Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Intruso, prodígio e colegas de time: quem ameaça Vini Jr. pela Bola de Ouro

Campeão espanhol e europeu pelo Real Madrid, com direito a atuações decisivas na reta final da Champions League, Vini Jr. é um dos principais candidatos a levar a Bola de Ouro. Mas não é o único.

Na lista de 30 jogadores divulgada nesta quarta-feira pela revista France Football, há pelo menos cinco rivais que têm boas chances de superar o brasileiro.

O prêmio será entregue no dia 28 de outubro, em Paris. Desde 2007, quando Kaká foi premiado, o Brasil está longe do troféu individual mais famoso do futebol.

Mas, afinal, quem são os principais adversários de Vini Jr. na briga pela Bola de Ouro?

Kylian Mbappé, francês, 25 anos - Real Madrid (PSG na temporada passada)

Imagem
Imagem: Denis Doyle/Getty Images

O francês que agora divide o ataque do Real Madrid com Vini Jr. não conquistou nenhum dos grandes títulos que disputou pelo PSG, mas a natureza da votação pode favorecê-lo. O colégio eleitoral é formado por 100 jornalistas, um para cada país top 100 do ranking da Fifa.

Como Mbappé é um dos principais jogadores do mundo dos últimos anos, ele carrega muitos votos por "inércia" — na dúvida, acaba sendo uma "bola de segurança" de eleitores indecisos, já que existe a ideia de que ninguém será criticado por votar nele.

Na temporada 2023-24, o atacante francês defendia o PSG e marcou 44 gols em partidas oficiais pelo clube, um recorde na carreira. Ele foi artilheiro do Campeonato Francês, conquistado pelo time parisiense, mas ficou sem o sonhado título da Champions League: o PSG caiu diante do Borussia Dortmund, na semifinal.

Continua após a publicidade

Pela seleção, Mbappé decepcionou: marcou apenas um gol na Eurocopa, e viu a França cair diante da campeã Espanha na semifinal.

Jude Bellingham, inglês, 21 anos - Real Madrid

Imagem
Imagem: David Ramos/Getty Images

O inglês chegou ao Real Madrid e adaptou-se imediatamente: mesmo sendo meio-campista, tornou-se um dos artilheiros do time e foi o maior responsável pelo título espanhol. Ele marcou 19 gols e deu seis assistências apenas na competição.

Para além do improvável número de gols, Bellingham tornou-se uma liderança do Real Madrid em campo e ganhou status de ídolo já em sua primeira temporada.

Contra o inglês, pesa o fato de ter se machucado em momentos importantes da campanha do título da Champions League. Na reta final do torneio, enquanto Vini fazia gols decisivos, o colega tinha um desempenho apenas regular, às vezes discreto.

Continua após a publicidade

A Eurocopa seria a chance de ganhar pontos na disputa pela Bola de Ouro, mas Bellingham também não brilhou. A Inglaterra chegou à final sem encantar e acabou derrotada pela Espanha por 2 a 1.

Daniel Carvajal, espanhol, 32 anos - Real Madrid

Imagem
Imagem: Reprodução/Instagram

Pode parecer estranho ver Carvajal nesta lista, mas há mais uma explicação. O argumento mais forte é pragmático: o lateral-direito do Real Madrid foi o único jogador titular a conquistar a Champions League e a Eurocopa na temporada passada (o zagueiro Nacho era reserva na seleção espanhola).

Outro argumento é que a temporada de Carvajal foi realmente acima da média — com sete gols e cinco assistências, entre clube e seleção. Ambos se somam a dois desejos antigos: premiar um defensor e um jogador da seleção espanhola.

Em sua história de 67 anos, o prêmio só consagrou três defensores: um goleiro (Lev Yashin), um zagueiro central (Fabio Cannavaro) e um volante (Matthias Sammer). Dar o troféu a Carvajal seria reconhecer um lateral e dar importância aos defensores.

Continua após a publicidade

Na Espanha, há um lobby grande para que o jogador do Real Madrid seja o escolhido: o único espanhol a conquistar a Bola de Ouro foi o atacante Luis Suárez Miramontes, em 1960, quando jogava no Barcelona.

Lamine Yamal, 17 anos, espanhol - Barcelona

Imagem
Imagem: Alex Caparros/Getty Images

O prodígio do Barcelona não parou de bater recordes de precocidade ao longo da temporada 2023-24. Pelo clube e pela seleção, Yamal vai escrevendo a própria história com dribles, ousadia e velocidade, tudo isso embalado por músicas e danças brasileiras.

Ele foi um dos responsáveis por recolocar o Barcelona no mapa da Champions League — o time chegou até as quartas de final, depois de duas temporadas sem passar da fase de grupos.

Mas foi na seleção espanhola que Yamal se colocou como candidato à Bola de Ouro. As atuações do garoto filho de imigrantes africanos na Eurocopa foi histórica: com um gol e quatro assistências, ele abriu o caminho para o título espanhol, participando de gols em todos os jogos da fase eliminatória.

Continua após a publicidade

A tendência, porém, é que Lamine passe por uma espécie de antessala da Bola de Ouro: o Troféu Koppa, dado ao melhor jogador com menos de 21 anos da temporada. Ele é favorito absoluto a receber o prêmio, que em 2023 ficou com Jude Bellingham.

Rodri, 28 anos, espanhol - Manchester City

Imagem
Imagem: Robbie Jay Barratt/Getty

O volante do Manchester City é o único jogador da lista de favoritos que não atua no Campeonato Espanhol. Há quem defenda que ele deveria ter sido premiado na temporada passada, quando marcou o gol do título da Champions League; mas a votação deixou Rodri em quinto lugar, atrás do vencedor Messi, de Mbappé, e dos companheiros de equipe Erling Haaland e Kevin De Bruyne.

Nesta temporada, não há o fator Copa do Mundo — que ajudou a colocar Messi e Mbappé no topo da lista. Dentre os jogadores do City, ninguém foi mais importante que Rodri na temporada 2024-25.

Com Haaland em má fase e De Bruyne machucado em grande parte do ano, o espanhol foi o líder da equipe de Pep Guardiola na campanha do inédito quarto título seguido da Premier League.

Continua após a publicidade

Apesar da campanha ruim do City na Champions League, caindo nas quartas de final para o campeão Real Madrid, o título da Eurocopa coloca Rodri na briga: ele foi um dos pilares da seleção espanhola que reconquistou a hegemonia no continente após 12 anos

A lista dos 30

Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen)
Antonio Rudiger (Real Madrid)
Ademola Lookman (Atalanta)
Lautaro Martinez (Inter de Milão)
Kylian Mbappé (PSG/Real Madrid)
William Saliba (Arsenal)
Hakan Calhanoglu (Inter de Milão)
Bulkayo Saka (Arsenal)
Lamine Yamal (Barcelona)
Dani Carvajal (Real Madrid)
Cole Palmer (Manchester City/Chelsea)
Vitinha (PSG)
Declan Rice (Arsenal)
Harry Kane (Bayern de Munique)
Rodri (Manchester City)
Mats Hummels (B. Dortmund)
Martin Odegaard (Arsenal)
Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
Dani Olmo (RB Leipzig/Barcelona)
Vinicius Jr (Real Madrid)
Toni Kroos (Real Madrid)
Artem Dovbik (SK Dnipro-1/Girona/Roma)
Granit Xhaka (Bayer Leverkusen)
Nico Williams (Ath. Bilbao)
Erling Haaland (Manchester City)
Emiliano Martinez (Aston Villa)
Federico Valverde (Real Madrid)
Phil Foden (Manchester City)
Ruben Dias (Manchester City)
Jude Bellingham (Real Madrid)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.