Pelo mundo: atacantes ajudam Barça e Real Madrid, e zagueiro anula Haaland
Na volta do futebol de clubes após a Data Fifa, dois titulares da seleção brasileira foram fundamentais nas vitórias de Real Madrid e Barcelona, líder e vice-líder do Campeonato Espanhol: Rodrygo e Raphinha foram importantes para que os dois gigantes conseguissem vencer na rodada.
Na Inglaterra, o duelo de maior destaque foi Manchester City x Arsenal, que acabou em empate sem gols e com grande atuação de Gabriel Magalhães — o brasileiro conseguiu anular o norueguês Erling Haaland.
Raphinha, melhor em campo
Depois de ser titular da seleção brasileira nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, Raphinha voltou a campo pelo Barcelona com um desafio: jogar na ponta-esquerda, já que o prodígio Lamine Yamal, de 16 anos, seria o titular pela direita.
Mesmo fora de sua posição, Raphinha foi fundamental: fez o único gol da vitória sobre o Las Palmas, teve outro gol mal anulado no primeiro tempo e ainda forçou a expulsão do goleiro rival, Álvaro Valles. A atuação rendeu o prêmio de melhor em campo e manteve as esperanças do Barcelona em um milagre para buscar o título da Liga Espanhola.
Sem Vini, Rodrygo lidera e faz golaço
O grande favorito, no entanto, continua sendo o Real Madrid. Na noite de domingo (31), no Santiago Bernabéu, Rodrygo comandou a vitória por 2 a 0 sobre o Athletic Club. O brasileiro jogou pelo lado esquerdo, ocupando o espaço que costuma ser de Vini Jr, ausente para cumprir uma suspensão.
Na posição em que se sente mais à vontade, Rodrygo marcou os dois gols do jogo: o primeiro com um chute de fora da área, o segundo em jogada individual após passe de Jude Bellingham. Com o resultado, o Real Madrid chegou a 75 pontos, mantendo os oito de vantagem sobre o Barcelona.
A partida diante do Athletic Club também foi importante para outro brasileiro: Éder Militão, que voltou a jogar depois de 7 meses afastado por uma lesão de ligamento no joelho. O zagueiro entrou em campo aos 47min do segundo tempo e foi aplaudido a cada toque na bola.
Magalhães anula Haaland
Na Premier League, o grande jogo da rodada terminou sem gols: Manchester City e Arsenal empataram por 0 a 0 em uma partida truncada, em que os zagueiros se sobressaíram sobre os atacantes.
Destaque para o brasileiro Gabriel Magalhães, do Arsenal. Um dos melhores em campo, ele anulou Erling Haaland, um dos maiores centroavantes do mundo. O norueguês bem que tentou, mas esbarrou na boa marcação de Magalhães e de William Saliba — acabou sem conseguir dar um único chute a gol.
Dois outros brasileiros no duelo, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli foram mais discretos: o primeiro começou como titular e até criou boas chances, mas não conseguiu finalizar bem; o segundo, ainda se recuperando de uma lesão, entrou aos 33min do segundo tempo e acusou a falta de ritmo.
Richarlison joga 5 minutos
Na primeira partida após a volta à seleção brasileira e a história entrevista para a ESPN, Richarlison voltou a jogar. O atacante entrou em campo na reta final da vitória do Tottenham sobre o Luton Town, por 2 a 1, no sábado (30).
Em fase de reconstrução da carreira e da autoconfiança, Richarlison foi muito aplaudido pelo estádio. Ele também recebeu elogios de Dorival Júnior: nos bastidores, o técnico da seleção brasileira afirma que gostou muito do comportamento do Pombo nas atividades em Londres e Madrid.
Ex-Fla mantém boa fase no Fulham
O Fulham empatou por 3 a 3 com o Sheffield United, com dois gols nos minutos finais. O resultado teve a marca de dois primeiros, ambos com passagem pelo Flamengo: Andreas Pereira, outro que vinha de trabalhar com a seleção brasileira, deu assistência em cobrança de escanteio para o gol de João Palhinha.
Mas foi do atacante Rodrigo Muniz o grande gol do jogo — e da rodada da Premier League: aos 48min do segundo tempo, ele marcou de voleio, após cruzamento na área. Foi o oitavo gol de Muniz nos últimos oito jogos. O atacante já foi observado pela comissão técnica da seleção brasileira em treinamentos e está no radar para futuras convocações.
Beraldo é expulso pelo VAR
Zagueiro titular da seleção brasileira em Wembley e no Bernabéu, Lucas Beraldo teve um retorno complicado à Liga Francesa. Na vitória por 2 a 0 sobre o Olympique de Marselha, o defensor do PSG foi expulso aos 40min do primeiro tempo, depois de uma falta em Aubameyang.
O VAR chamou a arbitragem para argumentar que a falta era de último homem. O árbitro acatou a sugestão de expulsar Beraldo, mesmo com a infração próxima à linha lateral e no meio-campo.
Goleiro pega três pênaltis
O goleiro Hugo Souza, emprestado pelo Flamengo ao Chaves, brilhou diante do Benfica na sexta-feira (29), pelo Campeonato Português. O brasileiro defendeu três cobranças de pênalti: a primeira foi de Ángel di María, na etapa inicial.
No segundo tempo, Hugo defendeu uma cobrança de Arthur Cabral, mas o lance foi anulado por invasão. O atacante do Benfica bateu novamente, e o goleiro brasileiro voltou a impedir o gol. A grande atuação não ajudou o Chaves a somar pontos: o Benfica venceu por 1 a 0, com gol de João Neves.
Reinier volta a marcar
Emprestado pelo Real Madrid ao Frosinone, o meia Reinier voltou a marcar pela Série A. De volta ao time titular, ele fez o gol de empate contra o Genoa, no sábado (30). Foi o terceiro gol de Reinier na temporada, o segundo no Campeonato Italiano. O Frosinone, com 25 pontos, luta contra o rebaixamento.
Jardine vence duelo brasileiro
André Jardine, campeão olímpico com a seleção em Tóquio, venceu o duelo de treinadores brasileiros na Liga MX. Na sexta-feira (29), o América, comandado por ele, venceu o Atlético San Luis, de Gustavo Leal, por 2 a 1. Atual campeão mexicano com o América, Jardine está no radar da federação mexicana e é uma das opções para comandar a seleção do país no futuro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.