O Palmeiras em busca do tetracampeonato inédito
A maior atração deste Paulistinha, que começa hoje às 21h35 com o clássico Palmeiras x Portuguesa, está na tentativa do tetracampeonato inédito no profissionalismo para o Alviverde.
Palmeiras que evitou o tetra do rival Corinthians em 2020, assim como o Corinthians havia evitado o do Santos em 2013.
Como é sabido só houve um tetracampeão paulista, o Paulistano, em 1919, pentacampeonato evitado pelo Palestra.
Em 1925, o paulistano São Bento evitou o tetra corintiano, como o São Paulo fez em 1931 e o Palestra também fez em 1940, para frustrações alvinegras.
O Corinthians é o único quatro vezes tricampeão, e o Palmeiras é o clube que mais vezes impediu o tetra de seus adversários, três vezes, duas com o Corinthians, uma com o Santos, em 1963, o mesmo Santos que, em 1935, ao ganhar seu primeiro estadual, impediu o tetra do Palmeiras.
Três vezes tricampeão, o Santos viu o São Paulo, em 1970, impedir o quarto título seguido.
Vê-se por aí como é difícil ser tetracampeão no campeonato estadual mais antigo do Brasil, desde 1902, agora em sua 135ª edição.
Campeonato que até o fim da década de 1970 era considerado como o mais importante entre os grandes de São Paulo, tanto que três deles, Corinthians, Santos e São Paulo, abdicaram do Campeonato Brasileiro de 1979, para disputá-lo.
Mas eram outros tempos que nada têm a ver com os dias de hoje.
Quem conhece Abel Ferreira sabe que ele não só quer o tetra como deseja apagar 2024 que festejou apenas o tri e, se possível, de maneira invicta.
A Lusa, agora SAF bem inconfiável, terá a vantagem de estar treinando a mais tempo.
Palmeiras x Portuguesa terá transmissão no UOL Play, Record/ CazéTV e NossoFutebol/Zapping.
O blog segue em férias.
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Benedicto Carlos Lorena Guimarães
Campeonatos estaduais, existe coisa mais antiga, chata e atrasada ???
Kleber Barbosa Junior
Esse papo de tri e tetracampeonato é tão inútil como são os inúteis e anacrônicos os estaduais... junto com a "regra do impedimento", os estaduais formam a dupla mais prejudicial do futebol mundial... o triste é q a trágica anulação dos gols pelo ridículo "impedimento" existe no mundo todo... já o estadual é uma praga endêmica q só contamina o futebol brasileiro... com suas preciosas datas roubadas dos torneios nacionais e continentais... e no fim do ano mídia e torcida "culpam" a CBF pelo apertado calendário do futebol brasileiro... quem vai apontar o rei nu ? O bom senso continua de férias o ano todo no futebol brasileiro...
Infor Store
Não vai falar do Corinthians??????