Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

NFL: times ignoraram dica para evitar quedas em campo da Arena, diz empresa

O primeiro jogo da NFL no Brasil acabou marcado por uma discussão sobre o gramado da Neo Química Arena, depois que o astro do basquete Lebron James usou o X (antigo Twitter) para criticar o campo.

O estádio do Corinthians foi palco do duelo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, na noite de sexta-feira (6). Principalmente no início da partida, jogadores das duas equipes escorregaram durante jogadas de ataque e defesa.

Segundo a empresa que cuida do gramado, o problema poderia ter sido evitado se os atletas tivessem seguido uma dica que lhes foi dada antes do duelo: usar travas diferentes nas chuteiras, para se adaptar ao tipo de grama do estádio.

"Se você observar, o gramado estava firme. Aconteceu no começo do jogo. Mas, uma vez que os jogadores trocaram as travas, o problema deixou de existir. A instrução de usar travas diferentes foi dada antes, e não sei exatamente por que motivo nem todos os jogadores seguiram", disse ao UOL Roberto Gomide, presidente da World Sports, que cuida do gramado da arena do Corinthians.

Saquon Barkley, do Philadelphia Eagles, comemora touchdown anotado durante jogo contra o Green Bay Packers, pela NFL, no Brasil
Saquon Barkley, do Philadelphia Eagles, comemora touchdown anotado durante jogo contra o Green Bay Packers, pela NFL, no Brasil Imagem: Wagner Meier/Getty Images

O executivo explicou que nos últimos meses o gramado foi submetido a testes técnicos, como de tração e densidade, a fim de assegurar as melhores condições para o jogo. Representantes da NFL e das equipes também estiveram presentes e aprovaram a arena.

O gramado da Arena Neo Química tem características diferentes da maioria dos utilizados no futebol americano. Ele é misto: tem uma base sintética e uma cobertura de uma variedade chamada ryegrass. Campos com estas características costumam ser mais rápidos.

"O gramado é muito rápido, e ontem a gente estava úmido, pelo sereno, e ele ficou mais escorregadio. Coisa do jogo, os jogadores trocaram as travas e o jogo correu perfeito. Depois da troca de travas você vê o resultado: os touchdowns, as corridas, foram perfeitos e os próprios jogadores falaram: adaptamos e segue o jogo", acrescentou Gomide.

LeBron James critica estado do gramado da Neo Química Arena durante jogo da NFL
LeBron James critica estado do gramado da Neo Química Arena durante jogo da NFL Imagem: Reprodução/X

Lebron alimentou polêmica

A polêmica sobre o campo da Arena do Corinthians escalou depois que LeBron James publicou o X a mensagem "Cara, esse campo é uma merda". Após a partida, integrantes de de Eagles e Packers evitaram críticas diretas ao gramado.

Continua após a publicidade

"Você não pode escolher o tipo de grama que você joga. Não foi tão ruim. Nós trocamos os cravos das chuteiras. Eu comecei sofrendo, mas depois joguei, mas todos jogamos na mesma grama", disse AJ Brown, dos Eagles.

"Não vou dar desculpa sobre o campo, era o mesmo para os dois lados", afirmou o técnico dos Packers, Matt LaFleur.

Para Roberto Gomide, a crítica de LeBron ao gramado parte da falta de conhecimento sobre o assunto. "É óbvio: a pessoa está de longe, vendo na televisão, começam a escorregar? é normal que se dê essa declaração. É óbvio que ele joga em quadra dura, acredito que não conheça tanto de campo natural", afirmou ao UOL.

Recuperação rápida

A avaliação técnica da World Sports, que cuida da manutenção do gramado da Arena, é que a recuperação acontecerá num ritmo normal, como no intervalo entre dois jogos de futebol.

"Nossa equipe é responsável pela manutenção e varou a noite trabalhando. Existe todo um lado lado todo operacional, da retirada de traves. Agora é retirar as linhas, as marcações, e unir isso o lado agronômico de reparação do gramado", explicou Gomide.

Continua após a publicidade

De acordo com o presidente da empresa, os técnicos já fizeram uma primeira avaliação de que o gramado foi "muito resistente" ao desafio de receber uma partida da NFL, com dinâmicas de jogo diferentes e atletas mais pesados em campo.

"O gramado resistiu mais do que a gente imaginava, até. Quanto ao gramado, estamos tranquilo. Agora é uma questão visual: retirar as linhas, as marcações. Esperamos ter um gramado bem razoável para o jogo de quarta-feira", concluiu.

Na quarta, o Corinthians recebe o Juventude, às 21h (horário de Brasília), pela fase de quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, o time gaúcho venceu por 2 a 1.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes