Pelo mundo: brilho em clássico, passe "sentado", gol de título e polêmica
A rodada do futebol internacional no fim de semana voltou a ter brasileiros como protagonistas. No duelo mais badalado de domingo — Real Madrid 3 x 2 Barcelona —, os jogadores do país tiveram papel fundamental. Vini Jr fez gol e deu assistência, e Raphinha também participou com um passe decisivo.
Os brasileiros também se destacaram na Inglaterra, França e no título do Feyenoord na Copa da Holanda. Teve gol do título, assistência inusitada e uma polêmica com torcedores adversários.
El Clássico tem toque brasileiro
Considerado por muitos o duelo mais importante do futebol mundial, o clássico entre Real Madrid e Barcelona acabou com vitória merengue por 3 a 2, nos acréscimos. O jogo, como tem se tornado comum, teve muita influência de jogadores brasileiros.
Vini Jr fez de pênalti o primeiro gol do Real Madrid e deu a assistência para o segundo, marcado por Lucas Vázquez. Pelo Barcelona, Raphinha foi quem cobrou escanteio para o gol de Christensen, que abriu o placar do duelo.
Rodrygo, voltando a jogar mais centralizado e menos pela esquerda, não conseguiu repetir diante dos catalães o bom desempenho das últimas partidas. No Barcelona, Vitor Roque mais uma vez não teve a chance de sair do banco de reservas.
Sem Ederson, City vence Chelsea
Se na Espanha os brasileiros brilharam, na Inglaterra o principal jogo do fim de semana teve pouca participação de jogadores do país: o Manchester City venceu o Chelsea por 1 a 0 e foi à final da Copa da Inglaterra.
Como é comum no torneio, Ederson ficou no banco de reservas do Manchester City — o alemão Stefan Ortega foi titular.
Pelo Chelsea, Thiago Silva jogou os 90 minutos e não teve responsabilidade no único gol do jogo, marcado por Bernardo Silva. Deivid Washington, ex-Santos, ficou no banco e não foi usado.
Antony causa polêmica em drama do United
O outro finalista será o Manchester United, que precisou ir aos pênaltis para vencer o Coventry City, da segunda divisão inglesa. O placar das penalidades terminou 4 a 2, após empate por 3 a 3 no tempo regulamentar e prorrogação.
O Manchester United chegou a abrir vantagem de 3 a 0, mas cedeu o empate na metade final do segundo tempo — o terceiro gol do Coventry saiu aos 51min da etapa final.
Entre os brasileiros, Casemiro jogou durante os 90 minutos, como zagueiro. Nas cobranças de pênalti, ele bateu no meio do gol, e Brad Collins fez a defesa. Antony, por sua vez, entrou no segundo tempo e acabou se destacando de forma negativa: ele provocou os jogadores do time adversário após a vitória.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberA imprensa inglesa detonou o comportamento do brasileiro, que foi visto como uma atitude polêmica e de pouca classe.
Jesus dá assistência inusitada no Arsenal
Ainda na Inglaterra, mas pela Premier League, o Arsenal venceu o Wolverhampton por 2 a 0, com gols de Trossard e Odegaard. O primeiro gol, marcado pelo belga, teve participação fundamental de Gabriel Jesus.
O atacante brasileiro recebeu lançamento na área, caiu, ficou sentado no chão e levantou-se dando o passe para Trossard, que acertou um belo chute para abrir o placar. Os outros brasileiros do Arsenal apareceram menos: Gabriel Magalhães jogou os 90 minutos, e Martinelli entrou aos 27min do segundo tempo.
Pelos Wolves, o atacante Matheus Cunha não jogou por causa de uma lesão. João Gomes, jogando pela direita, teve boa chance de abrir o placar, mas parou nas mãos de David Raya e na trave, quando o placar ainda mostrava 0 a 0.
Savinho dá show e coloca o Girona na Europa
O Girona goleou o Cádiz por 4 a 1 e garantiu pelo menos o sexto lugar no Campeonato Espanhol, assegurando uma vaga nas competições europeias da próxima temporada.
O resultado histórico foi conquistado em noite inspirada do brasileiro Savinho: além de ter feito o cruzamento para o primeiro gol da partida, de Eric Garcia, o ex-jogador do Atlético-MG atormentou os adversários e fez até uma jogada de puro malabarismo, com uma sequência de embaixadinhas e um toque de calcanhar.
Mesmo sem marcar um gol, o brasileiro teve seu desempenho reconhecido com o prêmio de melhor jogador da partida.
Paixão repete Romário na Holanda
Quem também fez história neste fim de semana foi o atacante Igor Paixão. Ele marcou o gol do título do Feyenoord na Copa da Holanda. A equipe de Roterdã venceu o NEC Nijmegen por 1 a 0 e ficou com a taça pela 14ª vez.
Paixão foi apenas o quarto brasileiro a marcar um gol na decisão da Copa da Holanda. Antes dele, apenas Romário (PSV), Wamberto (Ajax) e David Neres (Ajax) tinham conquistado o feito.
Beraldo marca em goleada do PSG
Depois de não ser aproveitado contra o Barcelona pela Champions League, Lucas Beraldo voltou ao time do PSG na goleada por 4 a 1 sobre o Olympique, no domingo. Jogando como lateral-esquerdo, o brasileiro fez o segundo gol do clube parisiense em jogada de escanteio.
O gol foi o segundo de Beraldo com a camisa do PSG, mas o primeiro na Ligue 1. Antes, ele havia marcado na Copa da França. Outro brasileiro do elenco, Marquinhos começou jogando e atuou até os 21min da segunda etapa.
Deixe seu comentário