Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Técnico virtual: como seria a seleção brasileira convocada por um videogame

Reclamar do técnico da seleção é um dos esportes mais populares do Brasil. Atual ocupante do cargo, Dorival Júnior é o alvo da vez e, nesta sexta-feira, convoca 23 nomes para os duelos contra Chile e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Seja qual for a lista, é impossível que ela seja unanimidade. Afinal, o técnico da seleção brasileira é humano, tem seus próprios gostos e preferências.

Mas, e se a seleção brasileira fosse convocada por um videogame? Nesta sexta-feira (27), acontece o lançamento mundial do EAFC 25, jogo que desde o ano passado substitui o clássico Fifa. Os mais fanáticos (este colunista incluído) já têm acesso desde o dia 20 deste mês, mas a maior parte do público terá o primeiro contato com o jogo apenas agora.

Então, que tal usar as classificações das "cartas" do modo Ultimate Team — o mais competitivo e popular do EAFC 25 — para escolher os melhores brasileiros de cada posição?

O critério é simples: os jogadores com melhor "rating" (uma espécie de nota, baseada em todos os atributos técnicos no jogo) ficam com as vagas na convocação virtual.

Antes de começar, é preciso fazer uma ressalva. Devido a problemas de direitos de imagem, o jogo não conta com times brasileiros. Portanto, é uma seleção 100% de jogadores que atuam fora do país — e sempre com as versões "básicas" das cartas, sem atributos especiais que aparecem no decorrer da temporada do jogo.

Como seria a seleção brasileira, de acordo com as notas do Ultimate Team do EAFC 25
Como seria a seleção brasileira, de acordo com as notas do Ultimate Team do EAFC 25 Imagem: Reprodução

Nos goleiros, nada muda

As avaliações de goleiros do EAFC 25 mostram que o Brasil está mesmo bem servido na posição. Alisson (com nota 89) e Ederson (88) estão entre os melhores do jogo.

Continua após a publicidade

O goleiro do Liverpool divide a melhor nota dentre todos os goleiros presentes no game com Thibault Courtois (Real Madrid), Gianluigi Donnarumma (PSG) e Marc-Andre Ter Stegen (Barcelona).

O terceiro brasileiro na lista é Bento (80), agora no Al-Nassr, da Arábia Saudita. Os três têm sido os convocados por Dorival Júnior.

O top 5 de goleiros brasileiros tem ainda Matheus (79), do Braga, e Neto (78), atual reserva do Arsenal.

Notas mostram crise nas laterais

O EAFC 25 mostra em suas notas que a crise nas laterais é um problema real e virtual. Somando jogadores que atuam pela direita e pela esquerda, quem tem a melhor avaliação é Danilo (82) — no jogo, ele aparece como zagueiro, mas também pode atuar como lateral-direito.

Ainda na direita, Yan Couto (80), agora no Borussia Dortmund, ocuparia a segunda vaga; na esquerda, os melhores avaliados pelo game são Samuel Lino, do Atlético de Madrid e Carlos Augusto, da Internazionale, ambos com nota 79. Só que, nos dois casos, a posição principal deles é meia-esquerda, já que atuam na segunda linha em times com três zagueiros.

Continua após a publicidade

Carlos Augusto chegou a ser convocado por Fernando Diniz, mas Samuel Lino ainda não foi lembrado por um treinador da seleção brasileira.

Zaga com novidade

Na defesa, o EAFC coloca quatro zagueiros brasileiros com nota igual ou superior a 85 — portanto, entre os mais bem avaliados do jogo.

Marquinhos, do PSG, puxa a fila com 87 de rating. Logo depois, vêm Bremer, da Juventus, e Gabriel Magalhães, do Arsenal, com 86. Bremer, que não vem sendo convocado, leva vantagem no critério de maior números de pontos de atributos no jogo.

Éder Militão, do Real Madrid, é o quarto nome, com 85 pontos. E Lucas Beraldo? O zagueiro do PSG foi pouco agraciado pelo EAFC 25: tem nota 77 e é apenas o 11º brasileiro na lista.

A nota mais baixa de Beraldo se justifica pelo fato de ser a primeira vez que ele aparece no jogo. Outro caso parecido é o de Murillo, ex-Corinthians e hoje no Nottingham Forest, que tem nota 78.

Continua após a publicidade

No meio, Premier League e Neymar

Se Dorival Júnior e a torcida brasileira têm dúvidas sobre a volta de Neymar ao time, o EAFC 25 parece não ter. O camisa 10 leva a maior nota entre os volantes e meias do país, com 87 na edição deste ano (ele chegou a ter nota 92, entre 2017 e 2020).

Mesmo com a queda na avaliação, Neymar ficaria com a vaga de Lucas Paquetá (82) como jogador de criação no meio. O jogador do West Ham seria o reserva da posição.

Entre os volantes, a Premier League continuaria dominando, Bruno Guimarães (85) e Casemiro (84) são os com rating mais alto, mantendo a dupla de Premier League na função. O veterano do Manchester United não tem sido chamado por Dorival.

Os dois reservas, de acordo com o EAFC 25, seriam Douglas Luiz (83), que faz a primeira temporada na Juventus, e Joelinton (82), do Newcastle, que chegou a ser chamado por Ramon ano passado, mas ficou fora das listas recentes.

No ataque, jogo "fecha" com Dorival

Criticado pela falta de gols e criatividade desde a Copa do Mundo, o ataque da seleção brasileira é, no mundo virtual, praticamente o mesmo da vida real.

Continua após a publicidade

Na ponta esquerda, Vini Jr. é o dono da posição no EAFC 25 e na lista de Dorival: no jogo, ele tem nota 90, a mais alta dentre todos os brasileiro. Entre os jogadores homens, apenas Kylian Mbappé, Erling Haaland e Rodri, todos com 91, têm notas mais altas.

No comando do ataque, o brasileiro com nota mais alta é Rodrygo, com nota 86 (já que escalamos Neymar, 87, no meio). Assim, a ponta direita ficaria com Raphinha, destaque do Barcelona na temporada, que tem nota 84.

O trio foi usado por Dorival Júnior nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, além do duelo contra os Estados Unidos e da estreia na Copa América — empate por 0 a 0 com a Costa Rica.

Para a reserva, os três nomes seriam Gabriel Martinelli (nota 83), Gabriel Jesus (82) e uma surpresa: Anderson Talisca, jogador do Al Nassr, da Arábia Saudita, também com 82.

E o Endrick? O jovem atacante do Real Madrid recebeu sua primeira carta no Ultimate Team nesta temporada e, como manda a tradição, tem uma nota baixa: 77.

Goleiros

  • Alisson (89)
  • Ederson (88)
  • Bento (80)
Continua após a publicidade

Laterais-direitos

  • Danilo (82)
  • Yan Couto (80)

Laterais-esquerdos

  • Samuel Lino (79)
  • Carlos Augusto (79)

Zagueiros

  • Marquinhos (87)
  • Bremer (86)
  • Gabriel Magalhães (86)
  • Militão (85)
Continua após a publicidade

Volantes

  • Bruno Guimarães (85)
  • Casemiro (84)
  • Douglas Luiz (83)
  • Joelinton (82)
  • Extra: Fabinho (82)

Meias

  • Neymar (87)
  • Paquetá (82)

Atacantes

  • Vini Jr (90)
  • Rodrygo (86)
  • Raphinha (84)
  • Martinelli (83)
  • Gabriel Jesus (82)
  • Anderson Talisca (82)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes