Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: Rodrygo brilha sem Vini, e Jesus renasce em 2 jogos

Na primeira rodada de La Liga após ser consagrado melhor do mundo da Fifa, Vini Jr. não jogou: o atacante cumpria suspensão contra o Sevilla por acumular cinco cartões amarelos. Sem o camisa 7, Rodrygo ganhou nova chance como titular.

E, mais uma vez, aproveitou a oportunidade: deu passe para Kylian Mbappé abrir o placar, depois marcou o terceiro gol na vitória por 4 a 2.

Depois de uma fase complicada — com lesões e sem gols —, Rodrygo já soma três partidas seguidas marcando. Ele já havia balançado as redes contra o Rayo Vallecano (3 a 3) no Espanhol e na decisão do Intercontinental contra o Pachuca (3 a 0). No período, o camisa 11 também deu duas assistências.

Outro brasileiro relacionado por Carlo Ancelotti para a partida, Endrick não jogou. O ex-palmeirense ficou no banco de reservas mais uma vez. Nas últimas dez partidas, ele atuou por apenas 53 minutos, sem gols ou assistências.

Jesus renasce

Às vésperas do Natal, Gabriel Jesus voltou a aparecer como goleador no Arsenal. O brasileiro foi destaque na goleada por 5 a 1 sobre o Crystal Palace, com dois gols — foram os primeiros dele na temporada 2024-25 da Premier League. Gabriel Martinelli também marcou,

Os gols de Jesus coroam uma semana perfeita para o camisa 9: na quarta-feira, também contra o Crystal Palace, pela Copa da Liga Inglesa, ele marcou três vezes na vitória dos Gunners por 3 a 2.

Antes dos cinco gols marcados na semana, o atacante tinha balançado as redes apenas uma vez na temporada.

Jesus está fora das convocações da seleção brasileira desde novembro de 2023, na derrota por 1 a 0 para a Argentina no Maracanã, ainda sob o comando de Fernando Diniz.

Continua após a publicidade

Bruno e Cunha em boa fase

Ainda na Inglaterra, outros dois brasileiros consolidaram a boa fase: Bruno Guimarães e Matheus Cunha.

O volante do Newcastle foi um dos líderes do time na goleada por 4 a 0 sobre o Ipswich Town: Bruno deu o passe para o terceiro gol, marcado pelo sueco Alexander Isak.

Foi o terceiro jogo seguido em que ele participou de uma jogada de gol — além disso, nos últimos 5 jogos já são 4 assistências.

Para Matheus Cunha, a rodada também foi especial: o meia-atacante marcou o terceiro na vitória do Wolverhampton sobre o Leicester City, por 3 a 0. Mesmo com a campanha ruim dos Wolves, o brasileiro tem se destacado: já são 9 gols e 3 assistências na Premier League.

Gols na Copa da França

Com a Ligue 1 de recesso, o futebol francês teve a estreia das principais equipes na Copa da França — e os jogadores brasileiros balançaram as redes.

Continua após a publicidade

Lateral-direito da seleção brasileira, Vanderson marcou o segundo gol na goleada por 4 a 1 do Monaco sobre o Union Saint-Jean, equipe da liga regional da Occitânia.

Quem também marcou foi o ponta-esquerda Luis Henrique, ex-Botafogo. Ele marcou e deu duas assistências na vitória do Olympique de Marselha sobre o Saint-Étienne.

Maior destaque brasileiro na temporada francesa, o volante Andrey Santos voltou a balançar as redes. Foi dele o gol que abriu a vitória do Estrasburgo sobre o RC Calais, por 3 a 0.

Revelado pelo Vasco, Andrey atualmente está vinculado ao Chelsea e emprestado ao clube francês. Ele deve voltar ao clube inglês na próxima temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.