Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Pelo mundo: meias de Dorival decidem, e atacantes encaram semana decisiva

Lucas Paquetá e Bruno Guimarães, dois meio-campistas titulares da seleção brasileira de Dorival Júnior, foram decisivos nas vitórias de seus times no fim de semana. Ambos marcaram e ajudaram West Ham e Newcastle a vencer na rodada do Campeonato Inglês; as duas equipes ainda sonham com uma vaga nas competições europeias para próxima temporada.

A rodada que colocou o Arsenal na liderança da Premier League também teve goleada histórica do Feyenoord sobre o Ajax na Holanda. E não contou com jogos da Liga Espanhola, que parou para assistir à final da Copa do Rei: o Athletic Club superou o Mallorca nos pênaltis, em jogo sem brasileiros.

Assim, três titulares de Dorival Júnior no ataque da seleção: Vini Jr., Rodrygo e Raphinha, puderam descansar para a semana dos jogos de ida das quartas de final da Champions League. O Real Madrid recebe o Manchester City na terça-feira, e o Barcelona visita o PSG na quarta.

Bruno mantém Newcastle na briga

A vitória do Newcastle sobre o Fulham, no sábado (6), foi fundamental para manter o time de Eddie Howe na briga pelo sexto lugar, que garante a disputa de uma competição europeia na próxima temporada. E Bruno Guimarães, um dos principais jogadores do clube, teve papel crucial: ele aproveitou o rebote de um cruzamento para fazer o único gol do confronto.

Com o resultado, o Newcastle chegou a 47 pontos e ocupa o oitavo lugar, um atrás do West Ham, sétimo, e com dois a menos que o Manchester United, sexto.

Paquetá voltou a jogar bem pelo West Ham
Paquetá voltou a jogar bem pelo West Ham Imagem: West Ham United FC/Getty Images

Paquetá comanda virada do West Ham

Outro time na briga pela sexta posição, o West Ham contou com boa atuação de Lucas Paquetá para virar contra o Wolverhampton: 2 a 1 no campo do rival. O brasileiro marcou de pênalti o primeiro gol dos visitantes, para empatar a partida naquele momento. Foi o oitavo gol de Paquetá na temporada — ele também tem sete assistências.

Continua após a publicidade
Saka marca gol de pênalti para o Arsenal contra o Brighton no Inglês
Saka marca gol de pênalti para o Arsenal contra o Brighton no Inglês Imagem: Reprodução/X @Arsenal

Com Magalhães e Jesus, Arsenal vira líder

Um pouco mais acima na tabela, o Arsenal assumiu a liderança com a vitória (3 a 0) sobre o Brighton, e empate entre Liverpool e Manchester United. Gabriel Magalhães e Gabriel Jesus foram titulares. O zagueiro fez ótima partida, com solidez na defesa e boas aparições no setor ofensivo; o atacante até teve uma boa chance, mas acabou concluindo para fora. Gabriel Martinelli, terceiro brasileiro do elenco, entrou na segunda etapa.

Kevin De Bruyne marcou; Ederson viu do banco
Kevin De Bruyne marcou; Ederson viu do banco Imagem: Ben Stansall/AFP

Ederson assiste a vitória no banco

Se o Liverpool tropeçou e abriu uma chance para o Arsenal assumir a ponta, o Manchester City não falhou: fez 4 a 2 no Crystal Palace, com uma ilustre novidade no banco: o goleiro Ederson, que se recupera de uma lesão. Foi a primeira vez desde a lesão muscular, em 10 de março. Ele briga com Alisson e Bento pela vaga de titular na seleção brasileira.

Continua após a publicidade
Thiago Silva comemora gol contra o Sheffield United
Thiago Silva comemora gol contra o Sheffield United Imagem: Reprodução / X

Thiago Silva volta com gol em empate

Ainda na Inglaterra, Thiago Silva voltou a ser titular do Chelsea e marcou em seu retorno aos gramados —ele estava fora desde 12 de fevereiro. O time londrino acabou ficando no empate por 2 a 2 com o Sheffield United. Apesar do resultado considerado ruim, o desempenho pessoal de Thiago Silva foi positivo.

Mbappé no banco do jogo entre PSG e Clermont: titulares poupados
Mbappé no banco do jogo entre PSG e Clermont: titulares poupados Imagem: Franck Fife/AFP

PSG empata sem Marquinhos e Beraldo

Já de olho na Champions, o PSG escalou um time com muitos reservas e acabou empatando com o Clermont, lanterna da Liga Francesa, por 1 a 1. Entre os brasileiros do time, Beraldo cumpriu suspensão pelo cartão vermelho contra o Olympique de Marselha; já Marquinhos entrou no segundo tempo, substituindo Milan Skriniar aos 18min da etapa final.

Continua após a publicidade
Galeno, do Porto, fez gol contra e a favor
Galeno, do Porto, fez gol contra e a favor Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Galeno marca contra e a favor

Convocado por Dorival Júnior para os primeiros amistosos da seleção no ano, Galeno teve um domingo (7) de altos e baixos: ele marcou um gol contra e outro a favor na derrota do Porto contra o Vitória de Guimarães por 2 a 1. Com o resultado, o Porto se manteve com 58 pontos — tem 13 a menos que o Sporting e 9 a menos que o Benfica.

Zagueiro Riccieli comemora após vitória do Famalicão
Zagueiro Riccieli comemora após vitória do Famalicão Imagem: Divulgação

Zagueiro garante vitória em Portugal

Distante da briga pelo topo da tabela lusitana, outro time contou com um brasileiro para vencer na Liga Portuguesa. O Famalicão, oitavo colocado, venceu o Vizela por 3 a 2, com um gol do zagueiro Ricielli. O defensor é uma das referências do clube na temporada e foi premiado com seu primeiro gol na liga.

Continua após a publicidade
Igor Paixão celebra durante partida contra o Ajax
Igor Paixão celebra durante partida contra o Ajax Imagem: Olaf Kraak / ANP / AFP)

Paixão faz dois em goleada histórica

O Feyenoord goleou o Ajax por 6 a 0 no domingo (7), em uma partida que vai ficar para a história. E o resultado impressionante teve um toque brasileiro: Igor Paixão, atacante de 23 anos, marcou o primeiro e o último gol da partida. Com os dois gols, ele chegou a 11 na temporada e é um dos destaques do clube, vice-líder da Liga Holandesa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes