Topo

Marcel Rizzo

Grêmio e Palmeiras são os times que mais jogaram após retomada do futebol

Renato Gaúcho em jogo do Grêmio, time que mais jogou no Brasil pós-retomada - GettyImages
Renato Gaúcho em jogo do Grêmio, time que mais jogou no Brasil pós-retomada Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

28/12/2020 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Grêmio e Palmeiras foram os que mais jogaram no Brasil após a retomada do futebol no país, entre junho e julho — os campeonatos pararam em meados de março por causa da pandemia. Esses dois times, que disputaram seus torneios estaduais e depois Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores fizeram jogos, em média, a cada 3,4 e 3,5 dias, respectivamente.

No início de janeiro, entretanto, o Palmeiras vai "roubar" do Grêmio o posto de clube com calendário mais apertado porque jogará duas vezes na semifinal da Libertadores, frente o River Plate — dias 5 e 12 de janeiro. O técnico Abel Ferreira, que assumiu o Palmeiras em novembro, tem reclamado nas últimas semanas que não tem tempo para treinar o time.

Renato Gaúcho vem poupando atletas no Brasileiro, mesmo com a eliminação na Libertadores para o Santos. O foco está na Copa do Brasil, competição que o clube está em vantagem contra o São Paulo na semifinal ao vencer a primeira partida por 1 a 0 — o segundo confronto será nesta quarta (30), no Morumbi.

O Palmeiras também continua na Copa do Brasil e encara o América-MG, em Belo Horizonte, na quarta-feira. O primeiro jogo terminou 1 a 1 e quem vencer avança à final, com confrontos marcados para 3 e 10 de fevereiro.

Caso o Palmeiras esteja lá e também ganhe a Libertadores, a CBF terá que remarcar essas datas porque o time paulista viajará para disputar o Mundial de Clubes da Fifa do Qatar, que será de 1º a 11 de fevereiro — o campeão sul-americano estreia dia 7 de fevereiro, contra rival a ser definido.

Grêmio e Palmeiras terão folga neste próximo final de semana, já que a CBF decidiu não marcar jogos do Brasileiro para 2 e 3 de janeiro, pós-Réveillon. Mas isso apertará ainda mais o calendário palmeirense, que em janeiro pode fazer nove jogos em 25 dias, caso chegue à final da Libertadores em 30 de janeiro, no Maracanã. Isso dá uma partida a cada 2,7 dias.

NORDESTE COM MUITOS JOGOS

Logo atrás de Grêmio e Palmeiras como os clubes que mais jogaram após a retomada estão Bahia e Ceará, com 44 partidas cada um. E a "culpa" disso é da Copa do Nordeste, torneio regional realizado ao mesmo tempo que os Estaduais mas que, em um calendário normal, se encaixa bem. Mas como não estamos com um calendário normal, a pandemia fez o Bahia, por exemplo, jogar partidas em dias consecutivos — com jogadores diferentes, claro.

O Bahia também teve a Copa Sul-Americana, torneio no qual avançou até as quartas de final, e o Ceará a Copa do Brasil, onde parou também nas quartas.

Na disputa pelo título brasileiro, Flamengo e São Paulo fizeram, respectivamente, 42 e 41 partidas. O clube carioca em um maior espaço de tempo, já que o Estadual do Rio retornou antes que os demais, ainda em junho. Se contar desde o começo do Brasileiro, em agosto, o Flamengo realizou 36 partidas — o clube foi eliminado nas oitavas da Libertadores e nas quartas da Copa do Brasil.

Inter (42 jogos), Athletico (41) e Santos (40) são os outros times da elite do futebol brasileiro que jogaram 40 ou mais vezes nesses pouco mais de cinco meses após o futebol voltar ao Brasil em meio à pandemia de Covid-19.

VEJA QUANTOS JOGOS OS TIMES DA SÉRIE A DO BRASILEIRO FIZERAM APÓS RETOMADA DO FUTEBOL*

Grêmio - 46 (um jogo a cada 3,4 dias)
Palmeiras - 45 (3,5 dias)
Bahia - 44 (3,6 dias)
Ceará - 44 (3,8 dias)
Inter - 42 (3,8 dias)
Flamengo - 42 (3,9 dias a partir do início do Brasileiro)
São Paulo - 41 (3,8 dias)
Athletico - 41 (3,9 dias)
Santos - 40 (4 dias)
Fluminense - 38 (4,7 dias)
Botafogo - 37 (4,4 dias)
Fortaleza - 37 (4,5 dias)
Vasco - 35 (4,2 dias)
Corinthians - 35 (4,5 dias)
Bragantino - 34 (4,6 dias)
Coritiba - 33 (4,9 dias)
Sport - 33 (4,9 dias)
Atlético-GO - 32 (4,6 dias)
Atlético-MG - 32 (4,8 dias)
Goiás - 29 (5,1 dias)

*de junho (somente os cariocas) a dezembro