Só Endrick marca: como foram os brasileiros na primeira rodada da Champions
O gol de Endrick contra o Stuttgart, na terça-feira (17), foi histórico por vários motivos: foi o primeiro do jogador do Real Madrid no torneio, fazendo dele o goleador mais jovem do clube e do futebol brasileiro na competição.
Além disso, a jogada em si também ficará gravada na memória do torcedor. Com opções de passe para Mbappé e Vini Jr., o garoto de 18 anos preferiu chutar de longe. Coragem que foi recompensada com o 3 a 1 no placar.
Só que o gol que dá esperança ao torcedor brasileiro para o futuro também mostra a preocupação com o presente: ele é filho único. Nenhum outro jogador do país balançou as redes nas 18 partidas da primeira rodada da Champions.
Na temporada passada, mesmo com quatro clubes e duas partidas a menos, a primeira rodada teve cinco gols brasileiros: dois de Casemiro pelo Manchester United contra o Bayern de Munique; dois de Galeno pelo Porto, diante do Shakhtar Donetsk; e um de Gabriel Jesus pelo Arsenal, em duelo com o PSV.
Classificação e jogos
Em 2022-23, há dois anos, foram três: dois de Richarlison pelo Tottenham, contra o Olympique de Marselha; e um de Vini Jr. pelo Real Madrid, contra o Celtic.
Outros destaques
Mesmo sem gols além do "corajoso" de Endrick, a primeira rodada da Champions League 2023-24 teve brasileiros em destaque.
Ainda na vitória do Real Madrid sobre o Stuttgart, Rodrygo teve atuação importante e deu a assistência para o primeiro gol, marcado por Kylian Mbappé. Mesmo sem o mesmo holofote das maiores estrelas da equipe, ele continua colaborando com o time de forma regular, especialmente no torneio europeu.
Na outra ponta, Vini Jr. continua com as dificuldades que vem enfrentando nesta temporada. Diante dos alemães, teve duas boas chances de marcar: deu um chute no travessão e perdeu oportunidade clara após passe de Endrick.
A Juventus venceu o PSV também por 3 a 1, com dois brasileiros em campo. Bremer confirmou na Champions a vaga de titular que já ocupava no Campeonato Italiano. O time levou o primeiro gol da temporada, mas o zagueiro brasileiro manteve ótimo nível. Danilo, lateral-direito e capitão da seleção, entrou na segunda etapa como zagueiro, substituindo o lesionado Gatti.
Outro lateral de origem que já se acostumou a jogar como zagueiro é Matheus Reis, do Sporting. Contra o Lille, ele começou na reserva, mas teve de ir a campo depois da lesão de Gonçalo Inácio. O brasileiro deu conta do recado e ajudou na vitória por 2 a 0, no José Alvalade.
Time com mais brasileiros na Champions League, o Shakhtar Donetsk começou o duelo contra o Bologna com o lateral-esquerdo Pedrinho e o ponta Eguinaldo como titulares — além de mais quatro no banco: os atacantes Pedrinho e Newerton, o meio-campista Marlon Gomes e o lateral-direito Vinícius Tobias. O time ucraniano foi à Itália e ficou no 0 a 0 com o Bologna.
Na quarta-feira (18), dois jovens defensores de seleção brasileira tiveram poucos minutos em campo: Beraldo entrou nos acréscimos da vitória do PSG (1 a 0) sobre o Girona, e Yan Couto saiu do banco aos 42 da segunda etapa na vitória do Borussia Dortmund (3 a 0) sobre o Club Brugge, da Bélgica.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO último dia da primeira rodada teve um duelo de brasileiros em Monaco x Barcelona: Vanderson viu seu time vencer a equipe de Raphinha por 2 a 1. O lateral-direito fez ótima partida, dando passes para os dois gols, de Akliouche e Ilenikhena.
Raphinha, por sua vez, não manteve o ótimo nível do início da temporada: ele perdeu uma boa chance em cada tempo. No primeiro, foi desarmado; no segundo, chutou em cima do goleiro.
Com o trio de Gabréis — Magalhães, Jesus e Martinelli — como titular, o Arsenal não saiu do 0 a 0 com a Atalanta. E o resultado poderia ter sido pior: o goleiro David Raya defendeu cobrança de pênalti de Retegui e, no rebote, fez nova defesa. Entre os brasileiros, o melhor do trio foi Gabriel Magalhães, com boa atuação defensiva: o time sofreu apenas um gol nos últimos cinco jogos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.