Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Para evitar 'efeito Vini', Fifa fará entrega de prêmios online; veja data

O Fifa Awards, evento de entrega de prêmios da entidade máxima do futebol, será na terça-feira (17). Depois de muito suspense sobre a data e o local da premiação — que substitui o The Best —, a Fifa anunciou que fará uma gala online.

Segundo colocado na Bola de Ouro, Vini Jr. é o representante brasileiro entre os indicados a melhor jogador. Ele concorre com outros 10 jogadores, entre eles Rodri, que o derrotou no Bola de Ouro.

Rodri celebra prêmio do Bola de Ouro; espanhol desbancou Vini Jr
Rodri celebra prêmio do Bola de Ouro; espanhol desbancou Vini Jr Imagem: FRANCK FIFE / AFP

A decisão da Fifa de não realizar um evento presencial tem como base dois pontos: o primeiro, oficial, é a dificuldade para conseguir uma data no calendário nos próximos meses, apertado por causa do Intercontinental e das quatro datas extras da Champions League.

Nos bastidores, sabe-se que outro fator pesou: a ausência do Real Madrid na gala da Bola de Ouro, organizada pela revista France Football, em outubro. O clube espanhol negou-se a mandar uma delegação para o evento depois de saber que Vini Jr. não conquistaria o prêmio principal.

Embora a decisão tenha sido do presidente Florentino Pérez, a ausência acabou atrelada ao brasileiro. O "efeito Vini" acabou criando cenas constrangedoras: o Real Madrid recebeu três prêmios na noite, mas não foi buscá-los no palco: melhor equipe, melhor treinador (Carlo Ancelotti) e artilheiro do ano (Kylian Mbappé).

Robert Lewandowski posa com o troféu do prêmio Fifa The Best em 2021: prêmio foi entregue online
Robert Lewandowski posa com o troféu do prêmio Fifa The Best em 2021: prêmio foi entregue online Imagem: Reprodução/Instagram

Ausência e pandemia

Antes mesmo das cenas do Bola de Ouro deste ano, a gala do antigo The Best já havia sofrido um duro golpe em 2023.

Naquela ocasião, o vencedor Lionel Messi não foi a Londres, onde o evento seria realizado — o argentino preferiu não interromper a pré-temporada que faria com o Inter Miami.

Continua após a publicidade

Em 2020 e 2021 a Fifa já havia realizado a cerimônia de forma online, devido à pandemia de covid-19. Nos dois anos, o prêmio de melhor jogador ficou com o polonês Robert Lewandowski.

Vini Jr tem mais uma chance de ser melhor do mundo
Vini Jr tem mais uma chance de ser melhor do mundo Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Segunda chance de Vini Jr.

O Fifa Awards é a chance de Vini Jr. dar o troco no espanhol Rodri e conquistar um prêmio de melhor do mundo. Na eleição do Bola de Ouro, o brasileiro ficou a 41 pontos do volante do Manchester City (1.170 a 1.729).

Entre 2016 e 2023, quando o prêmio da Fifa chamou-se The Best, nenhum brasileiro conquistou o troféu. Quem chegou mais perto foi Neymar, terceiro colocado em 2017.

O colégio eleitoral do Fifa Awards é bem diferente do painel de votantes do Bola de Ouro. No prêmio da France Football, votam 100 jornalistas, dos países mais bem colocados no ranking da Fifa.

Continua após a publicidade

Já no The Best, a pontuação se divide entre jornalistas, capitães e treinadores de seleções, além do voto popular — que ficou aberto no site do evento durante as últimas semanas.

A lista de indicados ao prêmio de melhor jogador tem Vini Jr., Rodri, Erling Haaland, Jude Bellingham, Kylian Mbappé, Lionel Messi, Daniel Carvajal, Toni Kroos, Federico Valverde, Lamine Yamal e Florian Wirtz.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.