Brasileiros pelo mundo: Vini é pivô de polêmicas, e dupla castiga Liverpool
A rodada do fim de semana na Europa voltou a ter brasileiros como protagonistas nas maiores ligas do continente. Mas o maior destaque não foram os gols, assistências e boas atuações.
Vini Jr., principal jogador brasileiro da atualidade, acabou sendo notícia na imprensa europeia por duas polêmicas em que ele esteve envolvido, durante o empate por 3 a 3 entre Real Madrid e Rayo Vallecano, no sábado.
A primeira aconteceu com a bola rolando. Aos 29min do segundo tempo, Vini foi tocado pelo zagueiro Abdul Mumin dentro da área. O árbitro Martínez Munuera não marcou pênalti, nem consultou o VAR.
O lance causou a indignação de Vini, que reclamou de forma veemente com o juiz e acabou recebendo um cartão amarelo, que o suspende do duelo contra o Sevilla, pela próxima rodada. Em sua TV oficial, o Real Madrid acusou La Liga de "manipulação". Em entrevista coletiva após a partida, o técnico do Rayo, Iñigo Pérez, disse que houve pênalti na jogada.
A segunda polêmica envolvendo o atacante aconteceu após o apito final, na saída de campo. Ainda sob efeito da indignação e do resultado — que impediu o Real Madrid de assumir a liderança do Espanhol.
Provocado pela torcida rival, que gritava "Vini, Bola de Praia" (uma alusão à derrota na Bola de Ouro), o brasileiro fez gestos alusivos a um possível rebaixamento do clube de Vallecas para a segunda divisão. O Rayo é o 13º colocado em La Liga e tem como principal objetivo manter-se na elite.
Rodrygo encerra jejum
O empate entre as duas equipes madrilenhas também foi marcado pelo fim da seca de gols de Rodrygo. O camisa 11 deu passe para o segundo gol, de Jude Bellingham, e marcou o terceiro.
Desde 24 de setembro, na vitória por 3 a 2 sobre o Alavés, o ex-santista não marcava um gol ou dava um passe para um companheiro balançar as redes — eram nove jogos pelo clube e dois pela seleção. No período, ele teve uma lesão muscular.
Agora, Rodrygo soma quatro gols e três assistências em 19 jogos na temporada. Em 2022-23, ele marcou 17 vezes e deu passes para oito gols em 51 partidas.
Vitor Roque comanda vitória
Ainda na Espanha, outro atacante brasileiro brilhou: Vitor Roque marcou de cabeça o primeiro gol do Bétis no 2 a 1 sobre o Villarreal. Foi a primeira vitória do clube andaluz desde 27 de outubro. Além do brasileiro, o argentino Giovani Lo Celso marcou de pênalti.
O gol do atacante saiu após jogada de Abde pela ponta esquerda. O marroquino cruzou, e Vitor Roque concluiu de cabeça, para balançar as redes pela sexta vez com a camisa do time de Manuel Pellegrini.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO ex-jogador do Athletico está emprestado pelo Barcelona e tem como objetivo voltar ao clube catalão, onde teve poucas chances na temporada passada.
Dupla castiga o Liverpool
Na Premier League, o líder tropeçou pela segunda rodada seguida: jogando em casa, o Liverpool não passou de um 2 a 2 contra o Fulham, obra de dois brasileiros da equipe londrina.
Andreas Pereira abriu o placar para a equipe de Craven Cottage aos 11min. Após cruzamento de Antonee Robinson pela esquerda, o meia se esticou para concluir de voleio, superando o goleiro Alisson.
Na segunda etapa, com o placar de 1 a 1, outro ex-jogador do Flamengo apareceu para marcar: o atacante Rodrigo Muniz, que entrou no segundo tempo, aproveitou outro passe de Robinson e, com muita categoria, tocou para superar a defesa dos Reds.
Bruno marca o primeiro na temporada
Ainda na Premier League, o Newcastle goleou o Leicester City por 4 a 0, no sábado. O resultado teve a assinatura de Bruno Guimarães, que marcou de cabeça o segundo gol da equipe de Eddie Howe.
O volante subiu muito para aproveitar uma jogada ensaiada que teve início com cruzamento de Anthony Gordon e seguiu com toque de cabeça de Lewis Hall. Foi o primeiro gol de Bruno na temporada — ele soma três assistências. Em 2022-23, o brasileiro marcou sete vezes e deu dez passes para gols.
Andrey Santos mantém boa fase
Na Ligue 1 também teve brasileiro balançando as redes: Andrey Santos, de 20 anos, marcou o terceiro do Estrasburgo na vitória por 3 a 0 sobre o Le Havre.
O volante chegou a seis gols no Campeonato Francês, mais do que qualquer outro jogador da posição. Emprestado pelo Chelsea, o ex-jogador do Vasco tem sido um dos destaques individuais da campanha do time, 13º colocado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.