Topo

Marcel Rizzo

Breno Lopes fica fora da lista de inscritos do Palmeiras para o Mundial

O momento do gol de Breno Lopes, que deu o título da Libertadores para o Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
O momento do gol de Breno Lopes, que deu o título da Libertadores para o Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Colunista do UOL

01/02/2021 07h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa divulgou a lista dos jogadores inscritos no Mundial de Clubes, que começa nesta semana no Qatar. E a relação de 23 atletas do Palmeiras tem uma baixa importante: Breno Lopes, o herói do título da Libertadores, não está nela. Os clubes precisam inscrever 23 jogadores que de fato poderão entrar em campo na competição - essa relação foi enviada à Fifa antes da final da Libertadores. Breno, portanto, não poderá jogar o Mundial.

A questão de Breno Lopes é contratual, já que ele foi adquirido do Juventude no fim de novembro de 2020, fora do período elegível para participar do Mundial. O regulamento específico da competição da Fifa diz que um jogador contratado fora da janela internacional de transferências não pode ser inscrito — a brasileira terminou em 9 de novembro de 2020, duas semanas antes de Breno ser contratado.

É um regulamento diferente, por exemplo, da Libertadores, que não prevê essa data, por isso Breno pôde ser inscrito normalmente no torneio em que acabou por ser o herói da final. O Palmeiras consultou a Fifa no início de janeiro, antes ainda da semifinal do torneio continental, sobre a condição de Breno Lopes e a resposta chegou em 22 de janeiro, oito dias antes da final da Libertadores: o atacante não poderia ser inscrito.

A situação não é inédita: em 2017, o Grêmio não pôde inscrever Cícero e Cristian no Mundial de Clubes daquele ano nos Emirados Árabes porque os dois jogadores haviam sido contratados fora do período estipulado no regulamento, que para equipes brasileiras era o fim de julho. Cícero, como Breno Lopes, havia sido o autor do gol importante na final da Libertadores contra o Lanús.

Outros 12 jogadores são relacionados como reservas e viajarão ao Qatar, mas não será o caso e Breno. Pelo regulamento do Mundial, só poderá haver troca na lista dos 23 por um desses 12 em caso de lesão confirmada por laudo até 24 horas antes da estreia.

Gabriel Verón, atacante que machucado não esteve nem no banco de reservas na final da Libertadores, ocupa o lugar que poderia ser de Breno caso ele estivesse apto a ser inscrito. Verón está em fase final de recuperação e viajará a Doha. Caso o Palmeiras entenda que ele não estará apto para entrar em campo poderá haver a substituição até o dia 6.

O Palmeiras faz seu primeiro jogo no Mundial, já na semifinal, no próximo domingo (7), contra o vencedor de Tigres (México) e Ulsan Hyundai (Coreia do Sul). O jogo começará 15h (de Brasília). Se ganhar jogará a final no dia 11 de fevereiro contra Bayern de Munique (Alemanha) ou Al-Duhail (Qatar) e Al-Ahly (Egito). Caso perca a semifinal, disputará o terceiro lugar, também dia 11.

Os 23 inscritos do Palmeiras:

GOLEIROS
Weverton
Jailson
Vinicius

LATERAIS
Marcos Rocha
Viña
Mayke

ZAGUEIROS
Gustavo Gómez
Luan
Empereur
Kuscevic
Emerson Santos

MEIO DE CAMPO
Felipe Melo
Patrick de Paula
Gabriel Menino
Danilo
Lucas Lima
Zé Rafael
Raphael Veiga
Gustavo Scarpa

ATACANTES
Rony
Luiz Adriano
Willian
Gabriel Verón