Brasileiros pelo mundo: Raphinha supera Vini, e atacantes salvam na Premier
No duelo mais aguardado do final de semana, com dois brasileiros como protagonistas, Raphinha levou a melhor sobre Vini Jr. O camisa 11 foi um dos destaques da goleada do Barcelona por 4 a 0, no Santiago Bernabéu — deu o passe para o terceiro gol, de Lamine Yamal, e marcou o quarto.
O desempenho de Raphinha no El Clásico fecha uma semana mágica: na quarta, ele já havia marcado três gols na vitória por 4 a 1 sobre o Bayern de Munique, pela Champions League.
O brasileiro é uma das caras da renovação do Barcelona. O time catalão, sob o comando de Hansi Flick, lidera a Liga Espanhola com dez vitórias em 11 jogos e tem seis pontos de vantagem sobre o Real Madrid.
Na equipe madridista, os brasileiros tiveram uma noite para esquecer. Às vésperas do dia em que pode ser consagrado com a Bola de Ouro, Vini Jr. teve uma partida apagada, sucumbindo à marcação adversária. Militão também não foi bem, como toda a defesa do Real Madrid, incluindo uma falha de marcação no gol de cabeça de Robert Lewandowski, o segundo da goleada.
Os outros brasileiros do elenco nem entraram em campo: Rodrygo, lesionado, deve ficar fora por pelo menos mais 10 dias; Endrick, pelo quarto jogo seguido, não saiu do banco de reservas.
Gols salvadores na Premier
Se na Liga Espanhola os brasileiros estiveram no centro das atenções do duelo entre os primeiros colocados, na Premier League eles brilharam nos times mais modestos.
O atacante Evanílson, que já havia se destacado na semana passada na vitória sobre o Arsenal, foi novamente fundamental para o Bournemouth. No sábado, ele marcou o gol do empate por 1 a 1 contra o Aston Villa, aos 51min do segundo tempo.
O ex-jogador do Porto aproveitou cruzamento de Tavernier pela esquerda e tocou de cabeça. O gol foi o segundo de Evanílson pelo clube inglês, justamente na partida em que ele havia perdido a vaga no time titular — só entrou aos 19min da segunda etapa.
Quem também fez gol nos acréscimos para evitar a derrota de seu time foi Matheus Cunha, do Wolverhampton. Ele marcou o gol do empate por 2 a 2 contra o Brighton, fora de casa, aos 48min da segunda etapa.
O gol impediu a sexta derrota seguida da equipe, que é lanterna da Premier League. Apesar da péssima campanha dos Wolves, Cunha faz boa temporada e é o destaque individual do time — ele soma quatro gols em nove rodadas da Liga Inglesa.
Andrey Santos comanda vitória
Na França, o volante Andrey Santos marcou duas vezes na vitória do Strasbourg sobre o Nantes, por 3 a 1. Revelado pelo Vasco, o jogador está cedido ao time francês pelo Chelsea.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberDepois de uma temporada de adaptação, ele já se tornou uma das referências do time: já são cinco gols em oito jogos da Ligue 1.
Paixão mantém boa fase
Na Holanda, Igor Paixão continua em ótima fase no Feyenoord. O brasileiro deu uma assistência na vitória por 2 a 0 sobre o Utrecht, chegando a cinco passes para gol nos últimos cinco jogos.
Revelado pelo Coritiba, Paixão é titular absoluto da equipe de Roterdã e fecha uma semana especial: na quarta-feira, ele havia dado dois passes para gols na vitória sobre o Benfica (3 a 1), em Lisboa, pela Champions League; na sexta, o clube anunciou a renovação do contrato até 2029.
Deixe seu comentário