Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Só Endrick marca: como foram os brasileiros na primeira rodada da Champions

O gol de Endrick contra o Stuttgart, na terça-feira (17), foi histórico por vários motivos: foi o primeiro do jogador do Real Madrid no torneio, fazendo dele o goleador mais jovem do clube e do futebol brasileiro na competição.

Além disso, a jogada em si também ficará gravada na memória do torcedor. Com opções de passe para Mbappé e Vini Jr., o garoto de 18 anos preferiu chutar de longe. Coragem que foi recompensada com o 3 a 1 no placar.

Só que o gol que dá esperança ao torcedor brasileiro para o futuro também mostra a preocupação com o presente: ele é filho único. Nenhum outro jogador do país balançou as redes nas 18 partidas da primeira rodada da Champions.

Na temporada passada, mesmo com quatro clubes e duas partidas a menos, a primeira rodada teve cinco gols brasileiros: dois de Casemiro pelo Manchester United contra o Bayern de Munique; dois de Galeno pelo Porto, diante do Shakhtar Donetsk; e um de Gabriel Jesus pelo Arsenal, em duelo com o PSV.

Em 2022-23, há dois anos, foram três: dois de Richarlison pelo Tottenham, contra o Olympique de Marselha; e um de Vini Jr. pelo Real Madrid, contra o Celtic.

Vini Jr, Mbappé, Rodrygo e Bellingham comemoram gol marcado pelo Real Madrid contra o Stuttgart pela Champions League
Vini Jr, Mbappé, Rodrygo e Bellingham comemoram gol marcado pelo Real Madrid contra o Stuttgart pela Champions League Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Outros destaques

Mesmo sem gols além do "corajoso" de Endrick, a primeira rodada da Champions League 2023-24 teve brasileiros em destaque.

Ainda na vitória do Real Madrid sobre o Stuttgart, Rodrygo teve atuação importante e deu a assistência para o primeiro gol, marcado por Kylian Mbappé. Mesmo sem o mesmo holofote das maiores estrelas da equipe, ele continua colaborando com o time de forma regular, especialmente no torneio europeu.

Continua após a publicidade

Na outra ponta, Vini Jr. continua com as dificuldades que vem enfrentando nesta temporada. Diante dos alemães, teve duas boas chances de marcar: deu um chute no travessão e perdeu oportunidade clara após passe de Endrick.

Gabriel Jesus e Djimsiti em ação durante jogo entre Arsenal e Atalanta pela Champions League
Gabriel Jesus e Djimsiti em ação durante jogo entre Arsenal e Atalanta pela Champions League Imagem: Stefano Guidi/Getty Images

A Juventus venceu o PSV também por 3 a 1, com dois brasileiros em campo. Bremer confirmou na Champions a vaga de titular que já ocupava no Campeonato Italiano. O time levou o primeiro gol da temporada, mas o zagueiro brasileiro manteve ótimo nível. Danilo, lateral-direito e capitão da seleção, entrou na segunda etapa como zagueiro, substituindo o lesionado Gatti.

Outro lateral de origem que já se acostumou a jogar como zagueiro é Matheus Reis, do Sporting. Contra o Lille, ele começou na reserva, mas teve de ir a campo depois da lesão de Gonçalo Inácio. O brasileiro deu conta do recado e ajudou na vitória por 2 a 0, no José Alvalade.

Time com mais brasileiros na Champions League, o Shakhtar Donetsk começou o duelo contra o Bologna com o lateral-esquerdo Pedrinho e o ponta Eguinaldo como titulares — além de mais quatro no banco: os atacantes Pedrinho e Newerton, o meio-campista Marlon Gomes e o lateral-direito Vinícius Tobias. O time ucraniano foi à Itália e ficou no 0 a 0 com o Bologna.

Na quarta-feira (18), dois jovens defensores de seleção brasileira tiveram poucos minutos em campo: Beraldo entrou nos acréscimos da vitória do PSG (1 a 0) sobre o Girona, e Yan Couto saiu do banco aos 42 da segunda etapa na vitória do Borussia Dortmund (3 a 0) sobre o Club Brugge, da Bélgica.

Continua após a publicidade

O último dia da primeira rodada teve um duelo de brasileiros em Monaco x Barcelona: Vanderson viu seu time vencer a equipe de Raphinha por 2 a 1. O lateral-direito fez ótima partida, dando passes para os dois gols, de Akliouche e Ilenikhena.

Raphinha, por sua vez, não manteve o ótimo nível do início da temporada: ele perdeu uma boa chance em cada tempo. No primeiro, foi desarmado; no segundo, chutou em cima do goleiro.

Com o trio de Gabréis — Magalhães, Jesus e Martinelli — como titular, o Arsenal não saiu do 0 a 0 com a Atalanta. E o resultado poderia ter sido pior: o goleiro David Raya defendeu cobrança de pênalti de Retegui e, no rebote, fez nova defesa. Entre os brasileiros, o melhor do trio foi Gabriel Magalhães, com boa atuação defensiva: o time sofreu apenas um gol nos últimos cinco jogos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.