Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: atacantes brilham e abrem disputa pela 9 da seleção

A rodada do fim de semana nas principais ligas europeias mostrou que a briga pela camisa 9 da seleção brasileira não apenas está aberta, mas tem candidatos que estão em boa fase: Richarlison, João Pedro, Vitor Roque e Matheus Cunha marcaram e mantiveram o bom momento em seus clubes.

Neste mês, a nova comissão técnica, liderada por Dorival Junior, visitará estádios da Europa para observar opções rumo à primeira convocação, no início de março. O treinador fará sua estreia nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26.

Richarlison voa após cirurgia

Os dois gols de Richarlison não foram suficientes para dar a vitória ao Tottenham contra o Everton, ex-clube do brasileiro, no sábado (3). Mas o desempenho manteve a grande fase do atacante.

Desde que voltou a jogar após uma lesão no púbis, o brasileiro soma 9 gols em 11 partidas. É a melhor sequência do centroavante no futebol europeu. Ao longo da temporada, ele já soma 11 gols - na temporada passada, quando foi titular da seleção na Copa do Mundo, ele marcou apenas três vezes pelo clube.

Em junho de 2023, antes do amistoso contra Guiné em Barcelona, Richarlison reivindicou a posição de titular: "A camisa 9 é minha", afirmou na época. Agora, ele tem os gols como argumento para convencer Dorival Júnior.

João Pedro, do Brighton, chegou a 19 gols na temporada
João Pedro, do Brighton, chegou a 19 gols na temporada Imagem: Neal Simpson/Allstar/Getty Images

João Pedro é artilheiro do Brasil

Se os gols na temporada forem o critério de Dorival Júnior, as chances de João Pedro aumentam: o atacante do Brighton marcou o quarto gol na goleada por 4 a 1 sobre o Crystal Palace.

Com mais uma boa atuação, João Pedro chegou a 19 gols na temporada, mais do que qualquer brasileiro nas grandes ligas europeias. Além de oito gols na Premier League, o ex-Fluminense é o artilheiro da Europa League, com seis gols marcados.

Aos 22 anos, João Pedro espera pela segunda convocação na seleção. Ele foi chamado para os duelos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em novembro.

Matheus Cunha balançou a rede três vezes em Wolverhampton x Chelsea
Matheus Cunha balançou a rede três vezes em Wolverhampton x Chelsea Imagem: Ben Stansall/AFP

Cunha faz melhor jogo na Premier

Outro atacante brasileiro que brilhou na Premier League foi Matheus Cunha. Em seu melhor jogo na Inglaterra, ele comandou a vitória do Wolverhampton sobre o Chelsea, por 4 a 2.

Continua após a publicidade

Cunha marcou três vezes: primeiro contou com a sorte e com um desvio em Thiago Silva; depois aproveitou um ótimo passe de Pedro Neto e bateu de primeira; por fim, sofreu pênalti de Malo Gusto e cobrou para fechar sua melhor atuação na Premier.

Árbitro dá segundo amarelo a Vitor Roque, expulso contra o Alavés
Árbitro dá segundo amarelo a Vitor Roque, expulso contra o Alavés Imagem: Ander Gillenea/AFP

Vitor Roque: gol e polêmica

Se na Premier League os atacantes estavam afiados, na Liga Espanhola também houve quem apresentou candidatura à camisa 9: Vitor Roque marcou o seu segundo gol com a camisa do Barcelona, na vitória por 3 a 1 sobre o Alavés, no sábado (3). Na quarta-feira, ele já havia marcado no 1 a 0 sobre o Osasuna.

Roque saiu novamente do banco de reservas, como nas sete partidas que disputou pelo clube até agora. O brasileiro entrou aos 14 minutos da segunda etapa, no lugar de Ilkay Gundogan, e quatro minutos depois marcou em chute de primeira com a perna esquerda.

Além do gol, a atuação do atacante ficou marcada por uma expulsão polêmica, depois de levar dois cartões amarelos em lances duvidosos. O lance da segunda advertência causou revolta nos jogadores e na comissão técnica do clube catalão. Nos bastidores, o Barcelona já se move para anular a suspensão automática.

Douglas Luiz deu assistência incrível na Premier League
Douglas Luiz deu assistência incrível na Premier League Imagem: Justin Tallis/AFP

Volantes esbanjam classe com assistências

O fim de semana foi dos atacantes, mas os volantes também se destacaram com boas participações em gols.

Continua após a publicidade

O Newcastle, de Bruno Guimarães, sofreu na defesa diante do Luton Town, mas conseguiu reagir e empatar o duelo em 4 a 4. O brasileiro se destacou na construção do jogo e coroou a atuação com uma assistência de trivela para o terceiro gol, marcado por Trippier.

Também no sábado, em Sheffield, outro brasileiro usou a parte exterior do pé para criar uma jogada de gol: Douglas Luiz deu um passe incrível do meio-campo para Olie Watkins marcar o segundo do Aston Villa, na goleada por 5 a 0 fora de casa.

Com lances menos brilhantes que os colegas, outros dois brasileiros participaram de gols na rodada da Premier: Casemiro encontrou Hojlund, que abriu o placar no 3 a 0 do Manchester United sobre o West Ham; e João Gomes deu o passe para o primeiro dos três gols de Matheus Cunha no 4 a 2 dos Wolves contra o Chelsea.

Gabriel Martinelli deixou o dele em Arsenal x Liverpool
Gabriel Martinelli deixou o dele em Arsenal x Liverpool Imagem: Ian Kington/AFP

Alisson falha, e Martinelli marca

Os brasileiros também foram protagonistas no principal jogo do domingo na Europa, o duelo entre Arsenal e Liverpool, no topo da tabela da Premier League. A equipe londrina levou a melhor por 3 a 1, numa partida com desempenhos bem diferentes dos jogadores da Seleção.

Sem Gabriel Jesus, que ainda se recupera de uma lesão, os Gunners foram a campo com Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli. O zagueiro fez boa partida, mas marcou contra o único gol do Liverpool, enquanto Martinelli fez o segundo gol do Arsenal.

Continua após a publicidade

O principal personagem brasileiro da partida, contudo, foi Alisson. O goleiro que tantas vezes garantiu vitórias ao Liverpool falhou no segundo e no terceiro gols - primeiro, ele se confundiu com Virgil Van Dijk em uma saída de bola e deixou Martinelli livre para marcar; depois, viu a bola passar por entre suas pernas na finalização de Leandro Trossard.

Vinivius Jr, do Real Madrid, sentiu incômodo no aquecimento do jogo contra o Atlético de Madri, pelo Espanhol
Vinivius Jr, do Real Madrid, sentiu incômodo no aquecimento do jogo contra o Atlético de Madri, pelo Espanhol Imagem: Jose Breton/Getty

Lesão tira Vini de dérbi

Uma das principais estrelas do dérbi madrilenho, Vini Jr. sofreu uma lesão durante o aquecimento no Santiago Bernabéu e ficou fora do duelo entre Real Madrid e Atlético de Madrid.

Sem o camisa 7, o duelo brasileiro em campo ficou restrito a Rodrygo, pelos merengues, e Samuel Lino, do lado colchonero. Ambos tiveram atuações discretas, abaixo da média da temporada. No fim, o confronto terminou com empate: 1 a 1.

Na Itália, Inter abre vantagem

Em outro duelo importante do fim de semana na Europa, a Internazionale superou a Juventus por 1 a 0, abrindo quatro pontos de vantagem na liderança do Campeonato Italiano.

O lateral-esquerdo Carlos Augusto, único brasileiro do elenco, entrou aos 28 minutos da segunda etapa, substituindo o titular Federico de Marco. No período em que esteve em campo, ele foi importante no sistema defensivo: venceu quatro de cinco disputas de bola e acertou os quatro passes que tentou.

A Inter chegou a 57 pontos em 22 partidas, enquanto a Juventus -- dos brasileiros Danilo, Bremer e Alex Sandro -- ficou com 53, em 23 confrontos disputados.

PSV imbatível com sotaque brasileiro

O PSV Eindhoven foi até Amsterdã e empatou por 1 a 1 com o Ajax, no sábado (3), pela 20ª rodada do Campeonato Holandês. Com o resultado, o clube chega a 56 pontos e continua invicto, com 18 vitórias e dois empates.

Continua após a publicidade

A campanha história do time comandado por Peter Bosz conta com dois brasileiros, o zagueiro André Ramalho e o meio-campista Mauro Júnior, ambos titulares no duelo contra o Ajax.

Ramalho é um dos quatro jogadores do elenco que participaram de todos os jogos do Holandês até agora. Outro nome da lista é Luuk de Jong, que marcou o gol do PSV na partida e chegou a 18 no campeonato; o gol do Ajax foi marcado por Steven Berghuis.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes