Sem tirar o pé: Depay tem motivação especial para jogar bem no Corinthians
A contratação de Memphis Depay pelo Corinthians não deixou ninguém indiferente.
Há quem embarque na euforia de ver o clube contar com um jogador de alto nível; outros se escoram na dúvida, devido às lesões recentes; um terceiro grupo faz críticas (pertinentes) sobre a operação financeira que levou o holandês ao Parque São Jorge — algo impensável em uma liga com Fair Play financeiro.
Aos 30 anos, Memphis não vai chegar ao futebol brasileiro a passeio. Não é segredo para ninguém que ele gosta de festas e tem uma personalidade excêntrica, mas também é público e notório que o holandês tem muita qualidade técnica.
No Corinthians, ele tem um motivo grande o suficiente para se manter saudável e em alto nível: o maior objetivo da carreira dele depende do desempenho nos campos brasileiros.
Atualmente com 46 gols, Depay é o segundo maior artilheiro da história da seleção dos Países Baixos — Robin Van Persie, com 50, é o líder da lista, que tem nomes como Denis Bergkamp, Ruud van Nistelrooy e Johan Cruyff.
A obsessão de Memphis com a marca é tão grande que vai virar até documentário: o filme, ainda em fase de produção, contará a saga do jogador na seleção e a busca pelo recorde.
Técnico de olho
Para voltar a ser convocado e marcar os cinco gols que faltam para superar Van Persie, Memphis precisa reconquistar um espaço na equipe do técnico Ronald Koeman.
O atacante ficou fora da lista desta Data Fifa. De acordo com fontes próximas a Depay, o treinador ligou para ele na véspera da convocação para avisar sobre a ausência. A justificativa foi a falta de ritmo — e de um time para jogar.
O time, agora, Depay já tem. Só que ele precisará convencer Koeman de que ainda merece um espaço na equipe laranja. No sábado, o atacante foi ao Phillips Stadium, em Eindhoven, assistir à vitória por 5 a 2 sobre a Bósnia.
Depois do jogo, o treinador admitiu que não conhece a fundo o futebol de clubes do Brasil, mas deu um voto de confiança a Memphis. Na véspera, Koeman havia detonado a transferência de Steven Bergwijn para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, dizendo que o ponta estava fora dos planos.
"Eu critiquei a ida de Bergwijn à Arábia Saudita, mas com Memphis pode ser diferente. O nível da liga brasileira é diferente. Depay ainda poderá ser convocado, mas depende de seu estado físico e do nível de jogo", disse o treinador holandês.
Depay foi um dos principais jogadores da Holanda na Eurocopa: titular em todos os jogos, ele sofreu uma lesão na semifinal contra a Inglaterra.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO caminho de volta, para escrever de vez o nome como artilheiro histórico da seleção, depende do que ele fizer no Corinthians.
Deixe seu comentário