E agora, Vini Jr.? Euro abre disputa e até Carvajal pode levar Bola de Ouro
Melhor jogador da Champions League vencida pelo Real Madrid em maio, Vini Jr. terminou a temporada europeia do futebol de clubes como favorito à Bola de Ouro.
Mas o resultado da Eurocopa pode dificultar o caminho do brasileiro rumo ao mais importante prêmio individual do futebol.
No entorno de Vini Jr. o clima é de tranquilidade. Segundo pessoas próximas ao jogador, os prêmios individuais não são prioridade do atacante do Real Madrid; além disso, a avaliação é que os campeonatos de seleções do meio de ano devem ter pouco impacto na votação.
Em seu primeiro torneio como protagonista pela seleção brasileira — a Copa América —, Vini não foi bem: fez apenas um bom jogo contra o Paraguai, e estava suspenso no duelo contra o Uruguai, pelas quartas de final, por ter levado dois cartões amarelos.
Classificação e jogos
Campanha por Carvajal
Na Espanha, cresceu nas últimas semanas uma campanha entre jornalistas e influenciadores para que o lateral-direito Daniel Carvajal, do Real Madrid, seja agraciado com o prêmio.
O argumento é a soma do desempenho entre clube e seleção: ele foi o único titular do clube madrilenho campeão da Champions na equipe espanhola que conquistou o título da Euro — só não jogou a semifinal contra a França, depois de ser expulso nas quartas, diante da Alemanha.
Depois da semifinal contra a França, Carvajal foi perguntado em quem votaria na eleição da Bola de Ouro e afirmou, em tom de brincadeira, que votaria em si mesmo, o que é proibido pelas regras do prêmio.
Outros destaques da Espanha na Eurocopa, como Nico Williams, Dani Olmo, Fabian Ruiz e Lamine Yamal têm uma tarefa mais complicada para convencer os votantes. Todos fizeram boas temporadas em seus clubes, mas sem títulos que possam desequilibrar a balança.
Outro candidato seria Rodri, eleito melhor jogador da Eurocopa e um dos destaques do título do Manchester City na Premier League. Para muitos especialistas, ele poderia ter sido eleito na temporada passada, quando o prêmio ficou com Lionel Messi.
Vice-campeã da Euro, a Inglaterra apresenta dois candidatos de peso no caminho de Vini: Jude Bellingham, também campeão da Champions League pelo Real Madrid; e Harry Kane, vencedor da Chuteira de Ouro na Europa, com 36 gols pelo Bayern de Munique, além de ter marcado 3 gols na Eurocopa.
A temporada de Vini Jr.
O favoritismo de Vini Jr. à Bola de Ouro antes da Eurocopa e da Copa América era grande e justificável. Apesar de ter sofrido duas lesões, o brasileiro fez ótima temporada e brilhou na reta final da Champions League, a 15ª conquistada pelo Real Madrid.
Vini acabou a temporada com 24 gols marcados em 36 partidas oficiais pelo clube espanhol. Na Champions League, foram 6 gols e 4 assistências em dez partidas disputadas.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberA entrega da Bola de Ouro será realizada em Paris, no dia 28 de outubro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.