Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Estrela da Euro, Yamal vai para jogos de carona e não aparece em videogame

Lamine Yamal caminhava olhando para o chão no estacionamento do Estádio Olímpico de Barcelona, quando um grito o assustou. "Lamine! Lamine!" O garoto olhou para os lados, não viu ninguém e continuou andando.

O Barcelona havia acabado de golear o Royal Antwerp por 5 a 0, pela fase de grupos da Champions League. Yamal, aos 16 anos e 68 dias, havia se tornado o segundo jogador mais jovem a estrear pelo torneio.

"Lamine! Aqui em cima!"

Os olhos de Yamal finalmente se voltaram para uma rampa de acesso, ao lado do estacionamento. Um jovem voltou a gritar. "Fica aí, vou dar a volta e te pego".

A cena, presenciada pela reportagem do UOL em setembro de 2023, era insólita: um jogador do Barcelona estava esperando a carona de um amigo para poder voltar para casa. Lamine Yamal, a grande revelação da Eurocopa, não tem permissão para dirigir

A lei na Espanha até abre algumas brechas, como ciclomotores de baixa cilindrada, mas o atacante nunca se interessou. "Ele não pode beber, não pode fumar, não pode dirigir, não pode votar, mas pode colocar uma bola no ângulo", escreveu o jornalista Sid Lowe, no The Guardian, depois do jogo contra a França.

Dani Olmo e Yamal celebram gol da Espanha sobre a França em partida da Eurocopa
Dani Olmo e Yamal celebram gol da Espanha sobre a França em partida da Eurocopa Imagem: Alex Livesey/Getty Images

Cadê a minha cartinha?

A precocidade de Yamal vem carregada de recordes. A lista de "mais jovem a" é longa e inclui feitos com o Barcelona e com a seleção espanhola, em competições como La Liga, a Champions League e a Eurocopa.

Continua após a publicidade

Mas é em pequenos detalhes do cotidiano — como não poder dirigir para o estádio — que fica mais fácil perceber a juventude de Yamal. Ele fará 17 anos no sábado, véspera da final da Eurocopa, contra a Inglaterra.

Uma das histórias mais famosas é a das provas finais da escola, que ele teve de fazer por videoconferência, já na Alemanha, dias antes da estreia contra a Croácia.

Como a maioria dos jogadores, principalmente os mais jovens, Lamine também gosta de jogar futebol no videogame. E aí vem outra mostra prática do quanto ele é jovem: ele não tem uma carta no Ultimate Team, modo de jogo mais popular do EAFC (o antigo Fifa).

Uma fonte da empresa confirmou ao UOL que a restrição acontece por causa da idade: jogadores com menos de 17 anos não podem ter itens no UT. O mesmo aconteceu há 3 temporadas com Youssoufa Moukoko, do Borussia Dortmund.

Os dois "problemas" de Yamal devem ter solução em breve: o governo espanhol estuda a aprovação de uma lei que permitirá que jovens de 16 anos possam dirigir — assim, ele não precisaria esperar mais um ano; e ele será uma das estrelas da próxima edição do EAFC.

Enquanto ainda não pode conduzir o próprio carro ou controlar a si mesmo no videogame, Yamal faz o que todos da sua idade poderiam fazer, mas ninguém nunca tinha feito: é a principal estrela de uma Eurocopa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes