Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Vini Jr.: Real alega desrespeito para justificar ausência na Bola de Ouro

O Real Madrid tinha um voo fretado reservado para Paris nesta segunda-feira, mas cancelou a viagem horas antes da comitiva do clube embarcar para a premiação da Bola de Ouro, quando soube que o vencedor do troféu principal não seria um de seus jogadores.

Vini Jr. era o favorito dos especialistas e das casas de apostas. O lateral espanhol Daniel Carvajal — campeão da Champions League pelo clube e da Eurocopa pela seleção —, e o inglês Jude Bellingham também estavam cotados.

"Se os critérios do prêmio não premiam Vinícius, esses mesmos critérios deveriam premiar Carvajal. Como isso não aconteceu, é óbvio que a Bola de Ouro e a Uefa não respeitam o Real Madrid. E o Real Madrid não vai onde não é respeitado", disse um porta voz do clube ao UOL.

O prêmio é organizado pela revista France Football e, nesta temporada, também pela Uefa, principal entidade do futebol europeu. Nos últimos anos, o Real Madrid e a Uefa entraram em conflito por causa da proposta, liderada pelo clube espanhol, de criação de uma Superliga; o boicote desta segunda é mais um capítulo na batalha.

A comitiva do Real Madrid rumo a Paris seria composta pelos três concorrentes ao prêmio de melhor jogador da temporada 2023-24 — Vini, Carvajal e Bellingham —, além do presidente Florentino Pérez, do diretor Emílio Butragueño, do goleiro Andriy Lunin (candidato a melhor da posição) e do treinador Carlo Ancelotti, que também concorre a prêmio.

Rodri, do Manchester City, comemora gol contra o Sheffield pelo Campeonato Inglês
Rodri, do Manchester City, comemora gol contra o Sheffield pelo Campeonato Inglês Imagem: Chloe Knott - Danehouse/Getty Images

Com a confirmação do próprio Real Madrid de que nenhum de seus jogadores será premiado, o grande favorito à Bola de Ouro passa a ser o volante Rodri, do Manchester City e da seleção espanhola.

Na temporada passada, Rodri foi o quinto colocado na premiação, vencida por Lionel Messi. Vini Jr. terminou na sexta posição. Na temporada 2023-24, o volante conquistou a Eurocopa com a seleção da Espanha e chegou a 74 partidas em campo (por clube e seleção) sem perder.

Vini Jr., por sua vez, foi a grande estrela da conquista do Real Madrid na Champions League, marcando quatro gols na fase de mata-mata, incluindo um na final contra o Borussia Dortmund. O brasileiro também conquistou os títulos da Liga Espanhola e da Supercopa da Espanha.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.