Com título, Guardiola faz história e se iguala a lendas do futebol inglês
O título conquistado pelo Manchester City, neste domingo (19), foi o sexto em sete anos para Pep Guardiola na Premier League. O número, por si só, é impressionante. Mas, colocado em contexto histórico, ele torna o feito ainda maior.
Com sua sexta conquista na Inglaterra, o catalão tornou-se o segundo maior vencedor do campeonato do país que colocou as regras no jogo. Agora, Guardiola está lado a lado com duas lendas do futebol britânico: George Ramsay e Bob Paisley.
Nascido em Glasgow, na Escócia, Ramsey foi responsável pela primeira grande revolução no futebol — e não é pelo fato de ter sido o primeiro técnico a receber um salário (na época de 100 libras, equivalente a R$ 600, por ano).
No fim do século 19, ele fez o Aston Villa trocar os chutões e a correria por um futebol com base em passes curtos e movimentação rápida.
O estilo revolucionário levou o time de Birmingham a seis títulos do Campeonato Inglês entre 1894 e 1910, tornando-se uma das primeiras potências do futebol britânico. Ramsey ficou no cargo por 41 anos e 9 meses, até 1926; depois, exerceu outros cargos no clube até morrer, em 1934. No ano seguinte, o Aston Villa foi rebaixado pela primeira vez.
O outro treinador lendário igualado por Guardiola neste domingo é Bob Paisley, o inglês com mais títulos da liga inglesa. Auxiliar técnico do mítico Bill Shankly durante 14 anos, Paisley não queria ser o sucessor do amigo.
Depois de muito relutar, ele aceitou o cargo em 1974. O resto é história: em nove anos, foram seis títulos do Campeonato Inglês e três Copas dos Campeões da Europa (atual Champions League). As conquistas mudaram o patamar do Liverpool, transformando o gigante inglês em um clube de transcendência mundial.
Guardiola, o novo membro do grupo dos hexacampeões, é o que conquistou os títulos de forma mais rápida: ele só levou oito anos para vencer seis vezes.
O catalão já avisou que vai cumprir o contrato, que termina ao final da próxima temporada, para buscar o sétimo título. Caso consiga, se isolará como segundo maior campeão da Liga Inglesa.
O líder é Sir Alex Ferguson, com 13 conquistas: um número tão impressionante que parece inalcançável. Até mesmo para Josep Guardiola i Sala.
Deixe seu comentário