Brasileiros pelo mundo: show de Rodrygo e Vini, e recorde de Thiago Silva
O último fim de semana antes da Data Fifa mais importante de 2023 foi de boas notícias para a seleção brasileira. Na despedida antes dos confrontos com Colômbia (16) e Argentina (21), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, jogadores convocados por Fernando Diniz foram destaque de alguns dos principais confrontos das maiores ligas europeias.
O grupo de duas partidas é considerado o mais difícil das Eliminatórias até aqui, e a seleção brasileira precisa se recuperar depois de uma série ruim contra Venezuela (empate por 1 a 1 em Cuiabá) e Uruguai (derrota por 2 a 0 em Montevidéu). O Brasil é o terceiro colocado na classificação, com 7 pontos ganhos em quatro jogos.
Show de Vini e Rodrygo
No reencontro do Real Madrid contra o Valencia -- após os incidentes racistas em 21 de maio --, Vini Jr. e Rodrygo dançaram, brilharam e comandaram a goleada merengue por 5 a 1, no Santiago Bernabéu. Cada um marcou duas vezes, em uma atuação que será lembrada como uma das melhores da dupla com a camiseta branca.
Vini marcou o segundo e o terceiro, ambos com assistências de Rodrygo. Depois, foi a vez do "Raio" brilhar com mais dois gols. As quatro participações em gols do ex-santista são um recorde com a camisa do Real Madrid e confirmam a boa fase: durante a semana, ele havia marcado um gol e dado uma assistência nos 3 a 0 contra o Braga, pela Champions League.
Bremer marca, e Juventus embala
Também convocado por Fernando Diniz, o zagueiro Bremer manteve a boa fase na Juventus. O time de Turim levou um gol após cinco jogos sem ser vazado, mas venceu o Cagliari por 2 a 1, chegando à quinta vitória seguida na Série A.
Além de outra boa atuação defensiva, Bremer foi importante também no ataque. Ele marcou o gol que abriu o placar para a equipe de Massimiliano Allegri. O zagueiro saltou mais que os defensores do rival para marcar de cabeça, após passe do sérvio Filip Kostic.
Foi o primeiro gol do brasileiro na temporada.
Thiago Silva marca em duelo histórico
O empate por 4 a 4 entre Chelsea e Manchester City é um sério candidato a jogo do ano na Premier League. E entre os personagens do duelo que já nasceu clássico está o zagueiro Thiago Silva, que marcou o primeiro gol do time londrino.
Com o gol, o veterano tornou-se o quarto jogador mais velho a marcar em uma partida da Liga Inglesa, aos 39 anos e 51 dias. Ele também entrou para a história como o zagueiro mais velho a marcar na Liga. Em outubro, Thiago Silva afirmou em entrevista ao The Guardian que não considerava seu ciclo na seleção encerrado; ele não é convocado desde a Copa do Mundo de 2022.
Lateral é campeão com "Diniz sueco"
O lateral-esquerdo Gabriel Busanello, de 25 anos, conquistou o título do Campeonato Sueco, no domingo (12), pelo Malmö. A taça veio após a vitória por 1 a 0 sobre o Elfsborg, que deixou as duas equipes empatadas em pontos -- o Malmö levou vantagem no saldo de gols.
O título coroa o trabalho do treinador Henrik Rydström, conhecido por seu estilo de jogo de posse de bola e variação de posições em campo, que já rendeu comparações com o Fluminense de Fernando Diniz.
Savinho mantém Girona líder
As vitórias de Barcelona e Real Madrid não mudaram o topo da classificação do Campeonato Espanhol. O Girona continua na liderança, após vitória por 2 a 1 sobre o Rayo Vallecano, no sábado (13), em Vallecas.
O brasileiro Savinho, um dos destaques do time catalão, foi mais uma vez decisivo. Além de fazer boa partida, criando chances e levando perigo à defesa rival, ele marcou o gol da vitória em lance de oportunismo, após um rebote dentro da área. O ponta direita, de 19 anos, já soma quatro gols e quatro assistências em La Liga. Ele foi convocado por Ramon Menezes para treinos com a seleção olímpica.
"Excluídos" são destaques na Premier League
Dois jogadores que ficaram fora da convocação de Fernando Diniz -- por diferentes motivos -- foram bem na rodada da Premier League: Matheus Cunha e Lucas Paquetá ajudaram nas vitórias de seus clubes na elite do futebol inglês.
Cunha, que foi preterido após desempenho abaixo da média na seleção, foi fundamental para o Wolverhampton na virada diante do Tottenham, no sábado (11). Além de ser um dos principais articuladores do ataque dos Wolves, ele deu a assistência para o gol de empate, marcado pelo espanhol Pablo Sarabia.
Lucas Paquetá, que deixou de ser convocado devido a uma investigação sobre envolvimento com apostas, manteve o bom momento no West Ham: ele marcou o primeiro gol da vitória por 3 a 2 sobre o Nottingham Forest. Na entrevista pós-convocação, Fernando Diniz elogiou o meio-campista e admitiu que gostaria de contar com ele, mas preferiu esperar o andamento do caso.
Deixe seu comentário