Brasileiros Pelo Mundo: Militão volta, Ederson se machuca, dérbi tem treta
O fim de semana das principais ligas europeias dividiu as principais equipes do continente em dois grupos principais: quem está pensando nas semifinais da Champions League, quem está focado 100% na disputa do título doméstico.
Nos dois grupos, jogadores brasileiros foram protagonistas. Tanto em Real Madrid e PSG, que conquistaram bons resultados mesmo sem todos os titulares, quanto na disputa pela conquista da Premier League, cada vez mais concentrada entre Manchester City e Arsenal.
Militão volta a ser titular
O Real Madrid poupou meio time titular contra a Real Sociedad, pensando no confronto de terça-feira contra o Bayern de Munique, pela Champions League. A vitória por 1 a 0 em San Sebastián, na sexta-feira, teve ótima notícia para Carlo Ancelotti: pela primeira vez desde 12 de agosto Éder Militão começou uma partida como titular, mostrando já estar recuperado de uma grave lesão no joelho.
Militão fez boa partida, sendo um dos destaques na sólida atuação defensiva da equipe. Vini Jr. começou no banco de reservas e entrou aos 23min do segundo tempo, substituindo Dani Ceballos. O camisa 7 não foi bem: tocou na bola 13 vezes e perdeu a posse em sete delas. Rodrygo, gripado, não ficou nem no banco.
Ederson sofre nova lesão em vitória do City
Sem representantes nas semifinais da Champions, a Premier League pega fogo em sua disputa interna, e um brasileiro pode ser chave na reta final por sua ausência: Ederson sofreu uma lesão no braço esquerdo durante a vitória por 2 a 0 sobre o Nottingham Forest.
O goleiro deixou o campo no intervalo e saiu do estádio com uma tipoia no braço. O técnico Pep Guardiola disse que a lesão "não é simples". O City é o segundo colocado na Premier com 79 pontos, um a menos que o Arsenal, mas com quatro partidas a disputar, contra três do rival.
Arsenal vence dérbi com "treta"
Os Gunners mantiveram a liderança graças a um primeiro tempo de extrema efetividade contra o Tottenham. O time comandado por Mikel Arteta fez três gols em 38min e parecia caminhar para uma vitória tranquila.
Só que o Tottenham reagiu no segundo tempo, reduziu a desvantagem e transformou seu estádio em uma panela de pressão. A ponto de Richarlison e Gabriel Magalhães protagonizarem uma discussão forte na reta final do duelo. Os dois se trombaram durante um ataque dos Spurs e começaram uma "treta", que terminou sem maiores consequências. O zagueiro do Arsenal foi eleito o melhor em campo.
Não é a primeira vez que há um desentendimento entre brasileiros no dérbi do norte de Londres: em janeiro do ano passado, Richarlison e Gabriel Martinelli discutiram durante uma partida, mas fizeram as pazes pouco depois.
Alisson faz 6 defesas, mas Liverpool só empata
No sábado, o Liverpool foi ao Estádio Olímpico de Londres e viu suas chances de título da caírem, com o empate por 2 a 2 contra o West Ham. O goleiro Alisson fez 6 defesas, mas as falhas individuais custaram caro ao time comandado por Jurgen Klopp. Com o resultado, os Red foram a 75 pontos, vencendo apenas um dos últimos cinco jogos.
Pelo West Ham, Lucas Paquetá fez partida discreta e viu seus companheiros no sistema ofensivo brilharem: Jarrod Bowen foi o nome do jogo, com um gol e uma assistência para Michail Antonio.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberBruno Guimarães marca em dia de homenagem
A torcida do Newcastle pintou as arquibancadas de verde e amarelo em homenagem a Bruno Guimarães para o duelo contra o Sheffield United, e o meio-campista brasileiro agradeceu em campo.
Ele marcou de cabeça o segundo gol do time comandado por Eddie Howe. Depois de sair perdendo, o Newcastle virou e goleou por 5 a 1. O grande desafio do clube para a próxima temporada é manter Guimarães no elenco, com boas propostas no mercado e sem o atrativo de disputar a Champions League — o time é apenas o sétimo na tabela com 53 pontos.
Sara mantém Norwich no caminho para Premier
Na Championship, a segunda divisão inglesa, Gabriel Sara voltou a se destacar. O ex-jogador do São Paulo fez um gol e deu passe para outro no empate do Norwich contra o Swansea City, por 2 a 2.
Com os resultados da rodada, o Norwich praticamente garantiu uma vaga nos playoffs de acesso da Premier League. Sara, com 13 gols e 12 assistências, ele é o principal jogador do time na temporada.
Marquinhos e Beraldo são campeões com PSG
Na França, o PSG conquistou o 12º título de sua história. Luis Enrique poupou titulares contra o Le Havre no sábado, já pensando na Champions League. O time sofreu, mas arrancou um empate por 3 a 3 nos acréscimos. O resultado, aliado à derrota do Monaco (3 a 2 para o Lyon), confirmou a terceira taça seguida dos parisienses.
Para Marquinhos, a conquista foi a oitava de Marquinhos na Ligue 1, o que faz o brasileiro o segundo jogador com mais títulos na Liga Francesa - o italiano Marco Verratti tem 9, contando a deste ano, já que estava no início da campanha. O título também é marcante para Lucas Beraldo, que alcança seu primeiro título nacional pelo PSG.
Dante mantém Nice na briga por Champions
Ainda na França, o zagueiro Dante marcou o gol da virada do Nice contra o Strasbourg, na vitória por 3 a 1. Com a vitória, o Nice chegou a 51 pontos e ainda sonha com uma vaga na próxima Champions League — o Lille, quarto colocado, tem 55 pontos.
Aos 40 anos, Dante é um dos destaques da boa campanha da equipe do sul da França. Ele esteve em 30 das 31 partidas do clube na Ligue 1 (perdeu uma por suspensão) e comanda a melhor defesa do campeonato, com 25 gols sofridos, quatro a menos que o PSG.
Arthur brilha em goleada da Fiorentina
Na Itália, o destaque brasileiro foi Arthur. O volante revelado pelo Grêmio deu duas assistências na goleada da Fiorentina sobre o Sassuolo (5 a 1). Primeiro, o ex-jogador do Grêmio passou para Riccardo Sottil arrancar e chutar da entrada da área; no segundo tempo, fez cruzamento na cabeça de Martínez Quarta.
A temporada de Arthur na Fiorentina é a melhor desde que ele chegou à Europa para defender o Barcelona, em 2018-19. Apesar disso, o clube da Toscana não deve exercer a opção de compra, devolvendo o brasileiro para a Juventus após o fim do empréstimo, em junho.
Liga do Qatar termina com brasileiros campeões
A Liga do Qatar terminou neste fim de semana com o Al-Sadd como campeão. O time dos brasileiros Paulo Otávio (ex-Wolfsburg) e Guilherme (ex-Corinthians) conquistou o título na quarta-feira, vencendo o Al-Shamal por 4 a 0.
Paulo Otávio, lateral-esquerdo que chegou neste ano à equipe, foi um dos destaques da campanha, com cinco assistências e dois gols marcados, incluindo um no jogo do título. Neste domingo, já campeão, o Al-Saad foi goleado por 4 a 0 pelo vice-campeão Al-Rayyan, com gols de Roger Guedes, Gabriel Pereira e Rodrigo Moreno.
Marcos Leonardo segue como talismã
Aconteceu de novo: Marcos Leonardo entrou em campo e, logo depois, marcou pelo Benfica. O atacante, ex-Santos, ainda não ganhou a vaga de titular absoluto no time de Roger Schmidt, mas voltou a marcar saindo do banco de reservas.
Nos 3 a 1 contra o Braga, ele entrou com o time perdendo. Já no primeiro lance, aproveitou um rebote na área e bateu de primeira para empatar. O Benfica empatou com outro brasileiro, David Neres, de cabeça; e Marcos Leonardo, de novo, marcou o terceiro, aproveitando falha da defesa.
Jardine bate recorde no México
O América-MEX, comandado por André Jardine, venceu o Puebla por 2 a 1 e terminou a primeira fase da Liga MX na liderança. O campeonato agora tem uma fase de "play in" com os times classificados entre 7º e 10º lugares, e depois o playoff decisivo.
Com os 35 pontos alcançados na fase inicial, Jardine colocou seu nome na história do clube da capital: somados aos 40 do Apertura, o time somou 75 pontos, recorde para a equipe na Liga MX.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.