gols, mas acabou cedendo uma virada incrível: o Cagliari venceu por 4 a 3, com os dois últimos gols aos 49 e 51 da etapa final.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes