Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: show em Portugal, Alisson fora e gols para Dorival

O técnico Dorival Júnior está na Inglaterra acompanhando jogos da Premier League, para avaliar possíveis convocados para os amistosos da seleção, em março. Mas os maiores destaques nacionais do fim de semana não vieram do futebol inglês -- os brasileiros que atuam em Portugal roubaram a cena.

Galeno decide em vitória do Porto

No sábado (17), o Porto venceu o Estrela da Amadora por 2 a 0, com participação fundamental de Galeno. O ponta-esquerda mostrou oportunismo para abrir o placar para a equipe de Sérgio Conceição. No segundo tempo, Galeno deu passe para o lateral-direito João Mário marcar o segundo gol.

Revelado no Trindade-GO, o brasileiro está há quase uma década em Portugal e faz boa temporada no Porto, com 8 gols marcados e 9 assistências. Além de estar em uma posição com concorrência forte na seleção brasileira, há outro fator que o deixa longe de uma convocação: a possibilidade de ser chamado pelo técnico Roberto Martínez para defender Portugal.

David Neres: dois gols e duas assistências
David Neres: dois gols e duas assistências Imagem: Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images

Benfica atropela com Neres e Marcos Leonardo

Outro gigante do futebol lusitano, o Benfica massacrou o Vizela por 6 a 1 no domingo (18), com David Neres como grande protagonista. Escalado como titular pela primeira vez desde outubro, o ponta-direita fez seu melhor jogo na temporada: marcou dois gols, deu duas assistências e foi eleito o melhor em campo.

O show do ex-jogador do São Paulo teve de tudo um pouco: oportunismo de centroavante no primeiro gol; um cruzamento perfeito para Otamendi marcar de cabeça no segundo; velocidade para concluir um contra-ataque no 4 a 0; e um passe na medida para Marcos Leonardo fazer o sexto da equipe de Lisboa.

O ex-santista, aliás, também vai se consolidando como goleador no clube. Mesmo sem nunca ter começado uma partida como titular, ele soma quatro gols em nove jogos -- com uma média de um gol a cada 36 minutos em campo.

João Gomes comemora na vitória sobre o Tottenham
João Gomes comemora na vitória sobre o Tottenham Imagem: Reprodução/Instagram

João Gomes marca com Dorival de olho

A maratona de jogos da comissão técnica da seleção brasileira na Inglaterra incluía o duelo entre Tottenham e Wolverhampton, no sábado. A ideia de Dorival Júnior era principalmente ver como está Richarlison, atacante dos Spurs que vive sua melhor fase no clube.

Mas Dorival acabou vendo também um velho conhecido: João Gomes, com quem ele trabalhou no Flamengo. O volante fez os dois gols na vitória do Wolverhampton, por 2 a 1, fora de casa -- ele ainda não tinha balançado as redes nesta temporada.

O primeiro gol saiu em uma cobrança de escanteio: o brasileiro saltou mais que a defesa para tocar de cabeça e abrir o placar. No segundo tempo, quando o marcador mostrava empate por 1 a 1, João Gomes acompanhou contra-ataque puxado pelo português Pedro Neto e finalizou de primeira, da marca do pênalti.

Richarlison, que havia marcado em 8 gols nos 9 jogos anteriores, passou em branco. O atacante tentou três chutes (dois foram para fora, e um bloqueado) e participou pouco do jogo: acertou apenas 8 de 18 passes que tentou.

Alisson Becker ficou fora do duelo contra o Brentford
Alisson Becker ficou fora do duelo contra o Brentford Imagem: CARL RECINE/REUTERS

Lesão tira Alisson de jogo histórico

Nome certo na convocação de Dorival, Alisson não participou da vitória do Liverpool contra o Brentford, por 4 a 1, no sábado. O goleiro sofreu uma lesão na panturrilha durante um treinamento na sexta-feira e nem viajou com a equipe.

Até a noite de domingo, o Liverpool ainda não havia informado sobre a gravidade da lesão ou o tempo de recuperação estimado.

Sem Alisson, o clube alcançou um feito histórico: pela primeira vez na história da Premier League um time teve 11 titulares de países diferentes. Caso Alisson tivesse jogado, o feito também teria sido alcançado, já que ele é o único brasileiro do elenco.

Brasileiro Vitor Roque fez sua primeira partida como titular do Barcelona
Brasileiro Vitor Roque fez sua primeira partida como titular do Barcelona Imagem: X do Barcelona

Vitor Roque tem chance, mas não brilha

O atacante Vitor Roque recebeu sua primeira chance como titular do Barcelona no sábado, diante do Celta, em Vigo. O brasileiro voltava ao time depois de cumprir suspensão contra o Granada pela expulsão diante do Alavés.

A expectativa era alta porque Roque tinha marcado contra o próprio Alavés e o Osasuna, na rodada anterior. Mas o desempenho do atacante ficou muito abaixo do esperado: deslocado para a esquerda, o brasileiro não conseguiu encontrar uma posição para tabelar com Lewandowski no ataque e, quando teve chances, mostrou nervosismo no domínio da bola.

Roque acabou substituído aos 13min do segundo tempo por Raphinha, que fez a função de ponta mais clássico, como de costume. O Barcelona venceu por 2 a 1, com dois gols de Lewandowski, o segundo com um pênalti repetido já nos acréscimos da etapa final.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes