Juca Kfouri

Juca Kfouri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

No ar do esporte, mais que aviões de carreira

O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), por desinformação, malícia ou pretensão, apresentou emenda pelega à Medida Provisória que visa fiscalizar os recursos públicos destinados às entidades esportivas.

Diz ele que o faz em nome da autonomia das entidades, talvez por ignorar a decisão do STF que repeliu autonomia como sinônimo de soberania.

O que a MP busca é evitar as velhas práticas que condenaram ao ostracismo, por descuido com recursos públicos, o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Nuzman, e tantos outros cartolas que presidiram as confederações de natação, vôlei, judô etc.

Para surpresa de ninguém, já aparecem, também, pretendentes frustrados à presidência do COB para esgrimirem com ameaças de exclusão do Brasil das Olimpíadas.

Lembram Ricardo Teixeira —- outro de triste memória, mas que, ao menos, não manipulava dinheiro público exatamente para não ser fiscalizado na CBF, lição aprendida com o chefão João Havelange —, que a cada medida legal sobre futebol no Brasil dizia que a FIFA expulsaria o país das Copas do Mundo.

Mas que país é este em que deputado socialista é contra o aumento do rigor na fiscalização?

A explicação deve estar no fato de que Felipe Carreras é aliado de Arthur Lira, o presidente da Câmara dos Deputados que representa o Centrão, que quer o lugar de Ana Moser no ministério do Esporte.

Razão tinha o velho Barão de Itararé ao dizer que havia no ar mais que aviões de carreira.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes