Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: Gabriéis dão show, e 'ombro' de Vini ajuda o Real

As principais ligas do mundo tiveram protagonistas brasileiros neste fim de semana. Na Inglaterra e na Espanha, a luta pelas primeiras posições foi marcada pelo bom desempenho dos jogadores do país.

Em Portugal e na Itália, a presença brasileira também foi marcante, com gols e boas atuações de jogadores que tentam chamar a atenção de Dorival Júnior, novo treinador da seleção.

Gabriel Magalhães comemora gol durante Arsenal x Crystal Palace, pelo Campeonato Inglês
Gabriel Magalhães comemora gol durante Arsenal x Crystal Palace, pelo Campeonato Inglês Imagem: Ben Stansall/AFP

Gabriéis resgatam o Arsenal na Inglaterra

A rodada da Premier League foi marcada pela recuperação do Arsenal, que voltou a vencer após três derrotas seguidas. A equipe londrina goleou os vizinhos do Crystal Palace por 5 a 0, com show do trio brasileiro de "Gabriéis".

O zagueiro Gabriel Magalhães marcou o primeiro gol em cobrança de escanteio e fez o mesmo no lance do segundo, mas a arbitragem acabou dando gol contra do goleiro Dan Henderson. Gabriel Jesus também participou bem da partida, com assistência para o terceiro gol, marcado pelo belga Leandro Trossard.

Para completar a tarde mágica dos brasileiros, Gabriel Martinelli - que entrou aos 24 da segunda etapa - fez dois gols quase idênticos para aumentar a vantagem. Em ambos, ele avançou pela esquerda e chutou colocado na saída do goleiro. O resultado levou o Arsenal a 43 pontos, a cinco do líder Liverpool.

Marc Pubill e Vini Jr durante Real Madrid x Almería, pelo Campeonato Espanhol
Marc Pubill e Vini Jr durante Real Madrid x Almería, pelo Campeonato Espanhol Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP

Continua após a publicidade

"Ombro" de Vini ajuda o Real Madrid

Na Espanha, o Real Madrid venceu um dos jogos mais polêmicos do ano ao bater o Almería por 3 a 2. Os andaluzes fizeram 2 a 0 na etapa inicial, mas o time da casa conseguiu a virada graças a três lances polêmicos no segundo tempo.

Primeiro, a arbitragem marcou um pênalti para o Real Madrid, em lance com uma suposta falta prévia de Rudiger; depois, anulou um gol do Almería por infração sobre Bellingham na origem da jogada; por fim, o árbitro Hernández Maeso validou um gol de Vini Jr. em que o brasileiro tocou a bola com parte do ombro e parte do braço.

As três decisões foram chanceladas após intervenção do VAR e deram três pontos ao time de Carlo Ancelotti, que chegou a 51 pontos ganhos em 20 jogos.

Savinho, do Girona, já soma 13 participações em gols na temporada
Savinho, do Girona, já soma 13 participações em gols na temporada Imagem: EFE/David Borrat

Continua após a publicidade

Girona lidera com Savinho e ucranianos

Apesar da vitória do Real Madrid, o líder da Liga Espanhola com 52 pontos (e um jogo a mais) é o Girona. A equipe catalã goleou o Sevilla por 5 a 1 com três gols do artilheiro ucraniano Dovbyk e mais um show do ponta-esquerda Savinho.

O brasileiro é o jogador com menos de 21 anos com mais participações em gols nas grandes ligas europeias e deu duas assistências na goleada - além de participar de um outro gol puxando um contra ataque. Ele já soma 6 gols e 7 passes desde agosto e desperta interesse de gigantes europeus.

Quem também participou de um gol no massacre dos comandados por Michel foi o lateral Yan Couto, que deu uma assistência e chegou a 6 na temporada. Ele já foi chamado para a seleção brasileira e disputou as partidas contra Venezuela e Uruguai, em outubro.

Vitor Roque jogou 27 minutos contra o Bétis, recorde no Barcelona
Vitor Roque jogou 27 minutos contra o Bétis, recorde no Barcelona Imagem: Pedro Salado/Getty Images

Continua após a publicidade

Barcelona vence, mas Vitor Roque passa em branco

Ainda na Espanha, o Barcelona contou com três gols de Ferran Torres para superar o Bétis por 4 a 2, no estádio Benito Villamarín. A participação brasileira dos dois centroavantes brasileiros no duelo foi discreta: Willian José, atacante dos andaluzes, foi substituído por Borja Iglesias no intervalo. No Barcelona, Vitor Roque segue sem marcar.

O ex-atacante do Athletico Paranaense entrou no lugar de Robert Lewandowski aos 18min da etapa final e teve mais tempo de jogo que em qualquer outro duelo pela equipe catalã. Ainda assim, ele não conseguiu aproveitar a oportunidade. Com o brasileiro em campo, o Barcelona marcou dois gols, com João Félix e Ferran Torres, mas Vitor Roque teve pouca incidência no ataque da equipe comandada por Xavi.

Se os centroavantes não foram bem, o ponta Luiz Henrique se destacou pelo time de Manuel Pellegrini. Na mira de clubes brasileiros como o Flamengo, ele participou das jogadas dos dois gols do Bétis e quase marcou quando o placar ainda estava 0 a 0 --um chute por cobertura saiu por pouco.

Quatro gols brasileiros no Porto

Em Portugal, o Porto goleou o Moreirense por 5 a 0 com quatro gols brasileiros. O lateral-esquerdo Wendell marcou duas vezes, e os atacantes Galeno e Evanílson completaram o placar.

Com a vitória, o Porto chegou a 41 pontos, na terceira posição da Liga Portuguesa. O líder é o Sporting (46 pontos), que goleou o Vizela por 5 a 2, seguido pelo Benfica (45), que fez 2 a 0 no Boavista.

Continua após a publicidade

A equipe lisboeta contou mais uma vez com gol de Marcos Leonardo, que manteve a média de um gol por jogo pelo clube, depois de ter marcado também na estreia, na semana passada.

Kaio Jorge também marca

Outro ex-santista que teve um bom fim de semana na Europa foi Kaio Jorge. O atacante do Frosinone marcou o terceiro gol na vitória por 3 a 1 sobre o Cagliari, em duelo importante para escapar da zona baixa da tabela.

O gol foi o segundo de Kaio Jorge na Série A nesta temporada. O brasileiro está emprestado pela Juventus, depois de ter poucas oportunidades na equipe de Turim devido a uma lesão e às muitas opções ofensivas da equipe.

Bremer ajuda líder Juventus

Um dos destaques da Juventus na temporada, o zagueiro Bremer ajudou novamente a equipe de Turim, agora no ataque. Ele marcou um dos gols na vitória por 3 a 0 sobre o Lecce. Com o resultado, a "Velha Senhora" chegou a 52 pontos, com um a mais que a Inter de Milão, que tem uma partida a menos.

O gol foi o segundo de Bremer na atual temporada e coroou mais uma boa partida no setor defensivo. A Juventus mais uma vez não levou gols e mantém a ótima marca de apenas 12 gols sofridos em 21 rodadas. O time de Maximiliano Alegri não perde desde 23 de setembro, quando caiu diante do Sassuolo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes