Brasileiros pelo mundo: Endrick histórico; veja como foram os convocados
Um chute forte, nos acréscimos da vitória sobre o Valladolid, colocou Endrick na história do Real Madrid. Aos 18 anos e 35 dias, o brasileiro se tornou o estrangeiro mais jovem a marcar pelo clube no Campeonato Espanhol — ele deu números finais à vitória por 3 a 0.
A atuação de Endrick ofuscou uma tarde que era para ser de Kylian Mbappé, principal contratação do clube, e que estreava vestido de branco no Santiago Bernabéu. O jovem brasileiro entrou justamente no lugar do francês e marcou pela segunda vez no estádio do clube, onde já marcara também com a seleção, num amistoso em março deste ano.
O Real Madrid começou a partida com três brasileiros convocados por Dorival Júnior, na sexta-feira, entre os titulares: Éder Militão, Vini Jr. e Rodrygo. O zagueiro foi quem se saiu melhor, dando inclusive a assistência para o segundo gol, marcado por Brahim Díaz.
Vini Jr. e Rodrygo mostraram que ainda estão em fase de adaptação às mudanças do time e apareceram menos que de costume. Ainda assim, Vini fez a jogada mais bonita da partida, que acabou com cruzamento para Mbappé e uma finalização plástica, mas que acabou nas mãos do goleiro; Rodrygo participou da jogada ensaiada que terminou no gol de Valverde, que abriu o placar.
Savinho encanta em goleada do City
Em sua segunda partida como titular do Manchester City, Savinho mostrou que pode ser uma referência ofensiva do time comandado por Pep Guardiola. O jogo na primeira etapa passou quase sempre pelos pés do brasileiro, que teve influência direta em dois gols na vitória de virada por 4 a 1 sobre o Ipswich Town.
Ele sofreu o pênalti convertido por Haaland no primeiro gol e roubou a bola que acabou nos pés de Kevin De Bruyne no lance do segundo. Além da incidência no placar, Savinho foi importante para criar espaços e desafogar o time, quando o ataque parecia sem ideias de como furar o bloqueio adversário.
Outro convocado do City, o goleiro Ederson teve atuação mais discreta. Diante de um rival que pouco atacou, ele terminou o jogo sem uma única defesa. Na jogada do gol do Ipswich, viu a bola passar por entre suas pernas e rolar lentamente para cruzar a linha.
Outros convocados na Europa
Alisson teve boa atuação na vitória do Liverpool sobre o Brentford, por 2 a 0. O goleiro fez uma defesa difícil em uma cabeçada de Jensen, quando a vantagem dos Reds era de apenas um gol.
Recém-contratado pelo Borussia Dortmund, Yan Couto foi reserva na estreia da Bundesliga. O lateral-direito não entrou em campo na vitória por 2 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt.
Lucas Beraldo também não entrou em campo na goleada do PSG sobre o Montpellier, por 6 a 0. Marquinhos foi titular e capitão do clube parisiense, dividindo o miolo da defesa com o equatoriano Willian Pacho.
Wendell começou na reserva na vitória do Porto sobre o Rio Ave, por 2 a 0. Curiosamente, o titular foi Wenderson Galeno, já convocado por Dorival como ponta. O lateral-esquerdo da seleção entrou aos 23min da segunda etapa.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberAgora capitão do Newcastle, Bruno Guimarães jogou do início ao fim no empate por 1 a 1 contra o Bournemouth, pela segunda rodada da Premier League. Ele foi um dos destaques da equipe do norte da Inglaterra no duelo.
Outro volante da seleção na Premier, João Gomes foi titular do Wolverhampton na derrota por 6 a 2 para o Chelsea. A goleada foi construída no segundo tempo, com três gols praticamente iguais, todos de Noni Madueke.
Lucas Paquetá foi o único meio-campista convocado que saiu com vitória na rodada do Campeonato Inglês. O West Ham venceu o Crystal Palace por 2 a 0, fora de casa, com boa atuação do brasileiro.
Quem também foi titular e viu seu time vencer por 2 a 0 foi o zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal. Ele se destacou nas ações defensivas diante do Aston Villa, em Birmingham, com 3 chutes bloqueados.
Raphinha é destaque no Barcelona
Quem não foi convocado por Dorival Júnior mas brilhou na rodada foi Raphinha, que fez uma de suas melhores partidas pelo Barcelona na vitória por 2 a 1 sobre o Athletic Club. O brasileiro foi titular atuando como meia-atacante e comandou, ao lado de Pedri, as ações ofensivas da equipe.
Foi de Raphinha a jogada que terminou no segundo gol, marcado por Lewandowski. Ele encontrou Pedri pela esquerda, e o canário cruzou para a área; a bola acabou nos pés do polonês, que deu números finais ao jogo.
Com o técnico Hansi Flick, Raphinha tem sido usado mais pelo meio do que pelas pontas. Foi a forma que o alemão encontrou de montar o time com ele e Lamine Yamal juntos. O ponta-direita de 17 anos, um dos destaques da Eurocopa, tornou-se titular absoluto nesta temporada.
Deixe seu comentário