Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Com um gol, Vitor Roque conquista torcida do Barcelona e ganha até música

Quando Ferran Torres caiu no gramado do Estádio Olímpico, aos 5 minutos do primeiro tempo do duelo entre Barcelona e Osasuna, Vitor Roque não teve dúvidas: levantou-se do banco de reservas, tirou o agasalho e se preparou para entrar em campo.

Mas o brasileiro ainda teria de esperar para ser o herói da noite de quarta-feira na capital catalã. Xavi Hernández, em seu primeiro jogo após anunciar que não continuará no clube, trocou o ponta Ferran por Fermín López, um meio-campista, com a ideia de dar mais força ao setor.

Aos 15 minutos do segundo tempo, com um time que tinha a bola no meio-campo mas não se movia no ataque, o treinador catalão chamou o atacante brasileiro novamente: com o 0 a 0 no placar, o momento era de ir pra cima do rival, lutando por uma vitória para manter as esperanças de brigar pelo título da Liga Espanhola.

Fermin, que havia entrado no primeiro tempo, saiu. Vitor Roque entrou, e o que se viu na meia hora final de partida foi o batismo do brasileiro no futebol europeu.

Em seu sexto jogo pelo Barcelona (sempre entrando no segundo tempo), o atacante finalmente conseguiu marcar seu primeiro gol. Mas a cabeçada, no segundo toque na bola, após cruzamento de João Cancelo, foi apenas uma parte da noite de Roque em Montjuic.

Lamine Yamal abraça Vitor Roque, que marcou seu primeiro gol pelo Barcelona
Lamine Yamal abraça Vitor Roque, que marcou seu primeiro gol pelo Barcelona Imagem: ALBERT GEA/REUTERS

Assim que o brasileiro entrou em campo, a torcida organizada do Barcelona — atrás do gol do campo de ataque — cantava "Vitor Roque, Roque, Roque? Rock n' Roll". O canto seria repetido outras duas vezes até o fim do jogo. Havia motivos de sobra, mas não deixava de chamar a atenção. A torcida do Barcelona, conhecida por ser exigente, não costuma se entregar tão rapidamente a um novato.

Além do gol, o brasileiro de 18 anos deu dinamismo ao ataque. Ele participou da construção de jogadas com toques rápidos, quase sempre longe da área; ajudou na marcação pelo lado esquerdo do ataque, ajudando Cancelo a tapar os espaços no setor; causou a expulsão de Unai García, capitão do rival; e ainda foi derrubado na área, em jogada na qual a torcida no Estádio Olímpico pediu pênalti.

O desempenho rendeu o prêmio de melhor jogador da partida. O Barcelona venceu por 1 a 0, chegando a 47 pontos. O Girona tem 55, o Real Madrid 54, e ambos entram em campo nesta quinta-feira.

Continua após a publicidade
Vitor Roque comemora gol do Barcelona diante do Osasuna no Campeonato Espanhol
Vitor Roque comemora gol do Barcelona diante do Osasuna no Campeonato Espanhol Imagem: Alex Caparros/Getty Images

O reconhecimento veio também de Xavi. O técnico chegou a ser questionado pela torcida e pela imprensa sobre os motivos de não dar mais chances a Roque. "Os artilheiros dependem muito do gol. Fico feliz por ele, esse gol vai dar mais tranquilidade. Ele é um bom garoto, trabalha muito, joga fácil, não se complica. Vai nos ajudar muito", afirmou o treinador.

O próximo desafio do Barcelona é contra o Alavés, no sábado. O próximo desafio de Vitor Roque é finalmente conquistar uma vaga no time titular. Um desempenho como o de quarta-feira aumenta as chances do brasileiro ganhar mais tempo de jogo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.