Brasileiros pelo Mundo: duelo polêmico na Premier e briga por convocação
O último fim de semana antes da nova convocação da seleção brasileira, para os duelos contra Colômbia e Argentina, foi movimentado nas principais ligas europeias.
Com as lesões de Neymar, Gabriel Jesus e Casemiro, o técnico Fernando Diniz teve que pensar em caras novas para a lista, que será divulgada nesta segunda-feira (6).
Duelo polêmico na Inglaterra
A partida mais tensa da rodada da Premier League envolveu quatro brasileiros. O Newcastle, de Bruno Guimarães e Joelinton, venceu o Arsenal, de Gabriel Martinelli e Gabriel Magalhães, por 1 a 0, com protagonismo dos jogadores do país.
A jogada do gol -- que teve uma curiosa (e polêmica) revisão tripla do VAR -- terminou com passe de Joelinton para a conclusão de Antony Gordon. Só que, no esforço para dar o passe para o inglês, o meio-campista brasileiro colocou os braços nas costas de Gabriel Magalhães; em entrevista à ESPN Brasil no pós-jogo, o zagueiro pediu falta.
Outro destaque do duelo foi Bruno Guimarães. Candidato a ter um papel ainda mais importante na seleção com a ausência de Casemiro, o camisa 39 chamou a atenção por estar mais "pilhado" que o normal. A torcida do Arsenal pediu a expulsão em um lance com Jorginho; a do Newcastle, aplaudiu a garra do meio-campista, cada vez mais ídolo na cidade.
Já Martinelli, candidato a voltar à seleção na lista desta segunda, teve uma atuação discreta. Nem ele, nem Bukayo Saka conseguiram causar perigo ao gol adversário. Ainda assim, o ponta-esquerda deve ser lembrado; ele já foi convocado por Diniz, mas ficou fora da segunda lista devido a uma lesão.
Possíveis convocados
O fim de semana não foi bom para os brasileiros da Premier League que esperam uma convocação. Um dos destaques do Aston Villa na temporada, Douglas Luiz não conseguiu evitar a derrota por 2 a 0 diante do Nottingham Forest, fora de casa.
Já o Wolverhampton, de Matheus Cunha, acabou derrotado por 2 a 1 para o Sheffield United, no que foi a primeira vitória do lanterna da liga. O volante João Gomes ficou no banco de reservas e não entrou. O Fulham, de Andreas Pereira, também acabou derrotado: o time jogou de igual para igual com o Manchester United em Craven Cottage, mas levou um gol de Bruno Fernandes aos 46min da segunda etapa, decretando a derrota por 1 a 0.
Savinho e o Girona líder
A Liga Espanhola tem um novo líder isolado: o Girona foi até Pamplona e venceu o Osasuna por 4 a 2, em mais uma boa atuação do brasileiro Savinho. Dos pés dele que saíram as jogadas dos dois primeiros gols do time catalão. Aos 19 anos, o ponta-esquerda começa a chamar a atenção de grandes clubes europeus; ele já foi chamado para a seleção olímpica, mas nunca para a principal.
O lateral-direito Yan Couto, que entrou na última lista de Diniz, também jogou como titular na vitória, mas em uma posição mais adiantada. Ele foi o ala-direito, na segunda linha, à frente de uma defesa de três zagueiros.
Os 'garantidos' do Real Madrid passam em branco
A liderança isolada do Girona só foi possível graças ao tropeço do Real Madrid, que não saiu do 0 a 0 contra o Rayo Vallecano, no Santiago Bernabéu. Vini Jr e Rodrygo, nomes certos na lista de Diniz, bem que tentaram, mas não conseguiram superar a defesa do rival de Vallecas.
Vini chegou a ter um gol anulado por impedimento aos 21min do segundo tempo, e Rodrygo -- que entrou aos 25min da etapa final -- teve ótima chance nos acréscimos com uma finalização de letra, que acabou nas mãos do goleiro Dimitrievski. Somada, a dupla tem apenas três gols nesta edição da liga.
Semana mágica de Willian José
Seis gols em três jogos. A semana de Willian José foi especial. O atacante do Bétis já havia marcado na vitória sobre o Osasuna (2 a 1) no domingo (29), depois fez a festa com mais quatro gols no massacre por 12 a 1 sobre o Hernán Cortés, clube amador, pela primeira fase da Copa do Rei.
Diante do Mallorca, no sábado (4), ele apareceu de novo, abrindo o placar na vitória por 2 a 0. A fase do centroavante é boa: ele soma 9 gols em 13 jogos na temporada, número já superior ao do primeiro ano no Bétis, quando marcou 6 vezes em 39 partidas. Willian foi convocado só uma vez, pelo Tite em 2018. Aos 31 anos, mesmo em boa fase, o nome dele seria uma surpresa na seleção.
Bremer deve voltar graças à 'defesa intransponível'
A Juventus pode não ter o ataque brilhante de outros tempos, mas a defesa se acertou nas últimas partidas. Com a vitória por 1 a 0 sobre a Fiorentina, no domingo, o time chegou a seis partidas sem tomar gols. Um dos responsáveis diretos pelo bom momento é o zagueiro Bremer, que foi titular em todos os jogos da série.
A última vez que a Juventus sofreu gols foi na derrota por 4 a 2 para o Sassuolo, em 23 de setembro. O bom desempenho defensivo do time e as atuações individuais credenciam Bremer a um lugar na lista de Fernando Diniz; na última convocação ele foi chamado, mas não saiu do banco de reservas.
Deixe seu comentário