Quem é o nerd que colocou Richarlison no banco e tenta derrubar o City
One Piece, Naruto, Demon Slayer, Jujutsu Kaisen, Attack on Titan e Chainsaw Man.
A lista acima tem alguns dos animes — os desenhos animados japoneses — mais populares da atualidade. Mas… o que ela tem a ver com futebol? A resposta está no atacante inglês Dominic Solanke, de 27 anos, do Tottenham e da seleção inglesa.
Solanke é um "nerd" assumido dos animes e tem levado isso para os campos da Premier League. Desde o ano passado, quando estava no Bournemouth, ele começou a homenagear seus personagens preferidos nas comemorações dos gols.
O resultado foram algumas das celebrações mais famosas dos últimos anos do Campeonato Inglês, que têm causado alvoroço na comunidade otaku, como são chamados os fãs de animes e mangás.
A paixão de Solanke é antiga, mas ela só foi levada aos campos da Premier League em outubro de 2023. Ao marcar contra o Wolverhampton, o atacante fez um gesto em referência a Trafalgar Law, personagem do anime One Piece.
As redes sociais foram à loucura: o jogo, entre dois times de meio de tabela da Premier, virou assunto fora da bolha do futebol. O atacante, que até então celebrava seus gols com um gesto de arqueiro, decidiu que era hora de inovar.
"Sou um grande fã de animes. Eu fazia minha comemoração normal de arco e flecha, mas um dia pensei em algo diferente. Eu assisto anima todos os dias. Fiz a comemoração de Trafalgar Law primeiro, e muita gente gostou. Eu me divirto com isso e é legal celebrar de forma diferente" Dominic Solanke, atacante do Tottenham, ao podcast Rising Ballers
Na sequência, vieram homenagens a Luffy, também de One Piece, contra o Newcastle, e mais referências a Naruto, Jujutsu Kaisen e Demon Slayer.
As comemorações coroavam a melhor temporada da carreira de Solanke na Premier League: em 2023-24, ele marcou 19 gols em 38 jogos. O atacante foi o principal artilheiro do Bournemouth e chamou a atenção do Tottenham.
No clube londrino, ele chegou para disputar a posição com Richarlison. As lesões do brasileiro, além de uma fase de poucos gols, acabaram dando vantagem ao inglês.
Desde que chegou aos Spurs, Solanke entrou em campo 15 vezes, marcou seis gols e deu duas assistências; o brasileiro jogou sete partidas, com um gol e uma assistência.
Volta por cima e desafio
As comemorações com referências aos personagens japoneses coincide com a retomada de Solanke na carreira. Criado nas categorias de base do Chelsea, ele foi presença constante nas seleções inglesas de menores, sendo campeão mundial sub-20 em 2017.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberNa época, ele foi contratado pelo Liverpool e chegou a estrear na seleção inglesa principal, num amistoso contra o Brasil — o duelo, disputado em Wembley, acabou em um empate por 0 a 0, e Solanke jogou 15 minutos.
Só que a vida nos Reds não foi fácil. Sem espaço em um ataque com Salah, Mané e Firmino, Solanke passou duas temporadas entre a reserva e o time sub-23. Quando a carreira parecia estagnada, o Bournemouth decidiu apostar no atacante.
No clube do sul inglês, o centroavante voltou a ter chances — e a fazer gols. Na primeira temporada, ele não foi bem e o time caiu. Mas nas duas seguintes, tornou-se um dos principais jogadores da Championship, a segunda divisão inglesa.
Na temporada 2021-22, ele marcou 29 gols na campanha do acesso à Premier League, de onde o clube não saiu mais. A ida para o Tottenham reconduziu a carreira de Solanke, que voltou a ser convocado para a seleção em outubro deste ano e está na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2026.
Neste sábado, Solanke e o Tottenham têm um rival complicado pela frente: o Manchester City, fora de casa, às 14h30 (horário de Brasília).
A equipe de Pep Guardiola vem de seu pior desempenho nos últimos anos, com quatro derrotas seguidas entre todas as competições. Apesar da fase ruim, o time não perde em seu estádio há 52 partidas (incluindo 35 em duelos pela Premier League).
Para aumentar a crise no rival e decretar o pior momento da carreira de Pep Guardiola, o Tottenham precisará fazer uma partida especial. O caminho da vitória passa por um bom desempenho ofensivo — é uma ótima chance para Solanke, o artilheiro que se inspira nos animes, mostrar mais uma vez seus superpoderes.
Deixe seu comentário