Juca Kfouri

Juca Kfouri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

O Brasil já perdeu da Costa Rica

Brasil e Costa Rica estreiam nesta noite, às 22h, na Copa América, na Globo e no Sportv.

Será o 12º jogo entre ambos, com 11 vitórias brasileiras e uma derrota, por 3 a 0, no Campeonato Pan-Americanos de 1960, disputado na Costa Rica e com o time da antiga CBD representado pela seleção gaúcha, com dois zagueiros que fizeram história no futebol brasileiro: Raul Calvet (1934-2008), no Santos, e Ênio Rodrigues (1930-2001), no Grêmio.

Por três vez as duas seleções se enfrentaram em Copas do Mundo e só em uma dessas vezes a vitória foi fácil, em 2002, por 5 a 2, gols de Ronaldo Fenômeno (2), Edmilson, Rivaldo e Júnior.

Porque na Copa de 1990, o triunfo aconteceu apenas por 1 a 0, a duras penas, gol de Muller, em Turim, aos 33 minutos, e em 2018, na Rússia, por 2 a 0, com o dois gols feitos nos acréscimos, por Philippe Coutinho, aos 91, e Neymar, aos 97.

Portanto, pode até acontecer, mas não espere moleza.

Em 2014, por exemplo, a Costa Rica chegou ao Brasil sem a menor atenção e acabou em primeiro lugar no chamado grupo da morte com três campeões mundiais, a Inglaterra, a Itália e o Uruguai.

Venceu o Uruguai na estreia por 3 a 1, ganhou da Itália por 1 a 0 e empatou sem gols com a Inglaterra.

Nas oitavas superou a Grécia nos pênaltis e só foi eliminada pela Holanda nas quartas, também nos pênaltis, terminando a Copa invicta.

Enfim, não se trata de adversário para vencer, necessariamente, com os pés nas costas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes