Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Primos-irmãos superam Messi e viram esperança de 'novo Yamal' no Barcelona

Fernández e Fernández. Poderia ser nome de um escritório de advocacia, de uma imobiliária ou de uma (improvável) dupla sertaneja. Mas, entre os torcedores e a diretoria do Barcelona, os dois sobrenomes iguais são sinônimo de esperança.

Antonio Fernández e Guillermo Fernández, ambos de 16 anos, são primos-irmãos e jogam no Barça Atlètic, equipe B do clube catalão. Filhos de duas irmãs que se casaram com dois irmãos, eles são duas das maiores promessas da base — cada vez mais importante em um contexto de poucas contratações.

A equipe titular tem atualmente dois jovens de 17 anos: o ponta Lamine Yamal, que estreou pelo clube aos 15, e o zagueiro Pau Cubarsí.

Toni e Guille, como são chamados no mundo do futebol, já bateram um recorde de precocidade no fim de semana. Ambos marcaram na vitória do Barça Atlètic sobre o Ourense, pela Primeira División RFEF (na prática, a terceira divisão espanhola), tornando-se os dois mais jovens artilheiros da história do time.

Toni e Guille Fernández marcaram gols pelo Barça Atlètic aos 16 anos
Toni e Guille Fernández marcaram gols pelo Barça Atlètic aos 16 anos Imagem: FC Barcelona

Toni, que fez um golaço de voleio, tem 16 anos e um mês; Guille, que marcou em um chute de fora da área, tem 16 anos e dois meses.

Com os dois gols — separados por apenas quatro minutos — os primos-irmãos superaram três jogadores que chegaram ao time principal: o antigo recorde pertencia a Bojan Krkic, que marcou aos 16 anos e 3 meses, em 2006.

O volante Marc Bernal — que começou a temporada 2024-25 como titular do time de Hansi Flick, até se machucar — marcou pelo Barça Atlètic aos 16 anos, 4 meses e 27 dias, em 2023.

O terceiro integrante do pódio histórico até os dois gols dos primos Fernández era ninguém menos que Lionel Messi. Em 5 de setembro de 2004, o craque argentino marcou pela primeira vez com o time B, aos 17 anos, 2 meses e 12 dias, em uma derrota por 2 a 1 para o Girona.

Continua após a publicidade
Atacante, Toni Fernández deve ser convocado por Flick ainda nesta temporada
Atacante, Toni Fernández deve ser convocado por Flick ainda nesta temporada Imagem: FC Barcelona

Primeiras chances

Toni e Guille já estão no radar do time principal. O técnico Hansi Flick abraçou a ideia de usar jogadores jovens e tem recebido respaldo do presidente Joan Laporta e da diretoria do clube.

Os dois primos foram levados pelo treinador para a turnê de pré-temporada nos Estados Unidos e já entraram em campo contra rivais de alto nível.

Toni, que é centroavante, jogou 44 minutos contra o Manchester City e outros três diante do Milan. Guille, meio-campista, esteve em campo por 16 minutos contra o City, 12 diante do Milan, e já sabe o que é disputar um clássico: participou de 26 minutos contra o Real Madrid.

O Barcelona possui um elenco enxuto e tem lidado com lesões de jogadores importantes, o que aumenta a necessidade de jovens no time principal. A expectativa nos bastidores do clube é que ambos sejam relacionados para partidas oficiais ainda nesta temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes