Brasileiros pelo mundo: após seleção, jogadores brilham na volta aos clubes
As derrotas para Colômbia (2 a 1) e Argentina (1 a 0) deixaram a seleção brasileira na sexta posição das Eliminatórias e na liderança das críticas da imprensa e da torcida no país.
Neste fim de semana, a primeira rodada do futebol europeu após a Data Fifa foi bem diferente: jogando em seus clubes, vários dos convocados por Fernando Diniz se destacaram, mostrando que ainda há protagonismo brasileiro no primeiro nível do futebol mundial.
Rodrygo vive a melhor fase
Depois de uma semana atribulada, em que foi alvo de racismo na internet após uma discussão com Lionel Messi, Rodrygo voltou a ser notícia por um ótimo desempenho em campo: ele marcou duas vezes e deu uma assistência para Jude Bellingham na vitória do Real Madrid sobre o Cádiz.
Nos últimos três jogos, o atacante marcou quatro vezes e deu três assistências. É a primeira vez que Rodrygo balança as redes em três partidas seguidas pelo Real Madrid. Os outros dois brasileiros do elenco — Vini Jr. e Eder Militão — estão machucados e só voltam a campo em 2024.
Com o resultado, o time de Carlo Ancelotti assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Espanhol, com 35 pontos. O Girona tem 34 e recebe o Athletic Club de Bilbao nesta segunda-feira.
João Pedro marca dois
A estreia sem muito brilho na seleção brasileira, contra a Colômbia, já ficou no passado: João Pedro voltou ao Brighton com dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o Nottingham Forest.
O atacante começou no banco de reservas, mas entrou em campo logo aos 21 minutos, depois que o titular Ansu Fati se machucou. O ex-Fluminense aproveitou a oportunidade: primeiro, marcou de cabeça; depois, sofreu pênalti e na cobrança fez o terceiro do time.
Com os dois gols, João Pedro chegou a oito na temporada, sendo quatro na Premier League e outros quatro na Europa League. Na quinta-feira, o Brighton volta à competição continental contra o AEK Atenas.
Dupla do Newcastle também brilha
Expulso na derrota para a Argentina, Joelinton voltou ao Newcastle com um gol. O meio-campista marcou o terceiro na goleada por 4 a 1 sobre o Chelsea, na Premier League -- ele aproveitou-se de uma falha de Thiago Silva para marcar o terceiro gol dos donos da casa.
O gol coroou uma boa atuação do brasileiro, que havia participado da jogada do 1 a 0 e aparecido na área mais de uma vez para finalizar jogadas, relembrando os tempos em que jogava como atacante.
Titular nas duas derrotas da seleção nas Eliminatórias, Bruno Guimarães também recuperou-se com uma boa partida, ajudando no domínio do meio-campo e na construção de jogadas.
Duelo de goleiros acaba em empate
Principal jogo da rodada da Premier League, o empate por 1 a 1 entre Manchester City e Liverpool marcou mais um embate entre os dois principais goleiros do Brasil: Ederson e Alisson. Ambos tiveram atuação sólida na partida, fazendo defesas importantes para suas equipes.
Titular das quatro primeiras partidas das Eliminatórias e cortado da última convocação por causa de uma lesão, Ederson manteve o bom nível no jogo com os pés e na saída de jogo. O goleiro do Manchester City ainda apareceu com uma ótima defesa em uma cabeçada de Darwin Nuñez, no primeiro tempo.
Alisson, que atuou contra Colômbia e Argentina, começou a partida dando dois sustos na torcida — ambos em jogadas de saída de bola — mas se recuperou com pelo menos duas grandes defesas: a primeira, num chute de Phil Foden, de fora da área; e a segunda em uma finalização de Haaland na pequena área. Na mesma jogada, o Liverpool puxou um contra-ataque e empatou a partida.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberDouglas Luiz lidera vitória
Reserva nos jogos contra Colômbia e Argentina, Douglas Luiz voltou à posição de destaque no Aston Villa e ajudou o time de Birmingham a vencer o Tottenham, em Londres, por 2 a 1.
O brasileiro foi mais uma vez um dos líderes do time em campo e, além da importância tática, ainda deu uma assistência para o primeiro gol do time, marcado pelo espanhol Pau Torres. Foi a terceira assistência do meio-campista na temporada — ele também já marcou seis gols.
Pelo Tottenham, Emerson Royal foi titular e atuou durante os 90 minutos improvisado como zagueiro, devido aos problemas que o técnico Ange Postecoglu tem na posição. Richarlison, que se recupera de uma operação no púbis, desfalcou o time.
Raphinha melhora time, mas Barça tropeça
Na seleção de Fernando Diniz, Raphinha é o titular da ponta direita: foi assim nos quatro jogos em que ele estava disponível. No Barcelona, porém, ele tem sido preterido em favor do jovem Lamine Yamal, de 16 anos.
No sábado, a história se repetiu: Raphinha começou no banco contra o Rayo Vallecano e só entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo.
Em campo, o brasileiro mudou a dinâmica do ataque e chegou a acertar a trave, na melhor chance do Barcelona na partida. O time catalão ainda empatou a partida graças a um gol contra de Lejeune, aos 37 da etapa final.
Deixe seu comentário