Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: Neymar festeja título, e convocados são discretos

O primeiro fim de semana após a convocação de Dorival Júnior para a Copa América ficou marcado por imagens de um jogador que não está na lista: Neymar. Ainda se recuperando de uma grave lesão no joelho esquerdo, o camisa 10 participou da festa do título do Al-Hilal no Campeonato Saudita.

Além de Neymar — campeão, mesmo jogando apenas 206 minutos na campanha —, três brasileiros comemoraram o título saudita com o time de Jorge Jesus: o lateral-esquerdo Renan Lodi e os pontas Michael e Malcom.

Entre os convocados, o fim de semana foi de pouco destaque: entre jogadores poupados e atuações discretas, a rodada não teve brasileiros como protagonistas nas principais ligas europeias, de onde vêm 20 dos 23 atletas da lista de Dorival.

Vinicius Jr. e Bellingham com a taça de campeão espanhol do Real Madrid
Vinicius Jr. e Bellingham com a taça de campeão espanhol do Real Madrid Imagem: Antonio Villalba/Real Madrid

Vini e Rodrygo assistem goleada e fazem festa

Principais jogadores de ataque da lista da seleção brasileira para a Copa América, Vini Jr. e Rodrygo foram poupados pelo Real Madrid: eles viram do banco de reservas a vitória por 4 a 0 sobre o Granada.

A boa notícia para Dorival Júnior é que Éder Militão voltou a jogar 90 minutos e começa a despontar como opção para disputar a final da Champions League, contra o Borussia Dortmund. O zagueiro teve uma grave lesão que o afastou durante sete meses e meio, e vai recuperando ritmo de jogo.

No domingo (12), os jogadores do clube fizeram a festa do título espanhol nas ruas da capital espanhola.

Jogadores do Manchester City comemoram gol de Gvardiol contra o Fulham pelo Campeonato Inglês
Jogadores do Manchester City comemoram gol de Gvardiol contra o Fulham pelo Campeonato Inglês Imagem: Richard Heathcote/Getty Images

Ederson vence duelo na Premier

Na Inglaterra, o Manchester City também goleou: fez 4 a 0 no Fulham, em pleno Craven Cottage, e continua dependendo apenas de si mesmo para ser campeão da Premier League.

Continua após a publicidade

No duelo entre Ederson e Andreas Pereira, o goleiro levou a melhor: foi pouco incomodado e fez apenas uma defesa na partida. Já o meio-campista teve dificuldades, como todo o time do Fulham, para superar o jogo do City. O time de Pep Guardiola teve 64% de posse de bola e permitiu apenas um chute a gol do rival.

Gabriel Martinelli tem sido reserva do Arsenal
Gabriel Martinelli tem sido reserva do Arsenal Imagem: HANNAH MCKAY/REUTERS

Martinelli vira coadjuvante no Arsenal

Rival do Manchester City na briga pelo título, o Arsenal se manteve na disputa graças à vitória por 1 a 0 sobre o outro time da cidade, o Manchester United. O único gol da partida foi marcado por Leandro Trossard.

O atacante belga se consolidou como titular na reta final da temporada, reduzindo o protagonismo e os minutos de Gabriel Martinelli. Desde a eliminação nas quartas de final da Champions League, contra o Bayern, o brasileiro não é titular: já são cinco partidas saindo do banco, todas sem gols ou assistências; no Old Trafford, ele entrou aos 21min do segundo tempo.
O zagueiro Gabriel Magalhães, também convocado por Dorival, jogou os 90 minutos; já Gabriel Jesus, fora da lista do treinador, entrou aos 37min da etapa final.

Beraldo foi poupado por Luis Enrique diante do Toulouse
Beraldo foi poupado por Luis Enrique diante do Toulouse Imagem: Instagram/Reprodução

Zagueiros do PSG descansam em derrota

Já campeão francês, o PSG perdeu em casa para o Toulouse por 3 a 1, no jogo de despedida de Kylian Mbappé. O técnico Luis Enrique levou a campo um time alternativo, repleto de reservas.

Continua após a publicidade

Entre os poupados estavam os zagueiros Marquinhos e Lucas Beraldo, ambos convocados por Dorival Júnior para a Copa América. Eles ficaram no banco de reservas e não foram utilizados pelo treinador espanhol — os dois foram titulares na derrota por 1 a 0 para o Borussia Dortmund, na semifinal da Champions League.

Evanilson ganhou chance na seleção e fará estreia na Copa América
Evanilson ganhou chance na seleção e fará estreia na Copa América Imagem: Pedro Nunes/Reuters

Porto vence com Wendell e Evanílson

O Porto venceu o Boavista por 2 a 1, de virada, no último lance do jogo, e manteve a terceira posição na Liga Portuguesa. O resultado, importante na briga por uma vaga direta na Europa League, foi conquistado com dois convocados como titulares: o lateral-esquerdo Wendell e o atacante Evanílson.

Wendell foi substituído aos 21min da segunda etapa, e Evanílson jogou do início ao fim. O ex-atacante do Fluminense teve dificuldades com a defesa rival e não conseguiu chutar a gol uma única vez em todo o jogo. Na temporada, ele soma 24 gols, somadas todas as competições.

Mais convocados na segunda-feira

Nesta segunda-feira (13), outros três convocados por Dorival Júnior entram em campo. Pela Premier League, o Aston Villa, de Douglas Luis, recebe o Liverpool, do goleiro Alisson. Na Liga Espanhola, Raphinha deve ser titular do Barcelona contra a Real Sociedad. As duas partidas começam às 16h (horário de Brasília).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes