Brasileiros pelo mundo: Marta é campeã, Pec supera Messi e Cunha dá show
Foi nos Estados Unidos — e não na Europa, como de costume — que os brasileiros (e brasileiras) brilharam na rodada de fim de semana do futebol internacional.
O grande destaque não poderia ser outro: Marta, a Rainha, que conquistou seu primeiro título da NWSL, a principal liga feminina do país em que mais mulheres praticam o esporte.
A camisa 10 levantou o primeiro título da história do Orlando Pride após vitória por 1 a 0 sobre o Washington Spirit, no sábado. O gol da vitória foi marcado pela zambiana Barbra Banda, após passe da brasileira Angelina.
Aos 38 anos, Marta coloca em sua galeria o título da liga nacional de clubes mais forte do mundo.
Além dos troféus individuais (6 prêmios de melhor do mundo pela Fifa) e das conquistas com a seleção (dois Pan-Americanos, três Sul-Americanos, um vice-mundial e três pratas olímpicas), a Rainha conquistou a Champions League feminina (2003-04, com o Umea) e a Copa Libertadores (2009, com o Santos.)
Gabriel Pec supera Messi na MLS
Quem também tem feito história nos Estados Unidos nesta temporada é Gabriel Pec. O ponta revelado pelo Vasco marcou duas vezes na goleada do LA Galaxy sobre o Minnesota United, por 6 a 2.
Com os dois gols, Pec chegou a 19 na temporada, além de 15 assistências. Com 34 participações diretas em gols, ele supera ninguém menos que Lionel Messi (32: 21 gols e 11 assistências) como jogador mais decisivo da liga norte-americana.
O próximo desafio do La Galaxy será a final da Conferência Leste, contra o Seattle Sounders, que superou o favorito LA FC por 2 a 1, na prorrogação. No Oeste, a final da conferência terá Orlando City x New York RB.
Show de Matheus Cunha na Premier League
Longe do topo da tabela da Premier League e ignorado por Dorival Júnior nas listas da seleção brasileira, Matheus Cunha continua fazendo uma temporada especial no Wolverhampton.
No sábado, ele foi o grande responsável pela vitória por 4 a 1 sobre o Fulham, de virada, na casa do rival. Cunha marcou dois gols e deu assistência para João Gomes balançar as redes.
Os lances dos gols do atacante mostram o nível que ele atingiu na atual temporada, apesar da campanha ruim dos Wolves. No primeiro, Cunha recebeu lançamento de 60 metros de Mario Lemina, dominou na corrida e finalizou; no segundo, bateu de chapa, no ângulo, da entrada da área.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberA vitória — apenas a segunda do Wolverhampton na Premier League — tirou o time da zona de rebaixamento.
Dupla vive calvário do City
Cada vez mais consolidados na seleção de Dorival Júnior, o goleiro Éderson e o ponta Savinho têm vivido de perto o calvário do Manchester City, que foi goleado pelo Tottenham em casa (4 a 0) chegou à quinta derrota seguida — algo inédito na carreira de Pep Guardiola como técnico.
No duelo de sábado, em Manchester, Éderson não teve culpa nos gols dos Spurs; na verdade, ele evitou um desastre ainda pior, com três defesas.
No ataque, Savinho teve uma boa chance quando o City perdia por 2 a 0, mas parou no goleiro Guglielmo Vicario. O ponta já disputou 16 partidas com o City em todas as competições e ainda não marcou um gol; ele soma quatro assistências.
Raphinha brilha, mas Barcelona falha
Na Espanha, Raphinha voltou a ser destaque no Barcelona. O brasileiro marcou o gol que abriu o placar contra o Celta, em Vigo, e criou a jogada para Robert Lewandowski fazer o segundo.
Só que a boa atuação não foi suficiente para garantir a vitória dos catalães: o Celta empatou nos minutos finais, e o duelo terminou em 2 a 2. Raphinha foi eleito o melhor jogador da partida, mas deixou o campo irritado com o resultado — os dois pontos podem fazer falta na briga pelo título.
Vini vira garçom e resgata Mbappé
O Real Madrid aproveitou-se do tropeço do Barcelona para reduzir a diferença para quatro pontos (e um jogo a menos), vencendo o Leganés por 3 a 0, em Butarque. Com Éder Militão fora da temporada e Rodrygo ainda se recuperando de lesão, Vini Jr. foi o único brasileiro titular na equipe merengue e teve atuação destacada.
O camisa 7 não marcou gols, mas deu assistência para Kylian Mbappé abrir o placar. O francês não marcava desde 19 de outubro e foi alvo de críticas nas últimas semanas; além do desempenho abaixo da média no clube, ele não foi convocado para a seleção francesa.
Éderson marca, e Atalanta impressiona
O Campeonato Italiano é atualmente a liga mais equilibrada na elite europeia. Parte disso deve-se à campanha de equipes que não costumam estar na briga direta pelo título, como a Atalanta.
No sábado, a equipe de Gian Piero Gasperini venceu o Parma fora de casa por 3 a 1, chegando ao sétimo triunfo seguido. O meio-campista Éderson, titular absoluto, esteve em campo durante os 90 minutos e marcou o segundo gol.
Em sua terceira temporada no clube, o ex-jogador do Corinthians tornou-se peça fundamental do esquema do técnico italiano, sendo importante no ataque e na defesa.
Deixe seu comentário