Dá pra voltar? Na Europa, elite ignora 'perfil Neymar' e aposta em jovens
A volta de Neymar ao Santos é vista por parte do entorno do jogador como uma etapa de transição. A ideia seria recuperar a forma física e a felicidade no clube da Vila Belmiro, para depois voltar ao futebol europeu, onde ele jogou entre 2013 e 2023 por Barcelona e PSG.
Só que, entre o sonho e a realidade, existem os fatos: há pelo menos uma década, os principais clubes europeus têm evitado contratar jogadores acima de 30 anos. A situação piora para quem tem um amplo histórico de lesões, o que é o caso do camisa 10 brasileiro, que completará o 33º aniversário no dia 5 de fevereiro.
No Barcelona, o "sonho impossível" de Neymar, o projeto de futuro tem nome e sobrenome: Lamine Yamal. O ponta já é destaque do clube e campeão europeu pela seleção. A boa temporada de Raphinha é vista como uma grata surpresa, Robert Lewandowski ajuda com gols e experiência, mas a aposta da próxima década é no jovem de 17 anos.
Sem a mesma capacidade de revelar seus ídolos em casa, o Real Madrid renovou o elenco à base da observação atenta de jovens ao redor do mundo — foi assim com Vini Jr., Rodrygo, Camavinga, Endrick, Valverde. Depois, foi comprar o jogador que o presidente Florentino Pérez vê como a base do projeto, seu novo Cristiano Ronaldo: Kylian Mbappé.
O Atlético de Madrid, terceira força na Espanha, já tem seu craque veterano no elenco: Antoine Griezmann, 33 anos, ainda é uma das referências do time. Só que a procura por outro líder técnico já começou: em agosto passado, o clube pagou 80 milhões de euros por Julián Álvarez, 24 anos, campeão do mundo com a Argentina.
![Haaland, do City, comemora após marcar contra o Chelsea, pelo Inglês Haaland, do City, comemora após marcar contra o Chelsea, pelo Inglês](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/80/2025/01/25/haaland-do-city-comemora-apos-marcar-contra-o-chelsea-pelo-ingles-1737832067031_v2_450x450.jpg)
Na Inglaterra, o Manchester City empilhou títulos da Premier League sob o comando de Pep Guardiola e a liderança técnica de Kevin de Bruyne. Mas, desde a temporada 2022-23, teve início uma transição. Rodri pode até ser o Bola de Ouro, mas o City já é e será por muitos anos time de Erling Haaland, que já assinou contrato até 2034.
No Liverpool, o cenário é diferente: aos 32 anos, Mohammed Salah ainda é o grande líder do time, que gira em torno dele e lidera a Champions League e o Campeonato Inglês. Mas aqui entra um segundo fator: o egípcio nunca teve uma lesão grave na carreira. Ainda assim, a "era Salah" parece estar chegando ao fim, e o clube deve ir ao mercado procurar um novo protagonista. O brasileiro Rodrygo é um dos favoritos. Ele tem 24 anos.
![Musiala, do Bayern, comemora gol marcado sobre o St. Pauli pelo Campeonato Alemão Musiala, do Bayern, comemora gol marcado sobre o St. Pauli pelo Campeonato Alemão](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/15/2024/11/09/musiala-do-bayern-comemora-gol-marcado-sobre-o-st-pauli-pelo-campeonato-alemao-1731172956821_v2_450x450.jpg)
Na Alemanha, o cenário não muda muito: o Bayern, que hoje celebra os gols de Harry Kane, já tem o caminho aberto para que Jamal Musiala, de 21 anos, seja o próximo protagonista. No Bayer Leverkusen, que renasceu sob o comando de Xabi Alonso, o nome da vez é Florian Wirtz, também de 21 anos.
A lista poderia seguir com o Milan de Rafael Leão, 25 anos, ou a Internazionale de Thuram e Lautaro, ambos com 27, mas não é preciso esticá-la indefinidamente para mostrar que, na elite da Europa, as transferências de jogadores veteranos são raras.
![Van Persie chegou ao United com 29 anos e virou exemplo da mentalidade dos clubes europeus Van Persie chegou ao United com 29 anos e virou exemplo da mentalidade dos clubes europeus](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/2013/09/17/17092013---van-persie-comemora-gol-do-manchester-united-contra-o-bayer-leverkusen-pela-liga-dos-campeoes-1379448891301_v2_750x421.jpg)
O caso Van Persie
"Quando vi que o United contratava Robin van Persie, percebi que Alex Ferguson estava perto de se aposentar".
A frase é de Arsène Wenger, histórico técnico do Arsenal, sobre o mais lendário treinador do Manchester United. Em 2012, o United pagou 30 milhões de euros pelo atacante, então com 29 anos.
A história ilustra bem como funcionam os clubes europeus. O técnico francês achou estranho que Ferguson fosse atrás de um atacante que já se aproximava dos 30 anos. Ali, ele detectou que o escocês já não planejava pensando em longo prazo — Sir Alex tinha urgência por resultados.
De fato, Ferguson se aposentou ao final daquela temporada, com o United campeão e Van Persie artilheiro da Premier League. Nos anos seguintes, o holandês viu sua carreira entrar em declínio na Inglaterra e, em 2015, ele foi para Fenerbahce, da Turquia, já distante do primeiro escalão europeu.
![Manchester United vive em crise há anos; técnico Ruben Amorim barrou Marcus Rashford recentemente Manchester United vive em crise há anos; técnico Ruben Amorim barrou Marcus Rashford recentemente](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/a1/2025/01/27/o-tecnico-ruben-amorim-passando-instrucao-a-marcus-rashford-durante-o-jogo-do-manchester-united-contra-o-fk-bodo-pela-liga-europa-em-novembro-1737980320005_v2_450x450.jpg)
Rotas possíveis
Diante de um cenário em que os principais clubes europeus parecem destinados a apostar em jogadores num outro momento da carreira, Neymar teria dois caminhos a seguir: o primeiro, seria aceitar uma condição de coadjuvante, algo que não condiz com o restante da trajetória do craque brasileiro.
O segundo, ir para um clube que esteja num momento de urgência ou distante dos grandes centros. Uma alternativa no primeiro escalão seria o Manchester United, que vive em turbulência há anos. O preço a pagar seria não ter a certeza de jogar a Champions League, torneio que Neymar sempre disputou enquanto esteve na Europa.
Nesse mesmo perfil de clube está a Juventus, que apostou em Cristiano Ronaldo em 2018, com idade semelhante à de Neymar. Só que, com Thiago Motta no comando, os tempos são outros: o elenco tem média de idade de 24 anos e quatro meses. O lateral Danilo, de 33 anos, deixou a equipe por não estar nos planos do técnico.
Pensar em Neymar numa equipe média das grandes ligas europeias — Everton, RB Leipzig, Lazio ou Sevilla, por exemplo — esbarraria em questões financeiras e esportivas. O entorno do jogador pensa em um retorno à Europa em grande estilo, não em uma volta que significasse redução salarial e perda de relevância.
![Messi e Suárez comemoram gol pelo Inter Miami contra o Philadelphia Union Messi e Suárez comemoram gol pelo Inter Miami contra o Philadelphia Union](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/8c/2024/09/15/messi-e-suarez-comemoram-gol-pelo-inter-miami-contra-o-philadelphia-union-1726401996623_v2_450x450.jpg)
Sendo assim, abrem-se as portas de um outro roteiro, distante da Europa, mas de fácil adaptação aos anseios do jogador e de quem o rodeia: a MLS. Na liga norte-americana, Neymar teria a companhia de estrelas veteranas como Lionel Messi, Luis Suárez, Sergio Busquets e Jordi Alba, todos seus ex-companheiros de Barcelona.
Nos EUA, Neymar seria uma estrela para muito além do futebol. Entraria de cabeça no jet set das celebridades norte-americanas. E não custa lembrar: a Copa de 2026 terá os Estados Unidos como sede principal.
9 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Marcio Ricardo Mira
Kkk Voltar pra Europa?
Fernando Azevedo
O Staff do Neymar sabe muito bem disso. Trata-se, na hipótese, de blefe, para eventual renovação com o Santos ou contrato com outro clube...Normal.
Ricardo Magalhaes Soares
A hipótese de passagem pelo Santos para ir jogar a liga norte-americana me pareceu a mais plausível.