Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasil faz história na Champions com feito inédito de Vini Jr. e Raphinha

A terceira rodada da Champions League 2024-25 já está na história do futebol brasileiro.

Na terça-feira, Vini Jr. comandou a goleada do Real Madrid sobre o Borussia Dortmund (5 a 2) com três gols; na quarta, Raphinha liderou os 4 a 1 do Barcelona diante do Bayern de Munique com mais três.

O feito é inédito: jamais dois jogadores do país anotaram três gols em partidas de uma mesma rodada do torneio, que ganhou o nome e o conceito atuais em 1992.

Até esta quarta-feira, o menor intervalo entre dois feitos similares de brasileiros era de 16 dias, intervalo entre os dois duelos de Shakhtar Donetsk e BATE Borisov, pela fase de grupos da edição de 2014-15: naquela ocasião, o atacante Luiz Adriano fez cinco gols no dia 21 de outubro e outros três em 5 novembro.

No total, história da Champions League tem registradas 134 partidas em que um jogador anotou pelo menos três gols — em inglês, o termo consagrado é "hat-trick".

O Brasil lidera a lista com 23, já incluídos os da dupla nesta semana. O grupo dos cinco primeiros tem ainda França (17), Argentina e Inglaterra (12) e Portugal (11).

Raphinha comemora gol marcado pelo Barcelona contra o Bayern pela Champions League
Raphinha comemora gol marcado pelo Barcelona contra o Bayern pela Champions League Imagem: Alex Caparros - UEFA/UEFA via Getty Images

Com os três gols marcados, Vini Jr. e Raphinha entram para o clube de brasileiros que já conseguiram o feito. A lista tem nomes consagrados e premiados como Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Adriano e Neymar.

Também integram o grupo Jádson, Grafite, Luiz Adriano, Philippe Coutinho e Lucas Moura, além de outros três brasileiros que ainda estão no futebol europeu: Rodrygo, do Real Madrid, Evanílson, do Bournemouth, e Gabriel Jesus, hoje no Arsenal.

Continua após a publicidade

Duelo de gigantes

Os "hat-tricks" de Vini Jr. e Raphinha foram os primeiros de ambos no maior torneio europeu. A lista de quem mais balançou as redes três vezes no mesmo duelo tem no topo, como não poderia deixar de ser, uma disputa entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Ambos estão empatados na liderança com 8 partidas de três gols. Logo depois, vem Robert Lewandowski, colega de Raphinha no Barcelona, com 6, somando os tempos de Borussia Dortmund, Bayern de Munique e do clube catalão.

Os dois brasileiros com mais "hat-tricks" na Champions League são Luiz Adriano e Neymar, ambos com três. O ex-atacante do Palmeiras tem, ainda, o recorde de mais gols em uma partida, com cinco, em outubro de 2014, contra o BATE Borisov.

A lista de Neymar tem uma partida pelo Barcelona — contra o Celtic, em dezembro de 2013 —, e duas pelo PSG: diante do Estrela Vermelha, em 2018, e contra o Istambul Basaksehir, em 2020.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes