Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Não é novidade: cabeça de porco já foi estrela em Barcelona x Real Madrid

A cabeça de porco lançada no gramado da Neo Química Arena marcou o dérbi entre Corinthians e Palmeiras, na noite de segunda-feira (4). Mas, por incrível que pareça, não é a primeira vez que algo similar acontece em um clássico.

Em 23 de novembro de 2002, uma cabeça de porco também foi a estrela de um duelo entre Barcelona e Real Madrid, no Camp Nou.

A diferença é que, naquele caso, o lançamento tinha um alvo claro: Luís Figo, que havia trocado o clube catalão pela equipe merengue dois anos antes. O português quase foi atingido por vários objetos ao cobrar um escanteio, incluindo o pedaço de um animal: a cabeça de um leitão, assada, caiu ao lado dele.

Aquele clássico ficou conhecido como "o clássico do leitão do Figo". Nesta terça, os principais sites esportivos espanhóis lembraram do episódio do Camp Nou ao relatar o fato inusitado da Neo Química Arena — o Corinthians venceu por 2 a 0.

Cabeça de leitão no gramado do Camp Nou, em 2002
Cabeça de leitão no gramado do Camp Nou, em 2002 Imagem: Reprodução

O "clássico do leitão" acabou empatado em 0 a 0 e chegou a ser interrompido pelo árbitro Luis Medina Cantalejo durante 15 minutos, sob alegação de insegurança e ambiente hostil nas arquibancadas.

O Barcelona foi punido com o fechamento do Camp Nou por duas partidas, mas recorreu, ganhou o recurso e jamais cumpriu a sanção. Os responsáveis por arremessar a cabeça em campo também nunca foram identificados oficialmente.

A história, na Espanha, acabou ganhando um ar de "folclore futebolístico" e virou a imagem da indignação da torcida do Barcelona contra o que foi considerada uma traição de Figo ao trocar o clube catalão pelo Real Madrid.

Neste ano, em um anúncio de uma empresa de entrega de comida em domicílio, o próprio Figo fez piada com a história: "Para todos que estão com saudade de mim, agora não precisam mais esperar que eu bata um escanteio para comer um leitão", dizia o português na peça publicitária.

Continua após a publicidade
Cabeça de porco foi arremessada no campo da Neo Química Arena durante Corinthians x Palmeiras
Cabeça de porco foi arremessada no campo da Neo Química Arena durante Corinthians x Palmeiras Imagem: ALEX MIRANDA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A cabeça do dérbi

A cabeça de porco que entrou para a história dos dérbis foi lançada no gramado aos 28min do primeiro tempo. Ela caiu próxima à linha de fundo e foi chutada para fora do gramado pelo atacante Yuri Alberto.

"Achei que fosse uma almofada, quase machuquei o pé", disse o jogador do Corinthians em entrevista na saída de campo.

Segundo as primeiras informações da polícia, a cabeça de porco entrou no estádio horas antes do início da partida. Ao menos três pessoas responsáveis pelo episódio já estão sendo investigadas — duas delas já foram identificadas pelas autoridades policiais.

O árbitro Wilton Pereira Sampaio relatou o lançamento da cabeça de porco e de outros objetos na súmula da partida.

Continua após a publicidade

"Informo que aos 28 minutos do 1° tempo de jogo, quando a partida se encontrava paralisada, para a cobrança de um tiro de canto a favor da equipe do Palmeiras, foi arremessado uma cabeça de animal (porco) em direção ao campo de jogo, caindo sobre a
linha de meta", relatou.

O arremesso da peça do animal no campo de jogo é infração definida pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e dada a gravidade da conduta, tende a resultar em perda de mando de jogo para o Corinthians.

A punição, ainda de acordo com o CBJD, poderia chegar a dez partidas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes