De 'novo Beckham' a fiasco: inglês de R$ 750 milhões termina 2024 sem gols
Quando for fazer suas resoluções de ano novo para 2025, o inglês Jack Grealish, de 29 anos, nem precisa ousar muito: basta dizer que pretende marcar um gol pelo Manchester City, e o ano já terá sido melhor que 2024.
Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, o atacante não balançou as redes uma única vez em partidas oficiais do clube. O último gol de Grealish em um jogo valendo três pontos foi em 16 de dezembro de 2023, num empate por 2 a 2 contra o Crystal Palace, pela Premier League.
Desde então, foram 36 partidas em que ele atuou pelo menos um minuto. No período, ele só balançou as redes uma vez, num amistoso de pré-temporada contra o Barcelona, que não conta para os dados oficiais. Pela seleção, Grealish marcou duas vezes em partidas da Nations League, contra Irlanda e Finlândia, depois de ficar fora da Eurocopa por "motivos técnicos".
Um atacante que não faz gols já seria um problema, mas o caso de Grealish é pior: ele custou ao City 117 milhões de euros (cerca de R$ 750 milhões em valores atuais). Trata-se do jogador inglês mais caro da história e da nona maior transferência de todos os tempos.
A fase terrível coincide com dois momentos distintos do City: no início do jejum, o time comandado por Pep Guardiola venceu o Mundial de Clubes, ainda em 2023; depois, na primeira metade de 2024, o City levou o quarto título consecutivo da Premier League, fazendo história no futebol inglês.
Já nas últimas semanas, a seca do inglês tem ganhado mais destaque porque o time atravessa seu pior momento sob a batuta de Guardiola: é o sexto colocado na Premier League e venceu apenas dois dos últimos 14 jogos.
Projeto de Beckham
Contratado em julho de 2021 como estrela, depois de boas temporadas no Aston Villa, Grealish nunca saiu do papel de coadjuvante no City. Mas, ainda assim, seus números em anos anteriores eram bem melhores que os atuais.
Na temporada 2022-23, quando o time conquistou a Champions League, a Premier e a Copa da Inglaterra, ele marcou 5 gols e deu 11 assistências, sendo um jogador importante na campanha.
O estilo galã de Grealish e as seguidas convocações para a seleção inglesa levaram a imprensa do país — e muitas marcas — a apostarem no atacante como uma espécie de sucessor de David Beckham; nem tanto pelo que fazia dentro de campo, mas pelo potencial comercial fora dele.
A fama de Grealish atravessou a parede entre realidade e ficção: ele é a maior inspiração para o personagem Jamie Tartt, da série Ted Lasso. Um jogador habilidoso, mas que costuma preocupar-se muito com questões estéticas e com a vida de celebridade.
Poucos gols e muita festa
É bem possível que a seca de gols de 2024 se torne a principal marca da passagem do atacante pelo City; mas, antes de passar um ano inteiro sem balançar as redes, ele já tinha ficado famoso pelas festas.
A maior delas aconteceu nas comemorações da conquista da Champions League, em 2023. Sem nenhum pudor de aparecer embriagado nas imagens após o título, ele roubou a cena. Vídeos do jogador "chapado" viraram piada na internet e entre os próprios companheiros de time.
Na atual temporada, Grealish tem perdido espaço. Na vitória sobre o Leicester, no domingo, ele não saiu do banco de reservas. Savinho e Phil Foden foram os titulares. Na seleção, ele tenta se recuperar após a ausência na Euro.
No caso do clube, a receita para recuperar terreno é simples: marcar gols. Mas, olhando para o 2024 de Grealish, talvez não seja tão simples assim.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.