Brasileiros pelo mundo: atacante entra para a história, e Ederson é barrado
A rodada do fim de semana da Premier League teve um brasileiro quebrando recorde: o atacante Evanílson sofreu três pênaltis na visita do Bournemouth ao Wolverhampton.
Foi a primeira vez na história da liga inglesa que um mesmo jogador provocou três penalidades máximas em um mesmo jogo.
O holandês Justin Kluivert — filho do lendário Patrick Kluivert — acertou as três cobranças. O Bournemouth venceu por 4 a 2, chegando a 18 pontos. O clube do sul inglês está na 13ª posição e vai cumprindo com tranquilidade a tarefa de garantir a permanência na elite.
Ederson é barrado em derrota do City
No principal jogo da rodada, outro brasileiro foi protagonista, mas por um motivo bem diferente. O goleiro Éderson perdeu o posto de titular do Manchester City para o confronto contra o Liverpool.
O alemão Stefan Ortega foi o escolhido por Pep Guardiola, que alegou precisar "mudar alguma coisa" no time. Não deu certo: o City perdeu por 2 a 0 (Gakpo e Salah) e chegou a quatro derrotas seguidas na Premier League.
Outro brasileiro que começou no banco foi Savinho. O ponta-direita entrou na segunda etapa, já com o placar desfavorável, e não conseguiu ajudar em uma possível reação dos Citizens.
O Liverpool terminou a rodada com 34 pontos, nove à frente de Arsenal e Chelsea. O City é o quinto, com 23.
Magalhães marca de novo
No sábado, vice-líder Arsenal foi até o Estádio Olímpico de Londres e atropelou o West Ham, por 5 a 2. O zagueiro Gabriel Magalhães marcou o gol que abriu o caminho para a vitória, em cabeçada após cobrança de escanteio.
Foi o segundo gol de Magalhães na semana: na terça, ele também havia marcado na goleada por 5 a 1 sobre o Sporting, em Lisboa, pela Champions League. Com quatro gols na temporada, o zagueiro já supera o registro do curso passado, quando balançou as redes três vezes.
Raphinha não salva o Barcelona
Na Liga Espanhola, o Barcelona voltou a decepcionar, desta vez em casa, diante do Las Palmas. Líder e amplo favorito diante de um rival que luta para não cair, o time catalão perdeu por 2 a 1, com direito a "lei do ex" dupla: Sandro Ramírez marcou o primeiro gol e o goleiro Jasper Cillessen fez sete defesas.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberÚnico brasileiro em campo, Raphinha foi um dos poucos pontos positivos do time comandado por Hansi Flick: ele marcou o gol do Barcelona e levou perigo em pelo menos outras três ocasiões, mas esbarrou na grande atuação de Cillessen e em um Robert Lewandowski pouco inspirado.
Real Madrid vence na volta de Rodrygo
Recuperado de uma lesão muscular, Rodrygo voltou ao time do Real Madrid na vitória por 2 a 0 sobre o Getafe, no Santiago Bernabéu. O brasileiro foi titular do ataque, ao lado de Mbappé e Brahim Díaz — Vini Jr. continua afastado por lesão.
Jogando mais centralizado, Rodrygo até participou do jogo, mas quase nunca em posição de finalização. Ele deu apenas um chute em toda a partida, que acabou bloqueado pela defesa. Aos 22min do segundo tempo, o camisa 11 deu lugar a Luka Modric.
Endrick, mais uma vez, não saiu do banco. O jovem de 18 anos tem participado pouco no time de Carlo Ancelotti: desde que voltou da Data Fifa de outubro, ele entrou em apenas três jogos, somando 29min em campo.
Atacante derruba invicto em Portugal
Caiu o último invicto do Campeonato Português. Depois de 11 vitórias seguidas na liga para arrancar a temporada, o Sporting perdeu por 1 a 0 para o Santa Clara, maior surpresa da competição.
O único gol do jogo foi marcado por um brasileiro. O atacante Vinícius ex-Goiás e Botafogo, aproveitou o passe de outro brasileiro, Matheus, para sacramentar a maior surpresa da temporada em Portugal até agora.
Apesar do tropeço, o Sporting ainda lidera com 33 pontos, contra 28 do Benfica e 27 do Porto, ambos com um jogo a menos.
Final da MLS terá duelo brasileiro
As duas maiores cidades dos Estados Unidos estarão representadas na decisão da MLS, ambas com jogadores brasileiros em seus times titulares. As finais de conferência colocaram LA Galaxy e New York RB frente a frente para disputar o título no próximo sábado (7).
O LA Galaxy, que venceu o Seattle Sounders por 1 a 0 para ficar com o título do Oeste, tem como um de seus destaques o ponta Gabriel Pec. Com 19 gols e 15 assistências, ele é o jogador com mais participações em gols na temporada.
O New York RB, por sua vez, superou o Orlando City, também por 1 a 0. A equipe tem em seu elenco o brasileiro Elias Manoel, ex-Grêmio. Mesmo não sendo titular absoluto, ele já marcou 8 gols na temporada da liga.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.