Palmeiras e Botafogo agitam as redes sociais antes do grande clássico
Por Alessandro Janoni, Diretor de Pesquisas e Tendências da Imagem Corporativa
A partida entre Palmeiras e Botafogo nesta terça-feira, 26, considerada decisiva para o título do Brasileirão de 2024, deve agitar não só o Allianz Parque em São Paulo, onde o jogo será realizado, como também as redes sociais no país.
Rastreamento realizado entre 24 de outubro e 24 de novembro pela Imagem Corporativa nas plataformas digitais do Facebook, Youtube, Instagram e Twitter/X mostra que os últimos jogos de ambas as equipes elevaram as menções de ambos os times a patamares recordes dentro do período.
Na quarta-feira, dia 20 de novembro, quando o Botafogo empatou com o Atlético-MG e o Palmeiras venceu o Bahia, mantendo-se próximo da liderança, cada um dos times ultrapassou o escore de 4 mil menções diárias. O fenômeno se repetiu no sábado, dia 23, quando a equipepaulista assumiu a ponta do torneio, ao vencer o Atlético-GO e ver o Botafogo empatar com o Vitória.
Quando o assunto é espaço de exposição dos dois times no período de 30 dias, o Palmeiras lidera o Share of Voice com pouca vantagem - 53% contra 47% do Botafogo. O time do Rio, no entanto, tem ligeira margem sobre o rival no quesito imagem - no índice de Tone of Voice que vai de zero (extremo negativo) a 200 pontos (extremo positivo), os cariocas ficam com 125 e os paulistas com 118 pontos.
Ao se filtrar apenas a última semana, o Share of Voice se divide entre as duas equipes, com 50% para cada uma. O índice de imagem do Botafogo fica seis pontos acima da média (131) e o do Palmeiras vai a 129 (11 pontos acima de média), desempenho atribuído ao fato do time paulistater assumido a liderança do campeonato nesse espaço de tempo.
Em número de seguidores das redes sociais, no entanto, o equilíbrio acaba. O Palmeiras tem mais do que o triplo de inscritos em seus canais proprietários - sem eliminar a sobreposição entre as plataformas, alcança aproximadamente 22,8 milhões de fãs contra cerca de 6,2 milhões do Botafogo. Nos últimos seis meses, as redes sociais do Palmeiras apresentaram crescimento de quase 8% no número de seguidores contra uma taxa de aproximadamente 1% das mídias sociais do time carioca.
Deixe seu comentário