Brasileiros pelo mundo: Savinho tira a 'zica' no City; ex-SPFC vira muralha
Demorou, mas saiu o primeiro gol de Savinho pelo Manchester City. Em sua 24ª partida pelo time de Pep Guardiola, o brasileiro enfim balançou as redes. Mais do que isso, ele foi o protagonista na vitória por 2 a 0 sobre o Leicester City.
O resultado, comemorado como um título, colocou fim a uma sequência de cinco jogos sem vitória. Foi apenas o segundo resultado positivo nos últimos 14 jogos — um recorde negativo para Guardiola, um dos maiores e mais vencedores técnicos da história.
Vencedor das últimas quatro edições da Premier League, o City está distante do troféu deste ano: ocupa a quinta colocação, a 14 pontos do líder Liverpool (45 a 31).
Não fosse por Savinho, a situação estaria ainda pior. O brasileiro começou bem a passagem pelo clube e firmou-se no time titular já nas primeiras rodadas da Premier League; depois, como todo o elenco, caiu de rendimento.
No domingo, diante do Leicester, ele mostrou o futebol que o levou ao clube azul de Manchester. Aos 21min, aproveitou rebote de um chute de Phil Foden e, de primeira, abriu o placar. Na comemoração, ele fez o gesto clássico de "tirar a zica" — após muitas chances, finalmente balançou as redes pelo clube.
Apesar da vantagem, o City sofreu muito e só não levou o empate porque a trave e o goleiro Stefan Ortega (titular no lugar de Ederson, lesionado) não deixaram. Aos 29min do segundo tempo, veio o alívio: Savinho recebeu pela esquerda e cruzou na medida para Haaland fechar o placar.
Ex-SPFC brilha em surpresa
Se o City é a grande surpresa negativa da temporada, o contrário pode ser dito do Nottingham Forest: com o 2 a 0 sobre o Everton, a equipe da terra de Robin Hood chegou à quinta vitória seguida e, com 37 pontos, é a vice-líder da competição.
O resultado de domingo foi conquistado graças a mais uma boa atuação defensiva, com destaque para uma cria do São Paulo. O zagueiro Morato teve a dura missão de liderar o setor sem o compatriota Murillo, baixa de última hora por uma lesão muscular, e respondeu à altura.
Morato foi um dos melhores em campo e o destaque da defesa do Forest: jogou durante os 90 minutos, afastou 13 bolas e acertou quatro carrinhos.
Alvo do Palmeiras dá assistência
Um dos grandes sonhos do Palmeiras para janeiro, o meia Andreas Pereira apareceu bem mais uma vez em partida do Fulham. Ele cobrou o escanteio para o primeiro gol do empate com o Bournemouth (2 a 2), marcado de cabeça pelo mexicano Raúl Jiménez.
Foi a primeira assistência de Andreas pelo Fulham na temporada. O meio-campista tem jogado mais recuado e, por isso, os números não se aproximam dos 8 passes para gol em 2022-23. Apesar do interesse do Palmeiras, o Fulham deve fazer jogo duro para liberar o meia antes do fim do contrato.
Pelo Bournemouth, Evanílson — ex-Fluminense e Porto — marcou o primeiro gol da equipe na partida e seu quinto na temporada de estreia na Premier League.
Na mira do Brasil, Danilo não joga
O lateral-direito Danilo, capitão da seleção brasileira, não entrou em campo pelo Juventus no empate por 2 a 2 com a Fiorentina. A partida foi a primeira depois que o clube de Turim colocou o jogador na lista de possíveis negociáveis para janeiro.
Danilo assistiu do banco ao empate, enquanto a defesa da Juve alinhava com Nicolò Savona na lateral-direita, Gatti e Kalulu no miolo da zaga e o volante Weston McKennie improvisado na esquerda.
O experiente defensor interessa ao Napoli, mas também a clubes brasileiros: Santos, Flamengo e Vasco fizeram contatos recentes. Na atual temporada, ele perdeu espaço sob o comando de Thiago Motta — tanto na lateral quanto na posição de zagueiro, deixou de ser titular absoluto.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.