Dez perguntas e dez respostas sobre o novo (e confuso) formato da Champions
A Uefa Champions League, principal torneio de clubes da Europa, mudou radicalmente seu formato para a temporada 2024-25. São tantas alterações que, na prática, trata-se de um novo campeonato, diferente também de tudo que já se viu em eventos da Fifa e da própria Uefa.
O sorteio dos adversários da "fase de liga" — a grande novidade do regulamento — acontece às 13h (horário de Brasília) desta quinta-feira (29), no Fórum Grimaldi, em Mônaco.
Para (tentar) ajudar a entender as mudanças, preparamos 10 perguntas e respostas sobre a nova Champions League, a começar pelo primeiro passo: o sorteio dos grupos.
1) Como será o sorteio?
Esqueça os sorteios clássicos, com as bolinhas colocando quatro equipes em oito grupos diferentes. A partir desta temporada, a Champions League tem 36 equipes, divididas em quatro "potes" de nove times, dependendo do coeficiente da Uefa (que leva em conta resultados dos clubes nos últimos anos).
O sorteio será feito de forma automática, por inteligência artificial. O sistema computadorizado fará com que cada equipe enfrente oito rivais (dois de cada pote) na primeira fase, chamada de "fase de liga"; serão quatro jogos em casa e quatro fora de casa para cada equipe.
Portanto, aquela cena clássica do presidente de um clube menor fazendo cara de "é, complicou" ao ver a bolinha do Manchester City ou do Real Madrid deixará de existir, já que 36 clubes saberão seus adversários ao mesmo tempo.
2) O que é a fase de liga?
Com o fim da fase de grupos, a Champions League passa a ter uma espécie de "grupo único", com os 36 times, que pontuam todos em uma mesma tabela de classificação. Resumindo: é como se fosse um campeonato de pontos corridos com 36 equipes, mas com apenas oito rodadas.
3) Quais são os times de cada pote?
Pote 1: Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, PSG, Liverpool, Internazionale, Borussia Dortmund, RB Leipzig e Barcelona.
Pote 2: Bayern Leverkusen, Atlético de Madrid, Atalanta, Juventus, Benfica, Arsenal, Brugge, Shakhtar Donetsk e Milan.
Pote 3: Feyenoord, Sporting, PSV, Dínamo de Zagreb, RB Salzburg, Lille, Young Boys, Estrela Vermelha e Celtic.
Pote 4: Slovan Bratislava, Monaco, Sparta de Praga, Aston Villa, Bologna, Girona, Stuttgart, Sturm Graz e Brest
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receber4) O sorteio terá alguma restrição?
Sim. Clubes do mesmo país não podem se enfrentar na fase de liga. E um clube não pode enfrentar dois rivais do mesmo país.
Um exemplo: o Real Madrid, atual campeão, está no pote 1, e poderia enfrentar o Manchester City em casa e o Borussia Dortmund fora (ambos também do pote 1); a Atalanta em casa e o Shakhtar fora (ambos no pote 2); o Feyenoord em casa e o Sporting fora (ambos no pote 3); e o Monaco em casa e o Sturm Graz fora (ambos do pote quatro).
5) Quantas equipes se classificam na fase de liga?
Ao final das oito rodadas, os oito primeiros classificados garantem vaga nas oitavas de final. Os clubes classificados entre 9º e 24º lugar disputam uma fase de playoff, em mata-mata de ida de volta; quem vencer, avança também para as oitavas.
Os perdedores da fase de playoffs entre 9º e 24º e os clubes classificados entre 25º e 36º na fase de liga estão eliminados da Champions League e de todas as competições europeias na temporada.
6) Então ninguém vai da Champions League para a Europa League?
Exato. O "trânsito" entre competições da Uefa em uma mesma temporada acabou. Até a temporada passada, os terceiros colocados de seus grupos eram realocados na Europa League.
Os terceiros colocados na fase de grupos da Europa League, por sua vez, entravam na Conference League, a terceira competição em importância.
As duas competições de nível inferior da Uefa também terão formato com a "fase de liga".
7) Por que a Uefa mudou o formato?
A entidade alega que, nos últimos anos, a fase de grupos chegava às rodadas finais com a grande maioria dos favoritos já classificados, o que tirava o peso desta fase da competição. A falta de mais confrontos entre times do primeiro escalão também foi identificada pela entidade como um problema.
A partir de agora, haverá confrontos entre clubes de primeiro nível já na fase de liga, e todos os jogos passam a ter importância, já que a classificação final será definida após oito rodadas.
8) Quais as principais críticas ao formato?
A crítica mais constante ao novo formato da Champions League é os clubes são classificados em um formato de liga, porém enfrentando rivais diferentes. Por motivos de calendário, é impossível fazer uma fase em pontos corridos, com todos os times se enfrentando.
O aumento do número de jogos também é uma questão: serão oito na fase de liga contra os seis da fase de grupos, e mais dois para as equipes que forem aos playoffs entre 9º a 24º colocados.
9) Quando a bola vai rolar?
A primeira rodada da fase de liga acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro. A oitava e última rodada, com 18 jogos no mesmo dia, será em 29 de janeiro de 2025.
10) E a final, vai mudar?
Não. A final continua em jogo único, em um sábado. Nesta temporada, está marcada para 31 de maio de 2025, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.