Ex-Vasco leva prêmio e tenta superar marca de Messi na MLS: 'Nem acredito'
Lionel Messi está no topo da lista de jogadores que mais fizeram gols e deram assistências na MLS em 2024. Mas o gênio argentino não está sozinho.
O craque tem a companhia de um brasileiro de 23 anos, que faz sua primeira temporada nos Estados Unidos e vive um momento especial na carreira: Gabriel Pec.
Revelado pelo Vasco, o atacante já balançou a rede 17 vezes e deu 15 assistências no ano de estreia pelo LA Galaxy — são 32 participações diretas em jogadas que acabaram em gol.
Messi, estrela do Inter Miami, também chegou às 32 participações: fez 21 gols e deu 11 passes para os companheiros marcarem.
Estar empatado com o camisa 10 argentino já seria um feito e tanto, mas Pec pode ir além.
Neste domingo, às 20h (horário de Brasília), o LA Galaxy enfrenta o Minnesota United, pela semifinal da Conferência Oeste da MLS. Como o Inter Miami caiu nas quartas de final, basta que Pec faça mais um gol ou dê uma assistência para superar Messi.
"Meus amigos me mandam mensagem falando disso, brincando. É um sonho, né? O Messi foi durante muitos anos o melhor jogador do mundo, e estar disputando esses números com ele.... Não tenho nem muito o que falar. Às vezes eu nem acredito", disse Pec, em entrevista ao UOL.
A temporada de estreia de Pec foi reconhecida pela própria liga. Ele ganhou a votação de "contratação do ano", superando Luis Suárez (que marcou 21 gols na Liga pelo Inter Miami), e o argentino Luca Orellano, do FC Cincinnati.
Apesar da chance de superar os números de Messi, o próximo objetivo é coletivo. O LA Galaxy é apontado como um dos favoritos ao título, e não é pra menos: na primeira rodada dos playoffs, o time da Califórnia atropelou o Colorado Rapids, com goleadas de 5 a 0 em casa e 4 a 1 no campo do adversário. Pec deu duas assistências no primeiro jogo; no segundo, fez um gol e deu um passe.
"Chegar e já brigar pelo título é algo impressionante, eu fico muito feliz por isso. A gente foi muito bem na primeira rodada, fizemos 9 gols, mas não podemos deixar isso entrar na nossa cabeça. O jogo deste domingo vai ser muito difícil, é um adversário que evoluiu durante o campeonato e se defende muito bem", explica Pec.
Cadê o Messi?
A partir das semifinais da Conferência, os duelos dos playoffs da MLS são em jogo único. Sendo assim, o LA Galaxy está a três partidas do título, que não vem desde 2014. Gabriel Pec prefere não pensar muito nos adversários que podem vir pela frente, mas admite: a queda precoce do Inter Miami, de Messi, adiou um sonho.
"Eu queria jogar contra eles novamente, agora que já estou mais adaptado. Porque quando joguei, era minha estreia, entrei no segundo tempo. Então fiquei triste, porque queria pelo menos apertar a mão do Messi, tirar uma foto com ele. Mas creio que teremos outras oportunidades", afirma o atacante.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberUma outra oportunidade que Gabriel Pec espera é a de voltar a vestir a camisa da seleção brasileira. Antes de chegar ao LA Galaxy, ele disputou o Torneio Pré-Olímpico, na Venezuela.
O desfecho não foi o esperado, com a seleção sem a vaga em Paris, mas a esperança de ser visto por Dorival Júnior existe.
"Hoje em dia o futebol é observado por todos. Todo mundo pode ver todas as ligas, né? Eu acho que a MLS não tem tanta visibilidade ainda, mas acho que os treinadores da seleção estão de olho, porque eles procuram o que é melhor para a seleção", conclui.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.