Brasileiros pelo mundo: fim de tabu de 19 jogos salva ataque de Dorival
Os atacantes convocados por Dorival Júnior na sexta-feira passaram longe de brilhar no fim de semana do futebol europeu. Dos seis jogadores ofensivos que atuam no continente — Rodrygo, convocado como meia, jogou como atacante no Real Madrid — apenas um deles marcou.
Gabriel Martinelli abriu o caminho para a vitória do Arsenal sobre o Leicester (4 a 2), quebrando uma seca de 19 jogos e mais de 6 meses sem balançar as redes.
A rodada europeia teve ainda goleiros entrando numa fria (nem sempre por culpa deles), zagueiro fazendo golaço em clássico e os laterais ganhando espaço e tempo de jogo, um problema em listas anteriores.
Veja como foi o desempenho de todos os convocados que atuam na Europa:
Goleiros
Ederson foi um dos protagonistas, ainda que involuntário, do empate por 1 a 1 entre Manchester City e Newcastle, no sábado. Em uma jogada de um contra um, o goleiro foi superado e fez o pênalti em Anthony Gordon, que o inglês bateu para empatar o jogo. Ele também apareceu com uma boa defesa em chute de Joelinton no primeiro tempo.
Alisson também acabou vítima de um erro dos colegas na vitória do Liverpool por 2 a 1 sobre o Wolverhampton. No gols dos Wolves, após uma lambança da defesa, o goleiro brasileiro ficou vendido, e Ait Nouri marcou.
Bento trabalhou menos e não levou gols. Na sexta-feira, ele foi quase um espectador na vitória do Al-Nassr sobre o Al-Wehda, por 2 a 1. Só que, quando precisou aparecer, ele brilhou: fez ótima defesa em chute do cabo-verdiano Juninho Bacuna.
Laterais
Danilo jogou 90 minutos na Juventus pela primeira vez na temporada. Foi bem na vitória por 3 a 0 sobre o Genoa, atuando pela direita, como lateral de características defensivas, função parecida com a que faz na seleção.
Vanderson foi titular do Monaco na vitória por 2 a 1 sobre o Montpellier. Ficou em campo até os 33min do segundo tempo, quando foi substituído. A atuação foi discreta, mas fechou um mês especial, que teve o primeiro gol na temporada (contra o Auxerre) e as duas assistências diante do Barcelona na Champions League.
Abner voltou ao time titular do Lyon depois de ficar no banco pela Europa League, no meio de semana. Jogou os 90 minutos nos 2 a 1 sobre o Toulouse e teve atuação apenas discreta.
Zagueiros
Gabriel Magalhães continua como referência defensiva do Arsenal. Ele não teve culpa nos dois gols do Leicester, na vitória dos Gunners por 4 a 2, no sábado. Apesar de ambos terem sido marcados em cruzamentos, o primeiro foi no outro lado da área, e o segundo, um golaço de voleio.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberBremer continua como xerife e dono da melhor defesa das ligas europeias. A Juventus chegou a seis jogos sem levar gols no Campeonato Italiano ao fazer 3 a 0 no Genoa, e o zagueiro foi novamente titular e um dos destaques do time. O técnico Thiago Motta tem mudado a escalação nas últimas partidas, mas Bremer, por enquanto, é intocável.
Éder Militão foi o grande protagonista do dérbi madrilenho, em que Atlético de Madri e Real Madrid empataram por 1 a 1. O brasileiro fez o gol que abriu o placar, em finalização precisa após cruzamento de Vini Jr.; mas depois acabou saindo na foto do gol de empate, ao não conseguir parar o argentino Ángel Correa.
Marquinhos chegou a balançar as redes logo aos 4 minutos do duelo entre PSG e Rennes, mas o gol acabou anulado pelo VAR, por impedimento. Depois do terceiro gol do time parisiense, ele foi substituído, com o técnico Luis Enrique já pensando na semana de Champions League. O PSG venceu por 3 a 1.
Meio-campistas
Bruno Guimarães foi novamente importante para o Newcastle no bom empate por 1 a 1 com o Manchester City. Foi do brasileiro o passe para Anthony Gordon sofrer o pênalti que levou ao gol da equipe. Capitão e consolidado na Premier League, Bruno tem como maior desafio levar o mesmo nível à seleção brasileira.
André foi titular do Wolverhampton na derrota por 2 a 1 sobre o Liverpool e jogou os 90 minutos. Apesar da campanha ruim dos Wolves — apenas um ponto em seis jogos —, o ex-jogador do Fluminense tem conquistado seu espaço. Desde a última Data Fifa, ele se consolidou no time de Gary O'Neil.
Lucas Paquetá continua com atuações abaixo da média pelo West Ham. No sábado, ele foi novamente discreto no empate por 1 a 1 com o Brentford. Importante no time e na seleção, o meia passou o mês de setembro em branco, sem marcar gols ou dar assistências; a equipe sofre com a fase ruim: antes do empate, vinha de derrotas para Liverpool (5 a 1) e Chelsea (3 a 0).
Rodrygo foi discreto no clássico madrilenho. Sem Kylian Mbappé, machucado, esperava-se que ele pudesse ganhar mais protagonismo, mas o sistema defensivo do Atlético de Madri anulou o Real Madrid durante grande parte do jogo. No segundo tempo, ainda tentou procurar espaços, caindo pela ponta esquerda. Saiu aos 44min do segundo tempo, para dar lugar ao lateral Fran García.
Atacantes
Vini Jr. chegou ao Metropolitano, casa do Atlético de Madri, sabendo que seria uma noite difícil: vaiado a cada toque na bola, o camisa 7 do Real Madrid não se intimidou. Só que, para calar o estádio do rival, era necessário fazer uma grande partida. E Vini, como toda a equipe de Carlo Ancelotti, não fez. Ainda assim, foi dele a assistência para o gol de Éder Militão.
Savinho ficou no banco do Manchester City no empate por 1 a 1 contra o Newcastle. Depois de ser titular em seus quatro primeiros jogos da Premier League, o ponta-direita entrou apenas aos 36min da segunda etapa no sábado. Ele ainda criou jogadas de perigo, mas não conseguiu mudar a história da partida.
Gabriel Martinelli quebrou um tabu de 19 jogos, que já durava desde 4 de março. Foi o tempo que ele ficou sem marcar um pelo Arsenal. No sábado, ele abriu o caminho para a vitória por 4 a 2 sobre o Leicester e ainda deu a assistência para o segundo gol, marcado por Leandro Trossard.
Endrick chegou a ser apontado como possível titular do Real Madrid no dérbi contra o Atlético, mas Carlo Ancelotti optou por reforçar o meio-campo e colocar Jude Bellingham como falso 9. Endrick só entrou em campo aos 42min da segunda etapa, substituindo Vini Jr. Tocou na bola apenas duas vezes — e, claro, uma delas foi para dar um chute; a bola foi para fora.
Raphinha foi poupado pelo técnico Hansi Flick na derrota do Barcelona sobre o Osasuna, por 4 a 2. O brasileiro começou no banco porque o alemão queria dar descanso ao elenco, mas, com o placar adverso, acabou indo a campo na meia hora final de confronto, mas não conseguiu ajudar a equipe a buscar pontos em El Sadar.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.