Como brincadeira do filho inspira a temporada de 'Bola de Ouro' de Raphinha
O desempenho de Raphinha na temporada 2024-25 do futebol europeu enterrou todas as dúvidas que havia sobre o brasileiro e o colocou entre os jogadores mais importantes do mundo.
Os números confirmam a narrativa: o camisa 11 do Barcelona entra na fase decisiva dos principais campeonatos com cifras superlativas: são 23 gols marcados e 11 assistências em 32 partidas oficiais pelo clube, divididas entre Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Champions League.
A nova fase tem algumas pistas que confirmam a metamorfose. O cabelo mudou, a carga de treinos com Hansi Flick ficou mais intensa. E, na hora de comemorar, Raphinha também tem inovado: a imagem do brasileiro com um dos joelhos no chão, o braço direito erguido e o indicador esquerdo apontando para as arquibancadas ficou famosa.
O gesto, que já é repetido nos pátios de escolas e parques de Barcelona, surgiu no quintal da casa do jogador, em uma brincadeira com o filho Gael, nascido em maio de 2023.
A brincadeira, claro, envolvia uma bola de futebol. Entre dribles, passes e chutes, o filho criou o gesto; e a "comemoração do Gael" ficou na cabeça do pai.

A primeira vez que Raphinha homenageou o filho foi na goleada por 4 a 1 sobre o Bayern de Munique, quando marcou três vezes. Na comemoração do segundo gol, o gesto inspirado por Gael saiu do quintal de casa e ganhou o mundo.
Naquele jogo, o brasileiro mostrou que o início de temporada avassalador não era por acaso. O "hat-trick" contra um gigante europeu na Champions League era o princípio de um momento especial, que continua mais de três meses depois.
Em Barcelona, entre torcedores, jornalistas e até dirigentes do clube, a sensação é de uma grata surpresa: Raphinha passou de ser o ponta trabalhador, que ajudava na defesa e chegava bem ao ataque a ser tudo isso e mais um pouco.
Com mais liberdade e confiança, passou a ser protagonista. Na mídia espanhola, já é tratado como um sério candidato à Bola de Ouro, dada ao melhor jogador da temporada.
A candidatura ganha força com base em atuações como a da final da Supercopa da Espanha, no início deste ano, quando foi o melhor em campo no atropelo do Barcelona sobre o Real Madrid, por 5 a 2.

O debate ainda é precoce, porque há quatro meses de temporada — os mais importantes — pela frente. Por enquanto, na frieza dos números, Raphinha é o jogador que mais tem participações em gols no time que mais balança as redes na Europa: 34 dos 103 gols do Barcelona tiveram influência direta dele.
E a comemoração de Gael, marca da explosão deste novo Raphinha, continua presente. Na épica virada por 5 a 4 contra o Benfica, no Estádio da Luz, pela sétima rodada da Champions League, Raphinha voltou a homenagear o filho. No domingo, na goleada por 7 a 1 sobre o Valencia, em Montjuic, o gesto se repetiu.
1 comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Mário Mendonça
Por onde passou, Raphinha sempre jogou bem, mas nossa mídia preguiçosa sempre o desdenhou! Arrebentava no Leeds do Louco Bielsa!