Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Zico, Rivaldo, Ronaldinho? Europeus comparam Iniesta a craques brasileiros

Andrés Iniesta, o homem que fez o gol mais importante da história do futebol espanhol, despediu-se do futebol na terça-feira, aos 40 anos. Um raro ídolo do Barcelona que também foi aplaudido nos estádios de Madri — e de todo o país —, o manchego é considerado um gênio pelos espanhóis.

No debate sobre quem foi o melhor jogador espanhol da história, o nome de Don Andrés sempre aparece em destaque. O gol diante da Holanda na final da Copa de 2010 é um argumento de desempate poderoso.

Mas, e se tivermos que comparar Iniesta a um jogador brasileiro, quem ele seria?

A tarefa não é fácil, e a percepção varia de um país para outro, é claro. Por isso, a coluna ouviu cinco jornalistas da mídia europeia para tentar responder à pergunta: quem seria o Iniesta brasileiro?

Antes de abrir o debate, é preciso fazer um aviso: os colegas foram unânimes em dizer que, pelo estilo de jogo, é difícil encontrar uma resposta que seja definitiva, ou mesmo que faça justiça aos dois lados da comparação.

Assim, houve quem tentasse usar como critério a relevância ou o impacto no futebol; ou pinçar alguma característica do espanhol e conectar com um jogador do país pentacampeão mundial.

O resultado é uma colcha de retalhos que mostra bem a admiração que Iniesta provoca — e também o respeito que o futebol brasileiro ainda emana, mesmo em uma das piores fases de sua história.

Gerson e Pelé se abraçam durante jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970
Gerson e Pelé se abraçam durante jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 Imagem: Reprodução/Instagram

"Não vejo nenhum jogador brasileiro que se pareça de imediato a Iniesta. Um nome que me vem à cabeça é Gerson, embora ele fosse canhoto. Sou um dependente emocional do Brasil de 1970, e sempre que vejo algum jogador espacial, tento comparar com aquele time. Por isso, faço a referência a Gerson".
Ramon Besa, El País

Continua após a publicidade

"Zico. Os dois eram diferentes de todos os demais, abriam caminhos que ninguém mais via, com ferramentas e virtudes que só eles tinham".
Sebastian Fest, El Mundo

Zico, do Flamengo, beija a taça da Libertadores
Zico, do Flamengo, beija a taça da Libertadores Imagem: Divulgação/Conmebol

"Iniesta é equivalente ao que seriam Zico ou Sócrates, caso um deles tivesse marcado o gol do título da Copa de 1982. É um jogador que representa uma geração que jogava no mais alto nível, com alegria. Ele é a cara de um estilo de se jogar futebol".
Toni Padilla, Diari Ara

"Temos que deixar de lado a parte de fazer gols, onde ele perde para ambos, mas no jogo de Iniesta dá para ver coisas de Ronaldinho e Kaká. É difícil comparar com um brasileiro, porque sempre vi Iniesta mais europeu, num estilo mais francês, como o de Zidane ou Platini. Se for para escolher um brasileiro, ficaria com Ronaldinho, pela facilidade com que fazia coisas complicadas e superava os rivais".
Roger Xuriach, revista Panenka

Ronaldinho e Rivaldo comemoram gol da seleção brasileira contra a China na Copa de 2002
Ronaldinho e Rivaldo comemoram gol da seleção brasileira contra a China na Copa de 2002 Imagem: Juca Varella/Folha Imagem

"Pensando na qualidade como jogador, acho que estaria num nível como o de Garrincha, Zico ou Rivaldo. Era um jogador elegante, com boa leitura de jogo, que sempre entregava o melhor passe aos companheiros. Se formos pensar no impacto que teve no futebol, está na altura de Neymar ou Ronaldinho. É verdade que Ronaldinho ganhou uma Bola de Ouro, e Iniesta poderia ter vencido em 2010, mas os votos acabaram divididos entre ele e Xavi, e Messi acabou levando".
Florent Torchut, France Football

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes